Organograma: um aliado na organização do seu negócio

Por Redação Azulis

Já pensou em otimizar a estruturação do seu time para que o dia a dia da empresa funcione melhor? O organograma é uma maneira objetiva e visual de se organizar.

Organograma

O distanciamento social exigido pela pandemia do COVID-19 fez muitos negócios repensarem a maneira como trabalham. Para que a rotina remota siga um fluxo saudável é muito importante que a organização seja seguida à risca, certo? Mas você já conhece o organograma?

Dentre muitos métodos, o bom e velho organograma é uma maneira prática e visual para estruturação a distribuição dos funcionários, assim como as suas competências e contatos.

Se você quer se aprofundar nesse assunto, leia o artigo abaixo e aprenda tudo sobre o organograma!

O que é organograma?

Um organograma nada mais é do que uma representação gráfica que serve para demonstrar a estrutura organizacional de um grupo. Pode ser relativo a uma empresa, a um conselho de pessoas, entre outros.

A primeira versão de um organograma surgiu em 1856, feito pelo administrador ferroviário escocês Daniel McCallum. Ele tinha o objetivo de expor como estavam distribuídos os setores dentro de uma ferrovia e os profissionais que os compunham. Parece que deu certo!

Quais são suas características?

Como vimos, o organograma representa graficamente uma estrutura hierárquica. Esta estrutura configura cargos e suas relações entre funções, além de autoridade e subordinação.

Como o seu intuito é tornar tudo mais visual, é também imprescindível que um bom organograma seja claro e passível de modificações rápidas. Assim, evita-se confusões nas demandas.

Por que fazer um organograma para o seu negócio?

Imagine uma empresa. É comum que os colaboradores possuam diferentes funções, mas não necessariamente tenham contato no dia a dia.

Apesar de fazerem parte da mesma corporação, pode ser confuso saber a quem acessar para resolver um certo tipo de problema. São em casos assim que um organograma se torna extremamente útil.

Esta representação visual também pode ajudar novos funcionários a se adequarem mais rapidamente, além de orientar pessoas de fora.

Quais são os tipos de organograma?

Existem diferentes modelos de organograma que foram pensados e adaptados ao longo dos anos para atender as mais diversas necessidades.

Trazemos abaixo alguns deles para que você possa conhecê-los melhor:

Vertical

Também conhecido como modelo clássico. Ele utiliza retângulos e está posicionado na vertical. Entre as informações apresentadas, você pode encontrar as ligações hierárquicas, o fluxo entre cargos e funções ou a estrutura de atividades setorizadas.

Informativo

Se você precisa que todos tenham acesso a informações detalhadas, aposte neste modelo. Ele reúne e explora cada unidade da empresa de forma minuciosa.

Circular

Este padrão também pode ser chamado de radial ou solar, e é indicado para estruturas mais modernas, heterodoxas ou muito grandes, como um grande grupo ou uma multinacional. Neste modelo, os principais responsáveis pela liderança ou pelas demandas ficam ao centro.

Setorial

Feito com círculos concêntricos que representam diversos níveis de hierarquia partindo de um círculo central.

Como criar um organograma?

Agora que você já conhece a utilidade e alguns modelos de organograma, que tal pôr a mão na massa?

Listamos algumas ferramentas gratuitas para que seja simples e rápido organizar a sua empresa:

  • Lucidchart: trata-se de um editor online. Para usá-lo, basta entrar aqui e fazer um cadastro de e-mail. Simples assim! A interface é intuitiva e até quem não tem intimidade com os modelos de organização vai conseguir criar o seu sem problemas.
  • Canva: este é um site coringa para criação de produtos visuais. Além do organograma, é possível criar layouts, cartões, panfletos e muito mais. A plataforma tem diversas opções prontas, tanto gratuitas como pagas, mas ainda assim com valores acessíveis.
  • Word: esta é uma ferramenta que usamos desde que iniciamos nossa vida digital, mas sempre nos surpreende com algumas utilidades que às vezes passam despercebidas. Procure pela função SmarArt e ali estarão alguns layouts já prontos onde você facilmente conseguirá personalizar seu organograma.

Agora que você já sabe o que é um organograma, que tal continuar sua leitura no site da Azulis para conhecer outras dicas para seu negócio? Temos conteúdos exclusivos que podem auxiliá-lo desde a organização da sua empresa até a melhoria na gestão, entre outros assuntos.