Onboarding: veja o que é e como fazer
Descubra o que é onboarding e como ele pode trazer diversos benefícios para sua empresa e para novos colaboradores.
O onboarding é um processo útil e eficaz para integrar os colaboradores que acabaram de ser admitidos dentro de uma organização. Essa etapa pode ajudar bastante na hora de apresentar processos, missão, visão, valores e cultura da empresa.
Confira tudo sobre o onboarding, e como ele pode ser eficaz em seu negócio.
O que é onboarding?
Para você entender melhor o que é o onboarding, primeiro deve entender sua tradução, já que se trata de uma palavra da língua inglesa.
Ao pé da letra, o termo é traduzido como “embarcando”, mas a expressão é um pouco mais abrangente.
O onboarding é a integração de novos colaboradores à empresa. Ele é responsável por apresentar toda a cultura organizacional, processos e ambientes internos aos novos funcionários.
Esse processo é realizado pelo setor de RH e pode gerar diversos benefícios, como redução de custos e diminuição na rotatividade de funcionários.
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Quais são os benefícios?
Para saber mais sobre o onboarding e os motivos para implementá-lo em sua empresa, é preciso entender os principais benefícios do processo
Motivação e integração
ntegração e motivação são alguns benefícios do onboarding. Quando um novo colaborador entra para o time, é importante promover algumas estratégias de integração para alinhamento e aproximação dos demais colaboradores.
Ao entender como a empresa funciona e eliminar a tensão que o colaborador sente ao entrar para um time novo, a motivação também aumenta. E um funcionário r motivado é essencial para a empresa.
Aumento na produtividade
Motivado e integrado ao time, o funcionário tende a ser mais produtivo.
Com motivação e alto rendimento, os objetivos da empresa são alcançados de forma mais rápida e com mais qualidade
Redução da rotatividade
Outro benefício do onboarding é a redução da rotatividade de funcionários.
Ao ser implementado de forma correta, o processo pode também reduzir a evasão de colaboradores já que a empresa deixa bem claro ao novo contratado o que ele encontrará em seu dia a dia.
Essa métrica é muito importante para o setor de RH, pois a rotatividade alta é um dos grandes problemas para empresas de diversos setores.
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Retenção de talentos
Com novos colaboradores integrados e motivados,a retenção de talentos também integra a lista de benefícios do onboarding.
Como o funcionário r está bem alinhado aos processos, e ao que a empresa tem a oferecer, é provável que ele pense muito antes de buscar novas oportunidades e, principalmente, de aceitar propostas de outras companhias
Isso é um dos benefícios mais importantes nos dias atuais, e é o que muitas empresas não conseguem conquistar.
Qual a função do RH?
Toda a implementação do onboarding dentro de uma empresa fica na mão do RH, uma vez que o setor é especialista em recrutar os profissionais e conhece todas áreas da companhia.
Mas isso não significa que uma empresa pequena não possa realizar o processo. Basta entender como ele funciona, e acompanhar o próximo tópico de como implementá-lo.
Como implementar o onboarding em sua empresa?
Agora que você já sabe os benefícios do onboarding, chegou a hora de conhecer a melhor forma de implementá-lo na empresa. Para essa etapa, não existe uma receita, pois tudo vai depender do tamanho da empresa o. Mas algumas etapas são fundamentais, e não podem faltar..
Fale sobre a empresa
O primeiro passo para integrar o novo colaborador é contar toda a história da empresa. Falar como ela surgiu, quem foram os criadores, quais eram os seus sonhos, e quais foram as etapas para ela chegar onde está.
Isso é muito importante para o colaborador entender como a empresa pensa quais são seus propósitos e também dos fundadores.
Essa etapa é responsável para motivar ainda mais o recém chegado, pois ele pode ter os mesmos sonhos e propósitos de vida dos fundadores.
Explique o propósito do negócio
Após apresentar toda a história da empresa ao colaborador, chegou a hora de passar quais são os propósitos do negócio.
Essa etapa pode estar junto com a primeira, já que contar a história da empresa,também é falar sobre seus fundamentos, missão, visão, valores e scultura organizacional.
Apresente o novo colaborador ao time
Depois que o novo colaborador conheceu a história e o propósito principal do negócio, ele precisa conhecer o time.
Nessa etapa, é importante que ele se apresente a todos que fazem parte da equipe e, principalmente, ao seu novo gestor. Caso o novo colaborador seja o próprio gestor, é essencial que ele conheça cada um dos integrantes do seu novo time.
Se possível, é fundamental apresentar o novo colaborador aos gestores de outros times e líderes de áreas estratégicas. A integração passa mais confiança ao funcionário e faz com que ele se sinta mais à vontade na empresa.
Deixe claro o seu papel na empresa
É muito importante deixar claro ao novo colaborador as suas funções e o seu papel principal dentro da organização.
Essa tarefa pode ser feita pelo próprio gestor, caso o RH esteja realizando o onboarding.
Mostre as instalações e equipamentos
Chegou a hora de apresentar as instalações e os equipamentos de trabalho do novo colaborador
Isso faz com que o funcionário seja ambientado ao novo espaço de trabalho e comece a sentir que já faz parte da empresa.
Fale sobre as regras
Por último, explique o que pode e o que não pode ser feito dentro da empresa. É importante que essas regras também sejam enviadas por e-mail, com o detalhamento de cada ponto.
Dicas extras
Existem algumas estratégias que podem ser aplicadas, como reuniões com a empresa toda, viagens e festas. Mas isso vai depender do tamanho da companhia e da disponibilidade de gestores e diretores. Então, faça o básico,e, caso seja possível, inove ao implementar o onboarding.
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