Cultura organizacional: a alma da sua empresa

Por Redação Azulis

Uma cultura organizacional bem pensada vai além da absorção de valores e compreende a empresa como uma complexa e fascinante mistura de pessoas e negócios.

Uma empresa, seja ela pequena ou grande, tem valores, objetivos e identificações muito particulares. Este conjunto complexo se transforma em uma identidade única que é sentida e transmitida por cada colaborador, fazendo da cultura organizacional um símbolo potente frente aos consumidores e ao mercado.

Ter uma cultura organizacional robusta pode ajudar na consolidação do negócio e no fortalecimento da sua imagem pública, até mesmo no bem-estar do quadro de funcionários que se sente parte integrante de algo maior e bem visto. Se você se interessa pelo assunto e quer saber mais detalhes, leia nosso artigo abaixo.

O que é cultura organizacional?

Entendemos por cultura organizacional a união de crenças, valores, costumes e comportamentos divididos em uma empresa. Podemos dizer que essas são as diretrizes de um negócio.

A cultura organizacional serve como pilar para uma empresa, interna e externamente, para gerar um clima positivo em torno da marca e dos serviços que oferece mas, principalmente, para proporcionar um ambiente próspero para sua rede de colaboradores.

Afinal, é essencial entender como atrair e reter os talentos para que, assim, seja criado um espírito colaborativo potente. Para muitos funcionários, mais importante do que o retorno financeiro é poder fazer parte de um ambiente agradável, estimulante e que tenha um propósito público com a excelência.

Prova disso são as vagas disputadas nas empresas de tecnologias baseadas no Vale do Silício, por exemplo. Além de terem papéis muito bem definidos frente ao público, funcionam com uma cultura organizacional forte. São desejadas por seus clientes e empregados.

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Como definir uma cultura para sua empresa?

Não importa se você já tem um negócio rodando com alguns funcionários ou se ainda aspira empreender; estabelecer uma cultura organizacional para a sua empresa é apostar na qualidade que sua marca levará ao longo dos anos.

Existem algumas características básicas que servem de norte para que seja possível começar a construir a sua própria ou até melhorar a que já está aí. Confira!

Sem medo de inovar e criar

Especialistas dizem que esses são os pontos principais para começar a traçar uma nova cultura organizacional. Os seus funcionários são estimulados a buscar o novo, a assumir riscos? Para se estar alinhado ao tempo presente é preciso tentar saídas inéditas, fugir de burocracias e exercer a criatividade.

Resultados

Negócio algum vive “só de vento”. É necessário performar bem para buscar resultados interessantes todo o tempo. Ter isso bem definido dentro de uma empresa vai mostrar para os colaboradores onde fica o horizonte a ser mirado.

Guiando o time

Uma cultura organizacional forte precisa de líderes firmes. Desde a contratação, é importante que o colaborador sinta que terá profissionais o guiando e que o farão se inteirar completamente sobre o negócio.

Com isso vem o sentimento de pertencimento, tão necessário aos seres humanos e nos ambientes corporativos. Esse tipo de suporte resulta em pessoas empenhadas e felizes com o que estão buscando.

De olho nas equipes

Não estamos falando em vigiar, mas sim de estreitar laços entre os colegas para que a colaboração e a gentileza sejam praxe no dia a dia.

Para refinar o convívio em uma equipe e melhorar o clima organizacional, várias estratégias podem ser empregadas, como por exemplo dinâmicas de grupo, benefícios por performance e incentivo à qualificação constante.

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Qual o impacto no dia a dia da empresa?

A cultura organizacional positiva torna tudo mais claro. Seus objetivos como fornecedor de um produto ou serviço são de conhecimento público. Os consumidores que optam pela empresa X em vez de Y compram também a ideia, o modo como foi feito o serviço.

Em uma época em que o consumo é entendido como um ato político, sai ganhando aquele empresário que investe não só algo físico, mas nos ideais que sustentam seu produto. São esses valores intangíveis de uma empresa que fazem a diferença e abrem caminhos à frente da concorrência. 

Como contratar baseado na sua cultura organizacional?

Pense em um mundo perfeito: quais são os tipos de pessoas que conversam com os seus propósitos?

Para uma empresa de produtos veganos, por exemplo, pode ser interessante que o seu time seja composto por pessoas realmente adeptas desta escolha de vida. Afinal, terão um maior refinamento com os objetivos do negócio.

Este é um exercício interessante de se fazer como empreendedor. Coloque no papel qual é a alma da sua ideia e o que é inegociável para alguém fazer parte do time.

Cases de sucesso: quem performa bem na sua cultura organizacional?

É sempre interessante conhecer empresas que tenham uma cultura organizacional sólida e que sejam exemplos de sucesso. Saber um pouco sobre elas pode inspirar na construção da cultura da sua empresa.

Natura

A Natura é uma empresa antiga e bem estabelecida. Nascida no Brasil, hoje está espalhando seus cosméticos pelo mundo, mas não para por aí. Suas vagas são sempre muito disputadas, já que a cultura organizacional positiva da corporação é muito famosa.

Seu lema “bem estar bem” está nos produtos e também dentro dos seus valores. A Natura é uma pioneira em inovar com embalagens menos poluentes ou recicladas, incentivando a aquisição do refil de seus produtos, além de usar matérias-primas nativas brasileiras.

Isso assina não só o seu compromisso ambiental, mas também a personalidade da marca em sua perfumaria.

Google

Uma das gigantes da tecnologia. Sua marca é famosa no mundo todo porque inovação é seu sobrenome. A Google está sempre apresentando novos produtos altamente úteis para nossas vidas.

Tanta exigência pode gerar pressão aos funcionários, por isso a empresa californiana promove benefícios muito interessantes como o incentivo a um crescimento lado a lado com a corporação.

Magazine Luiza

Um outro exemplo brasileiro de cultura organizacional positiva e potente. A Magazine Luiza já foi até tema de um artigo publicado na revista da Harvard Business School falando de sua trajetória.

A empresa de Luiza Trajano começou como um negócio familiar. Com o tempo ela entendeu que, para prosperar, precisava adotar um modelo horizontal de gestão, e assim o fez.

Além da cultura organizacional, você pode se interessar em saber como desenvolver outros bons hábitos para o seu negócio. Para isso, acompanhe nosso artigo sobre o tema. Continue também no site da Azulis para mais conteúdos de interesse.

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