Onboarding: veja o que é e como fazer

Por Redação Azulis

Descubra o que é onboarding e como ele pode trazer diversos benefícios para sua empresa e para novos colaboradores.

Onboarding

O onboarding é um processo útil e eficaz para integrar os colaboradores que acabaram de ser admitidos dentro de uma organização. Essa etapa pode ajudar bastante na hora de apresentar processos, missão, visão, valores e cultura da empresa.

Confira tudo sobre o onboarding, e como ele pode ser eficaz em  seu negócio.

O que é onboarding?

Para você entender melhor o que é o onboarding, primeiro deve entender sua tradução, já que se trata de uma palavra da língua inglesa.

Ao pé da letra, o termo é traduzido como “embarcando”, mas a expressão é um pouco mais abrangente.

O onboarding é a integração de novos colaboradores à empresa. Ele é responsável por apresentar toda a cultura organizacional, processos e ambientes internos aos novos funcionários.

Esse processo é realizado pelo setor de RH e pode gerar diversos benefícios, como redução de custos e diminuição na rotatividade de funcionários.

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Quais são os benefícios?

Para saber mais sobre o onboarding e os motivos para implementá-lo em sua empresa, é preciso entender os principais benefícios do processo

Motivação e integração

ntegração e motivação são alguns benefícios do onboarding. Quando um novo colaborador entra para o time, é  importante promover algumas estratégias de integração para  alinhamento e aproximação dos demais colaboradores.

Ao entender como a empresa funciona e eliminar a  tensão que o colaborador sente ao entrar para um time novo, a motivação também aumenta. E um funcionário r motivado é essencial para a empresa.

Aumento na produtividade

Motivado e integrado ao time, o funcionário tende a ser mais produtivo.

Com motivação e alto rendimento, os objetivos da empresa são  alcançados de forma mais rápida e com mais qualidade

Redução da rotatividade

Outro benefício  do onboarding é a redução da rotatividade de funcionários.

Ao ser implementado de forma correta, o processo pode também reduzir a evasão de colaboradores já que a empresa deixa bem claro ao novo contratado o que ele encontrará em  seu dia a dia.

Essa métrica é muito importante para o setor de RH, pois a rotatividade alta é um dos grandes problemas para empresas de diversos setores.

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Retenção de talentos

Com novos colaboradores integrados e motivados,a retenção de talentos também integra a lista de benefícios do onboarding.

Como o funcionário r está bem alinhado aos processos, e ao que a empresa tem a oferecer, é provável que ele pense muito antes de buscar novas oportunidades e, principalmente, de  aceitar propostas de outras companhias

Isso é um dos benefícios mais importantes nos dias atuais, e é o que muitas empresas não conseguem conquistar.

Qual a função do RH?

Toda a implementação do onboarding dentro de uma empresa fica na mão do RH, uma vez que o setor é especialista em recrutar os profissionais e conhece todas áreas da companhia.

Mas isso não significa que uma empresa pequena não possa realizar o processo. Basta entender como ele funciona, e acompanhar o próximo tópico de como implementá-lo.

Como implementar o onboarding em sua empresa?

Agora que você já sabe os benefícios do onboarding, chegou a hora de conhecer a melhor forma de implementá-lo na empresa. Para essa etapa, não existe uma receita, pois tudo vai depender do tamanho da empresa o. Mas algumas etapas são fundamentais, e não podem faltar..

Fale sobre a empresa

O primeiro passo para integrar o novo colaborador  é contar toda a história da empresa. Falar como ela surgiu, quem foram os criadores, quais eram os seus sonhos, e quais foram as etapas para ela chegar onde está.

Isso é muito importante para o colaborador entender como a empresa pensa quais são seus propósitos e também dos fundadores.

Essa etapa é responsável para motivar ainda mais o recém chegado, pois ele pode ter os mesmos sonhos e propósitos de vida dos fundadores.

Explique o propósito do negócio

Após apresentar toda a história da empresa ao colaborador, chegou a hora de passar quais são os propósitos do negócio.

Essa etapa pode estar junto com a primeira, já que contar a história  da empresa,também é falar sobre seus fundamentos, missão, visão, valores e scultura organizacional.

Apresente o novo colaborador ao time

Depois que o novo colaborador conheceu a história e o propósito principal do negócio, ele precisa conhecer o  time.

Nessa etapa, é importante que ele se apresente a todos que fazem parte da equipe e, principalmente,  ao seu novo gestor. Caso o novo colaborador seja o próprio gestor, é essencial que ele conheça cada um dos integrantes do seu novo time.

Se possível, é fundamental apresentar  o novo colaborador aos gestores de outros times  e líderes de áreas  estratégicas. A integração passa mais confiança ao funcionário e faz com que ele se sinta mais à vontade na empresa. 

Deixe claro o seu papel na empresa

É muito importante deixar claro  ao novo colaborador  as suas funções e o seu papel principal dentro da organização.

Essa tarefa  pode ser feita pelo próprio gestor, caso o RH esteja realizando o onboarding.

Mostre as instalações e equipamentos

Chegou a hora de apresentar as instalações e os equipamentos de trabalho do novo colaborador

Isso faz com que o funcionário  seja  ambientado ao novo espaço de trabalho  e comece a sentir que já faz parte da empresa.

Fale sobre as regras

Por último, explique  o que pode e o que não pode ser feito dentro da empresa. É importante que essas regras também sejam enviadas por e-mail, com o detalhamento de cada ponto.

Dicas extras

Existem algumas estratégias que podem ser aplicadas, como reuniões com a empresa toda, viagens e festas. Mas isso vai depender do tamanho da companhia  e da disponibilidade de gestores e diretores. Então, faça o básico,e, caso seja possível, inove ao implementar o onboarding.

Quer saber mais sobre estratégias de RH e processos que ajudam a sua empresa a crescer cada vez mais? Visite o site da Azulis e veja todo o conteúdo que temos sobre o assunto.

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