SaaS: saiba o que é, as vantagens e onde encontrar um!

Por Redação Azulis

saas_vantagens

SaaS: o que é

A abreviação SaaS vem de Software as a Service, em tradução livre: software como um serviço. Os SaaS são aplicações disponibilizadas online, que não precisam ser instaladas, e o cliente paga para poder usá-la. É aí que entra a sua inovação. Não é mais preciso comprar um CD, instalar o software e correr o risco de não poder acessar o programa ou os arquivos de outro computador senão aquele: está tudo na rede.

Pode parecer uma novidade, mas a realidade é que com certeza você ou já usou ou já ouviu falar de alguma empresa que adota o formato. A Netflix, por exemplo, é um dos casos mais conhecidos de uma empresa SaaS: você paga uma assinatura para utilizar os serviços e não precisa necessariamente instalá-la, podendo acessar pela internet normalmente. O mesmo vai para o Spotify, modelo bem parecido com o Netflix, mas ao invés de oferecer filmes e séries, é focado em música.

Vantagens: por que vale a pena apostar em um SaaS

O SaaS apresenta muitas vantagens para quem contrata o modelo. Algumas delas são:

Flexibilidade e custo baixo

Se o software que você quer contratar é para um grupo de pessoas, é possível mudar o plano, aumentando ou diminuindo conforme a sua necessidade, sem pagar a mais. Como o serviço é online, essa mudança geralmente é instantânea.

Sem grandes exigências

Se o software seguir o modelo tradicional, para instalar um programa é preciso um computador com uma boa placa de vídeo ou grande armazenamento. Mas esse não é o caso do SaaS: softwares como serviço só demandam um computador que tenha acesso à internet! Além disso, ele também oferece integração com sistemas diferentes, estando disponível também em PlayStations, smartphones e por aí vai.

SAIBA+AZULIS: E-mail marketing: por que o seu negócio precisa apostar na estratégia?

Atualizações automáticas

Com o SaaS não é preciso comprar um pacote de expansão ou então comprar a nova versão do programa, uma vez que ele passa por atualizações automáticas e você não precisa se preocupar com um gasto a mais, já que está incluso no valor.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!