Ficha de avaliação de desempenho de funcionário: veja modelo

Por Redação Azulis

Uma ficha de avaliação de desempenho de funcionário é um instrumento de avaliação de times de trabalho. Confira modelo e como usar.

Ficha-de-avaliação-de-desempenho-de-funcionário

A ficha de avaliação de desempenho de funcionário é uma excelente ferramenta de gestão, pois ajuda a mensurar a performance individual dos colaboradores.

Com os parâmetros e critérios bem estabelecidos, é possível acompanhar de perto o desenvolvimento do profissional e, assim, realizar feedbacks mais eficientes.

Para saber mais sobre esse importante indicador, continue na leitura deste artigo e confira um modelo de aplicação do formulário.

Quer gerenciar o seu negócio de forma PRÁTICA?

Então confira as melhores ferramentas para gestão! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Ficha de avaliação de desempenho de funcionário: o que é?

A ficha de avaliação de desempenho de funcionário é um dos tantos indicadores disponíveis para medir a performance da equipe de trabalho.

Normalmente, esse formulário é aplicado pelas lideranças na forma de questionário e traz diversas perguntas a respeito de metas, motivação, resultados, produção, entre outros temas.

Para que serve uma ficha de avaliação de desempenho?

A ficha de avaliação de desempenho de funcionário funciona como um documento, registrando o desenvolvimento do colaborador em determinado período.

Esse formulário é uma ótima ferramenta para acompanhar a evolução do profissional, verificando se ele está bem ambientado à função, se precisa aprimorar alguma habilidade, se existe algum fator interno ou externo que esteja prejudicando a sua performance e assim por diante.

Ou seja, a ficha de avaliação de desempenho de funcionário nada mais é do que um instrumento de controle, que ajuda a analisar o andamento da produção, o nível de comprometimento, o clima organizacional e, por que não, o bem-estar do colaborador.

SAIBA+AZULIS: Como fazer folha de pagamento? Passo a passo simples

Quando avaliar o desempenho de funcionários?

Muita gente se pergunta se existe o momento certo para avaliar o desempenho de funcionários, mas a resposta não é definitiva.

Há diferentes situações em que essa medição de performance é necessária, como após uma recente contratação, após uma realocação de função ou ao término de uma atividade especial.

Mas, mais do que isso, a análise precisa ser periódica. O ideal é que líderes e gestores definam um calendário para a aplicação desses formulários. Ele pode ser trimestral, semestral ou conforme a direção julgar necessário.

Não é recomendado, no entanto, espaçar muito as avaliações para que informações importantes não se percam pelo caminho. A prática anual, por exemplo, distancia muito o profissional de alguns resultados, dificultando uma análise mais precisa e feedbacks mais acertados.

Afinal, como o colaborador vai conseguir relembrar com clareza seu desempenho e situações cotidianas de sete, oito meses atrás?

Como fazer uma ficha de avaliação de desempenho?

Para que situações como a que destacamos o tópico anterior não ocorram, separamos algumas dicas que podem ajudar você a implementar fichas de avaliação de desempenho em sua empresa com mais eficiência. Confira!

Defina um planejamento

As avaliações de desempenho devem fazer parte do planejamento estratégico de uma empresa. Elas não podem ser definidas por acaso e sem qualquer critério.

Como visto, é necessário estabelecer uma periodicidade de aplicação, um calendário com uma ordem dos setores que vão responder ao formulário, os indicadores utilizados e outros pontos importantes do processo.

Lembre-se de que a ferramenta só será útil se usada corretamente. Ou seja, se os problemas forem constatados e as soluções implementadas.

Escolha perguntas personalizadas

Existem diversos modelos de ficha de avaliação de desempenho genéricas disponíveis pela internet – inclusive, ao final do artigo vamos indicar um – mas eles devem servir apenas de inspiração, e não como algo a ser copiado literalmente.

Até porque, cada empresa tem os seus próprios problemas a serem tratados, o que exige perguntas personalizadas para resolver situações reais.

Tenha timing na aplicação de feedbacks

Uma avaliação de desempenho precisa ser acompanhada de feedbacks construtivos, que ajudem a orientar o profissional a seguir o caminho certo dentro da empresa.

Nesse sentido, o timing é essencial. Qualquer crítica, incentivo ou sugestão deve ser passado logo após o ocorrido para que não se perca no tempo.

Por isso, inclusive, que a periodicidade é tão importante e os questionamentos devem ser revisados frequentemente. Um problema que era grave há um mês pode estar resolvido, da mesma forma que uma dificuldade inexistente na última verificação pode ter se transformado em uma prioridade.

SAIBA+AZULIS: 5 dicas para escolher bem seus funcionários

Quer gerenciar o seu negócio de forma PRÁTICA?

Então confira as melhores ferramentas para gestão! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Modelo de ficha de avaliação de desempenho de funcionário

Um modelo básico de ficha de avaliação de desempenho de funcionário deve conter alguns itens fundamentais, conforme indicamos abaixo. Como lembramos antes, faça deste modelo o seu ponto de partida para construir uma proposta personalizada.

Dados de identificação

Aqui, entram informações como nome completo do colaborador, seu cargo, sua área de atuação, o seu tempo de casa, além de outros dados como data e período de aplicação do formulário.

Indicadores

São os parâmetros que você pretende obter com a ficha. Exemplos comuns de indicadores são: produtividade, assiduidade, motivação, comprometimento, engajamento, foco e flexibilidade e adaptabilidade.

Perguntas

Os questionamentos serão elaborados com base nos indicadores. Sempre lembrando que eles devem atender a situações reais enfrentadas pela empresa. Essas perguntas podem ser abertas (sem alternativas para assinalar), de simples ou múltipla escolha.

Alternativas

A grande maioria dos questionamentos presentes nas fichas de avaliação de desempenho vêm com alternativas, pois fica mais fácil mensurar os resultados dessa forma. Normalmente, essas respostas representam uma escala, que vai da máxima satisfação à completa insatisfação.

Esse modelo de ficha de avaliação de desempenho de funcionário pode ser muito útil para inspirar a sua gestão de pessoas.

Mas se você está em busca das melhores soluções para o seu negócio, precisa conhecer a Azulis. Acesse o nosso portal e fique por dentro do que há de mais moderno no mundo do empreendedorismo.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!