Saiba o que é empreendedorismo de palco e por que você deve evitá-lo

Por Redação Azulis

Conhece o termo empreendedorismo de palco? Nós da Azulis preparamos um artigo completo para você não cair na armadilha dessa prática.

o-que-e-empreendedorismo-de-palco

Todas as pessoas devem ficar atentas quanto a promessas milagrosas, principalmente no mundo dos negócios, já que envolve sua carreira e seu dinheiro Por isso é necessário ter muito cuidado com o empreendedorismo de palco e evitá-lo. 

Se você não sabe o que significa esse termo ou quer se aprofundar no tema, leia os tópicos seguintes para entender no que exatamente consiste o empreendedorismo de palco, como ele pode ser prejudicial e como identificá-lo. Boa leitura! 

O que é empreendedorismo de palco?

Resumidamente, trata-se de um discurso fornecido por alguém que se diz empreendedor, mas não apresenta conteúdo relevante ou que ajude os empreendedores no campo prático. 

A palestra ministrada é visualmente bonita, há slides bem construídos e a oratória do locutor é impecável. Termos técnicos e estrangeiros também são utilizados para dar um ar de profissionalismo e sofisticação. 

Entretanto, todos seus ensinamentos são vazios e vagos, não são baseados em dados concretos ou experiências pessoais e poderiam se encaixar em livros de auto ajuda. Ou seja, a palestra não traz conhecimentos úteis para ajudar o empreendedor a abrir ou desenvolver seu negócio. 

É pelo fato de existir um espetáculo muito bem construído que o conceito recebe o nome de empreendedorismo de palco. 

Por que o empreendedorismo de palco pode ser prejudicial?

Empreender não é fácil e há riscos envolvidos e, por isso, é muito importante que ele tenha noções de administração, marketing, economia, contabilidade e outras áreas que tragam conteúdos úteis para o gestor.

Quando alguém assiste muitas palestras de empreendedorismo de palco, ela pode ficar empolgada para abrir um negócio e se arriscará no mundo dos negócios. Por não receber nenhuma informação que o ajudará no negócio, os riscos de insucesso são maiores e, consequentemente, as chances de perder o dinheiro investido também.

O ideal é que o empreendedor busque opiniões de empresários que realmente atuaram no mercado, pesquise dicas em sites de blogs e use a tecnologia a seu favor para aumentar sua probabilidade de sobrevivência.

SAIBA+AZULIS: Smart Money: saiba mais sobre este tipo de investimento

Como identificar o empreendedorismo de palco?

Agora que você entende como o empreendedorismo de palco pode ser prejudicial para qualquer pessoa que deseja investir, é necessário saber como identificá-lo, assim você pode ter mais cuidado com as falas e dicas proferidas pelo palestrante. Veja a seguir algumas dicas práticas sobre como identificar o empreendedorismo de palco. 

Atente-se à abordagem

O primeiro passo é verificar se o discursista aborda temas baseados unicamente na motivação. Além das frases motivacionais, é necessário que ele apresente estratégias, táticas e ferramentas que podem ser aplicadas no dia a dia da sua empresa. 

Veja se ele apresenta insights

Insights são momentos de percepção súbita que solucionam problemas rotineiros do negócio. Por exemplo, o empreendedor pode ter descoberto formas de otimizar seu tempo, maximizar a produtividade, reduzir custos e está passando para os ministrados. 

Caso ele apresente soluções ligadas apenas a conquista sonhos ou “continuar em frente”, ele pode não ter conteúdos que ajudarão na gestão do seu negócio. 

Confira se dados são apresentados

Como o empreendedor de palco não administra negócios no campo prático, ele não tem dados sobre seu progresso no mundo corporativo, recordes de vendas ou faturamento, entre outras informações. Por outro lado, se ele é bem-sucedido, poderá mostrar dados com o desempenho do seu negócio e a estratégia utilizada para alcançar os resultados positivos. 

Tenha bastante cuidado com o empreendedorismo de palco, pois você precisa de informações sólidas, concretas e úteis para auxiliá-lo no negócio. Busque palestras, conferências e cursos que exponham tanto frases motivadoras como conhecimento técnico, dados e insights. 

 

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!