4 negócios com pouco investimento para 2020

Por Redação Azulis

Em busca de negócios com pouco investimento para começar 2020 com força total? Veja ideias para abrir sua empresa.

Para equilibrar o orçamento doméstico e colocar as contas em dia, nada como uma boa ideia para empreender. A crise em 2019 afetou a todos, porém esses momentos turbulentos são também uma ótima oportunidade para investir, desde que você saiba aproveitar as ideias certas. Por isso, hoje vamos falar de 4 negócios com pouco investimento para investir em 2020!

Acompanhe o conteúdo que preparamos e entenda como com boas ideias a crise pode se transformar em oportunidade. A seguir você vai entender quais são os melhores tipos de negócios e ideias para se investir no momento!

Tipos de negócios para se abrir com pouco investimento

Dentre as inúmeras possibilidades que podem vir a mente quando pensamos em negócios com pouco investimento, alguns tipos apresentam vantagens cruciais para garantir o equilíbrio financeiro e, assim, a longevidade do negócio.

Para começar falaremos dos dois principais tipos: os negócios home office; e os que não exigem a contratação de funcionários. Continue a leitura e entenda as particularidades de cada um!

Negócios home office

A evolução tecnológica chegou ao ponto de que, para muitas atividades, não é mais necessário sair de casa para trabalhar. O termo home office, que em tradução livre significa “escritório em casa”, é cada vez mais utilizado e veio para ficar, tendo-se tornado uma prática comum em muitas empresas. 

A flexibilização de horários e de locais para se trabalhar tem um efeito positivo na produtividade dos trabalhadores. Além disso, a prática do home office gera economia para a empresa com encargos sociais e redução de desperdício de recursos, proporcionando, assim, produtos com preços mais competitivos e custos de produção reduzidos.

Negócios que não exigem contratação de funcionários

Outra alternativa é investir em um negócio que não dependa da contratação de funcionários para operar. Assim, você também economiza muito com encargos sociais e outras despesas que a contratação de funcionários exige de uma empresa. E não estamos falando apenas de microempreendimentos. Alguns negócios sem funcionários podem ser altamente lucrativos.

Com a comunicação e marketing pela internet é possível chegar de forma rápida até o seu público-alvo e começar a empreender sem ter de passar por muitas e exaustivas etapas. Nesse segmento encontramos diversos tipos de negócios, como serviços de investimento imobiliários, cursos online, venda de produtos de diversas naturezas, entre muitos outros.

4 ideias de negócios com pouco investimento para 2020

Agora que já apresentamos brevemente os dois principais tipos de negócios com pouco investimento que você pode abrir em 2020, vamos abordar algumas ideias que têm gerado um bom retorno para empreendedores!

Crie um blog

Devido às mudanças impostas à todos os nichos de mercado com o uso da internet, cada vez mais consumidores buscam informações online antes de fazer a decisão por comprar um produto ou serviço. Isso criou oportunidades para que pessoas que dominem um determinado assunto ou nicho de mercado, ganhem dinheiro escrevendo redações em blogs online. 

Criando um blog e conquistando leitores, você pode conseguir renda por meio dos anúncios pagos. Para isso, basta criar conteúdos interessantes que gerem tráfego no seu blog. Se você tem um bom domínio da escrita, ainda pode complementar a renda escrevendo artigos como redator freelancer e revisando textos.

Seja revendedor de cosméticos

O mercado de cosméticos e cuidados pessoais é um dos mais resistentes à crises econômicas, por isso, em 2020 esse segmento continuará sendo uma boa opção para quem quer empreender.

A grande vantagem de se trabalhar nessa área é a possibilidade de empreender sem contratar funcionários. De acordo com dados publicados pela Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2020 é esperado um crescimento de 14% para esse setor.

Dê aulas particulares

Se você tem um talento, ou habilidade em um tipo específico de trabalho, seja ele um tipo de artesanato, uma língua estrangeira, um instrumento musical ou até mesmo na culinária e gastronomia, você deve considerar a possibilidade de conseguir alunos para dar aulas particulares

Pessoas estão sempre a procura de atividades para desenvolver e aprimorar novas habilidades, ou simplesmente para exerce-las como atividade terapêutica. Outra vantagem em dar aulas particulares é a possibilidade de fazer isso via internet, usando programas como o Skype ou usando sua própria casa como local de trabalho.

Abra uma micro franquia

Outra possibilidade de se empreender, caso você tenha um montante um pouco maior para investir, é o mercado de micro franquias. Com diversas possibilidades de empresas já estruturadas e com planos de negócios definidos, uma micro franquia é algo relativamente fácil de se administrar. 

As micro franquias estão em alta no mercado, e existem opções de diferentes nichos de mercado, como cosméticos, alimentos, roupas e bebidas. Para começar a empreender, basta consultar as opções que mais estão em sintonia com as suas habilidades profissionais!

Planeje seu negócio mesmo com pouco investimento

Além de buscar encontrar qual é o seu perfil de empreendedor, algumas dicas são importantes para ter sucesso ao investir em um negócio novo. A principal delas visa garantir que o seu negócio não passe por dificuldades nos primeiros meses e acabe atrapalhando o futuro do empreendimento, ela trata da necessidade de se dedicar à criação de um estudo e um plano de negócio.

O plano de negócios consiste, basicamente, em um documento que descreve os objetivos e passos a serem dados para alcançá-los. Ele também pode descrever erros a serem evitados e práticas a serem adotadas para garantir que o negócio siga e cresça no andamento que se espera. 

Algumas das etapas mais importantes de se definir na elaboração de um plano de negócios são: 

  • Análise de mercado – onde se busca conhecer o mercado, concorrentes, fornecedores e público alvo;
  • Análise de custo benefício – onde deve-se buscar definir o posicionamento dos produtos que serão oferecidos, bem como seu preço contemplando a qualidade e o custo benefício oferecidos;
  • Análise operacional e financeira – onde são feitos o planejamento orçamentário e estimativas de capacidade produtiva e número esperado de clientes, para, assim, definir os custos e despesas de operação e manter um orçamento controlado.

Agora ficou mais fácil encontrar alternativas de negócios com pouco investimento para empreender em 2020, não é mesmo? Para ficar por dentro de mais novidades importantes e ter acesso ao melhor conteúdo do mercado empreendedor em 2020, assine agora mesmo nossa newsletter e receba primeiro as dicas mais importantes!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!