Proposta de valor: o que é e como criar uma

Por Redação Azulis

proposta de valor

Você já parou para pensar o que faz você gostar mais de um produto do que de outro?  Frequentar uma mesma loja? Comer mais vezes em um determinado restaurante? Ou às vezes até pagar mais caro só porque você prefere aquela marca? Existem diversas respostas para essas perguntas, porém, todas estão conectadas a um único conceito: a proposta de valor.

A proposta de valor é essencial para qualquer empreendimento e deve ser uma das principais prioridades para qualquer empresário. Quer descobrir por qual motivo? Acompanhe este artigo e saiba o que é proposta de valor, como criá-la e o que não pode faltar na hora de construir a sua. Confira!

O que é proposta de valor?

Proposta de valor é um conceito de marketing que aborda o quanto um produto é importante para os clientes e por qual motivo um consumidor decide optar por uma determinada empresa. A elaboração dessa proposta de valor é extremamente importante para a estratégia de planejamento, por isso, é um grande erro começar um novo negócio sem ter esse conceito bem executado.

Por mais qualificado que um produto ou serviço seja, a decisão do consumidor vai depender de mais atributos. É necessário levar em consideração também a percepção de valor que o consumidor tem da sua marca e do que está sendo oferecido.

Criar uma proposta de valor sólida tem como objetivo explicar quais são as características do produto ou serviço que sua empresa oferece e ressaltar quais são seus diferenciais. Desta forma, o consumidor conseguirá notar que aquilo que a empresa oferece é ideal para suprir as suas necessidades.

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Como criar uma proposta de valor?

Existem diferentes maneiras de criar uma proposta de valor, no entanto, a fórmula mais comum contém:

  • Título: tem como objetivo definir as vantagens que a sua empresa oferece em uma frase curta;
  • Subtítulo: em duas ou três linhas, explicar o que é, quais são os benefícios e para quem o seu produto ou serviço é destinado;
  • Bullet points: uma breve lista contendo as principais vantagens e benefícios que a empresa oferece.
  • Recursos visuais: utilização de imagens que reforcem a mensagem principal da sua empresa.

Se tiver dúvidas, algumas perguntas podem facilitar a criação da sua proposta de valor, como por exemplo: que produto ou serviço a sua empresa vende? Qual é o principal benefício que a sua empresa oferece? Quem é o seu público-alvo? O que torna o seu serviço ou produto diferente dos demais?

Saiba com clareza qual é o perfil do seu público-alvo, afinal, é fundamental identificar quais são as demandas e como sua empresa poderá atendê-las, além de elaborar a comunicação correta para conseguir dialogar com eles. Outra dica é conhecer bem quais são os seus concorrentes para entender quais são os seus diferenciais.

O que não pode faltar em uma boa proposta de valor?

Para criar uma boa proposta de valor é primordial acrescentar alguns itens indispensáveis neste processo. Os principais são:

  • Clareza: quanto mais clara e compreensível for a proposta, maior será a facilidade em transmitir a mensagem que deseja passar ao consumidor. É essencial mostrar com clareza qual é a missão da sua empresa na oferta de um serviço ou produto, proporcionando um entendimento rápido, direto e objetivo.
  • Linguagem: como já mencionado, a linguagem é outro ponto muito importante para estabelecer uma comunicação assertiva com o seu público-alvo. Ao saber com que você está falando, naturalmente é necessário se comunicar da maneira mais adequada, e a linguagem tem um impacto direto nisso. Ao acertar a linguagem, sua empresa mostra-se mais próxima do seu público, gerando mais engajamento.
  • Transparência: se sua empresa não tem tantos diferenciais, não tente iludir seu público. A transparência é muito importante, pois uma manipulação de informações pode passar uma falsa impressão, decepcionando o público, que espera tudo que você propõe. Seja sincero e objetivo ao descrever como os serviços ou o produto podem ajudar a resolver os problemas desse público-alvo.

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Como mostrado, a proposta de valor é muito importante para reforçar a marca de qualquer empresa. Construindo uma proposta de qualidade, sua empresa consegue mostrar diferenciais evidentes no mercado, valorizando o produto ou serviço. Para criá-la, é necessário seguir algumas regras básicas como clareza, linguagem, transparência e direcionamento.

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