Por que os brasileiros empreendem? Veja o principal motivo

Por Redação Azulis

A Azulis realizou uma pesquisa online durante os meses de dezembro e janeiro com mais de 4 mil empreendedores. Veja os principais achados

porque-brasileiros-empreendem

Largar um emprego CLT para assumir os riscos de ter o próprio negócio envolve muita coragem, garra e determinação. E, para criar o próprio CNPJ, é preciso ter um motivo forte que justifique esse “salto no escuro”. A última pesquisa da Azulis, realizada com mais de 4 mil empreendedores (a maioria MEI), revelou exatamente quais são os principais motivos que levam os brasileiros a criarem a própria empresa.

Quer saber quais são? Veja a seguir:

1 – Realizar um sonho – 66,3%

2 – Ganhar mais dinheiro – 22,6%

3 – Fazer algo que possa mudar o mundo – 16,5%

4- Trabalhar da forma que acho correta – 15,9%

5- Pagar contas – 7,6%

O levantamento também mostrou quem são as maiores inspirações dos empreendedores. O primeiro lugar, escolhido por 29,6% dos participantes, ficou com Rick Prospera, carioca que era vendedor de água e hoje é palestrante em Harvard. Para conhecer mais sobre a história de sucesso desse empreendedor, confira a entrevista que a Azulis preparou com ele.

SAIBA+AZULIS: 7 hábitos de Rick Prospera: de vendedor de água a palestrante em Harvard

A dona do Grupo Magazine Luiza, Luiza Trajano, também é uma das grandes inspirações para os empreendedores, sendo escolhida por 29,4% dos participantes. Nascida no interior de São Paulo, a empresária conseguiu transformar uma loja local em um dos maiores casos de sucesso no varejo do mundo.

SAIBA+AZULIS: 7 dicas de empreendedorismo de Luiza Trajano, do Magazine Luiza

Entre os participantes da pesquisa, 43% possui CNPJ há menos de um ano, 16% contam com a formalização há três anos, 3% têm o registro há um período entre três e cinco anos e 9% há cinco anos ou mais. O índice de empreendedores que não possuem o cadastro é de 29%.

“Muitos dos empreendedores começam suas atividades como autônomos e, com o tempo, notam a necessidade de regularizar sua situação para continuar a trajetória de crescimento do negócio. Isso permite, por exemplo, fornecer produtos e serviços a outras empresas. Podemos perceber, ainda, que parte dos respondentes já se considera MEI sem possuir a formalização de fato”, comenta Bruno Dilda, diretor de negócios da Azulis.

Se você é um autônomo que quer formalizar o negócio ou um empreendedor que quer alavancar a empresa, a Azulis é o lugar certo para você. Com conteúdo atualizado, a Azulis te ajuda a entender todas as burocracias de ter uma pequena empresa. Com a gente, a sua vida de empreendedor vai ser muito mais fácil. Para acessar nossos artigos sempre em primeira mão, se inscreva na nossa newsletter.

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!