Modelo recibo de pagamento: saiba como fazer

Por Redação Azulis

Você sabe como fazer um modelo para recibo de pagamento? Para diversos processos rápidos envolvendo compra e venda de uma empresa, ele é muito importante.

Modelo recibo de pagamento

Um modelo recibo de pagamento é uma ferramenta prática para gerenciar gastos e recebimentos dentro de um negócio de forma mais precisa e emergencial. Com ele, você garante que todas as transações sejam registradas e contabilizadas.

Além disso, evita-se que as mínimas ações envolvendo as finanças dentro da organização causem prejuízos futuros. No caso dos recibos de pagamento, também é preciso detalhar tudo de maneira correta.

Veja como fazer um modelo recibo de pagamento de forma prática. Acompanhe!

SAIBA+AZULIS: Como preencher e emitir corretamente o modelo RPA

Como fazer um modelo recibo de pagamento?

Em primeiro lugar, cabe destacar que recibos são uma das formas mais básicas para garantir que toda entrada e saída de dinheiro na empresa seja devidamente registrada, evitando problemas fiscais para a contabilidade.

Dito isso, veja como fazer um modelo bastante simples de recibo que contenha todo o necessário para suas declarações. Este formato é para ser usado principalmente em situações emergenciais, em que não haja como emitir uma Nota Fiscal..

Modelo Recibo

Siga os passos abaixo:

  • Título: é a identificação do documento. Nesse caso, “recibo de pagamento”.
  • Declaração do recebedor da nota: é um registro de punho escrito pelo recebedor da nota. Todos eles usam como base o seguinte formato:

“Eu, (nome da pessoa que receberá o pagamento), recebi de (nome da pessoa ou da empresa que fez o pagamento) a importância de (valor pago, sempre na forma de R$ xxx,xx), pelos serviços de (liste todos os serviços prestados ou a razão pela qual está sendo pago. Caso haja parcelamentos, você pode incluir os detalhes aqui).

Local, data

(Assinatura do recebedor)

(Nome do Recebedor)

Junto aos detalhes explicitados acima, você também pode incluir dados como profissão, estado civil, documento de identificação e CNPJ, inserindo-os logo após as informações de cada uma das partes.

SAIBA+AZULIS: Modelo de contrato social: o que você precisa saber para preencher o seu

Dicas para uma segunda via

Sendo o recibo de pagamento uma forma de comprovação fiscal, seja redigido a punho ou com um template a ser usado de maneira emergencial, não é incomum que esses documentos sejam perdidos em formato físico (papel).

Para evitar situações do tipo, existem algumas dicas importantes que podem ser seguidas para impedir problemas fiscais complicados posteriormente:

  • Tenha um backup: depois de o documento estar concluído, faça uma cópia autenticada e digitalize. Mantenha em um local igualmente seguro para ser usado em caso de perda do original.
  • Faça um canhoto: alguns estabelecimentos comerciais fazem um recibo à parte, para garantir uma cópia do recibo de pagamento. Para tanto, basta colocar um papel-carbono entre as duas folhas a serem preenchidas.

Atenção no preenchimento dos dados

É muito importante atentar-se aos detalhes preenchidos no modelo recibo de pagamento. Mesmo que não seja uma nota fiscal, é um documento no qual informações incorretas ou mal aplicadas podem anulá-lo, causando problemas contábeis percebidos apenas no longo prazo, quando a situação é mais difícil de resolver.

Antes de assinar o recibo, ambas as partes devem conferir se todos os detalhes estão corretos e bem escritos, evitando dores de cabeça futuras. Lembre-se que, em um ambiente de trabalho, tarefas do tipo podem levar muito mais tempo que o desejado para serem resolvidas, então leve cada detalhe em consideração.

Vale destacar que, embora importante para a contabilidade de qualquer empresa, fazer um modelo recibo de pagamento não substitui uma nota fiscal, usada para além da comprovação de venda, como documento para apuração de impostos.

Logo, se houver a opção de ter a nota fiscal em vez do recibo de pagamento, opte pela primeira. Os modelos recibos são importantes para garantir que todo o dinheiro da empresa tenha pontos de entrada e saída documentados, facilitando o trabalho da contabilidade.

O nosso artigo foi útil? Então acesse o site da Azulis e confira todos os conteúdos exclusivos que preparamos para você fazer seu negócio decolar.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!