O que é tendência para 2020? Veja as melhores oportunidades do ano

Por Redação Azulis

Entenda o que é tendência e quais são as principais para o ano de 2020 em vários nichos do mercado atual.

o que é tendência

O mercado costuma ser norteado por muitos conceitos e estratégias, entretanto, alguns empreendedores perguntam o que é tendência, uma vez que a palavra é bastante recorrente no universo dos negócios.

Para ajudá-lo a entender melhor esse conceito, vamos listar quais são as principais tendências de negócios para 2020. Confira a seguir!

Tendência de negócios 2020: em qual mercado apostar?

Ao seguir tendências de mercado, o empreendedor pode direcionar suas ações, minimizando os riscos e potencializando seus esforços em direção ao sucesso do empreendimento!

Microfranquias

A área de beleza desdobrou-se em segmentos específicos, como depilação, sobrancelhas, cílios, unhas, entre outras subdivisões. Já o setor alimentício tem se desdobrado em segmentos que envolvem alimentos mais saudáveis.

Delivery por aplicativo

Aplicativo já não é mais uma tendência, mas sim uma realidade que já está presente na maioria da vida das pessoas. Entre os diversos serviços oferecidos ao público, delivery de alimentos é o que mais cresce quando o assunto é app.

Alimentação saudável

Como os consumidores estão mais conscientes, eles buscam por opções diferenciadas para manter a qualidade de vida.

Portanto, para quem quer investir em negócios, a alimentação saudável pode ser uma ótima dica — alimentos orgânicos, sem glúten, sem lactose etc.

Academia

Como dissemos acima, as pessoas têm procurado manter hábitos de vida mais saudáveis. Em vista disso, academias de ginástica, principalmente as franquias, tendem a ser um bom investimento para 2020.

Além disso, todo o universo que envolve o tema também cabe aqui, como o segmento de roupas esportivas e suplementos vitamínicos voltados para o público fitness.

Clubes de assinatura

Um clube de assinaturas é algo vantajoso tanto para o empresário quanto para o cliente. O empreendedor fideliza clientes, gerencia melhor o estoque e reduz custos operacionais. Já o assinante ganha descontos, tem acesso a conteúdos exclusivos, entre outras comodidades.

Economia compartilhada

Por ser um modelo social e econômico baseado no compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais, a economia compartilhada é uma forte tendência para 2020. Por exemplo, o Waze — GPS que usa informações e alertas de tráfego em tempo real.

Mobilidade urbana

Diante de tantas mudanças sociais que estão acontecendo no mundo, o assunto sobre mobilidade urbana não poderia ficar de fora, uma vez que o aumento de habitantes nas grandes cidades é uma realidade.

Os aplicativos de carros ilustram bem essa tendência, tendo em vista que são funcionais e ajudam milhares de pessoas a se locomoverem sem precisarem bancar os próprios veículos.

Produtos eróticos

O mercado de produtos eróticos tende a ser outra tendência relevante para o mercado em 2020. Com a variedade de produtos e lançamentos curiosos, o setor tem se mantido bem aquecido nos últimos anos.

Mercado pet

O mercado pet é considerado bom investimento para quem deseja empreender a partir desse ano. Não somente os serviços oferecidos aos animais, mas a variedade de produtos disponíveis nesse segmento atrai donos de cães e gatos que não abrem mão de mimarem seus bichinhos.

Mercado imobiliário

Outro mercado que tem se mostrado bem aquecido é o imobiliário. Após alguns anos de instabilidade econômica que assolou o país, o setor voltou a crescer, não demonstrando sinais de enfraquecimento para os próximos meses.

Negócios sustentáveis

Sabendo que o ecomercado é a incorporação de maneira integrada de aspectos sociais, econômicos e ambientais, qualquer atividade nesse sentido é bem-vinda no cenário mundial nos dias de hoje. O tema sustentabilidade é recorrente na atualidade, e deve ter atenção dos empresários que desejam ter o próprio negócio.

Internet das coisas

O nome pode soar estranho, mas Internet das Coisas nada mais é do que um conceito tecnológico, no qual todos os objetos do dia a dia vão ser utilizados via on-line.

Por exemplo, automóveis conectados, serviços de saúde inteligentes, sensores para agricultura, entre outros tópicos. A dica é válida para as pessoas que são mais visionárias.

Por que empreender no Brasil em 2020?

Sem dúvidas que empreender, seja em qualquer parte do mundo, é um desafio para quem deseja se aventurar em algum negócio. Aqui no Brasil, a questão não é diferente!

Entretanto, os brasileiros não estão se sentindo ameaçados, mesmo diante dos altos e baixos que norteiam a economia do país, visto que cada vez mais apostam na ideia de ter um negócio próprio.

Tanto as políticas públicas de incentivo quanto as iniciativas de investidores demonstram o interesse de empreendedores dispostos a investir por aqui.

Ademais, existem instituições como o Sebrae, cujo objetivo é orientar e assessorar o empresário que deseja empreender no país, prestando suporte para iniciar no negócio, não importa o segmento.

Porém, é preciso estar atento às necessidades dos consumidores, que mudam com o passar dos anos, caso contrário, de nada vai adiantar ter boas ideias e querer abrir um negócio apenas para ganhar dinheiro. Desse modo, o empresário torna-se apto a gerir uma empresa, assim como ajuda a fortalecer a economia como um todo.

O importante é trabalhar com algo que você goste para poder levar adiante o sonho do próprio negócio sem desistir ao longo do caminho, seja por desmotivação pessoal ou porque o Brasil está passando por mais uma crise econômica.

 Além disso, é essencial que o futuro empreendedor se dedique aos estudos, a fim de ter conhecimento teórico e prático das ações que norteiam a abertura de uma empresa, tais quais gestão de estoque e pessoas, finanças, planejamento estratégico etc.

Também é importante saber manter uma poderosa rede de relacionamento para compartilhar ideias, aprender com os erros alheios e, o mais relevante, manter-se atento aos movimentos do mercado para tomar as decisões mais acertadas.

Ao longo do artigo, você descobriu o que é tendência e quais são suas previsões, não somente para 2020, mas para os próximos anos também. Desse modo, o empreendedor consegue se planejar melhor sem expor seu negócio às oscilações econômicas que costumam reger a economia do país e do mundo!

Conheça 4 modalidades de empréstimo e agilize a abertura do seu negócio!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!