Smart Money: saiba mais sobre este tipo de investimento

Por Redação Azulis

Um tipo de investidor que colabora não só com dinheiro mas com insights e conhecimentos, essencial para o crescimento da sua empresa!

smart-money-o-que-e

Você já pensou na possibilidade de ter um investidor quem, além de injetar capital em sua empresa também fornece insigths valiosíssimos sobre o seu negócio? É isso que o Smart Money pode proporcionar!

Novos negócios ou aqueles que estão em expansão precisam de capital para colocarem seus planos em prática. Isso é um fato que não dá para fugir. Entretanto, existem alguns investidores que, além de fornecer esses recursos, também utilizam sua experiência de mercado para fornecer informações que vão muito além do dinheiro que foi oferecido.

Neste artigo, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre essa modalidade de investimentos. Acompanhe-nos nesta leitura!

O que é Smart Money?

Resumidamente, o Smart Money é um tipo de investimento realizado por pessoas que possuem experiências em um determinado tipo de mercado e, além do dinheiro, também fornecem toda a expertise para bolar estratégias que contribuirão para o sucesso e crescimento de uma empresa.

Para a maioria dos empreendedores, adquirir recursos é uma necessidade básica para manter seu negócio operando e, principalmente, crescendo ao longo do tempo. O grande problema é que muitos empresários acabam tentando obter recursos a todo tempo e a qualquer preço, sendo essa, uma estratégia que pode ser fatal para um empreendimento.

Dessa forma, o Smart Money pode ser traduzido como dinheiro inteligente, possibilitando que, além de angariar recursos para serem aplicados em suas operações, também possam ter informações de qualidade sobre seu negócio para fazê-lo crescer ao longo do tempo.

Atualmente, esses investidores não têm nenhum tipo de suporte ou garantias de que o negócio dará resultados no futuro. Contudo, como se tratam de pessoas experientes e acostumadas a lidar com determinado mercado, eles são levados muito a sério quando decidem investir em um negócio, pois, entende-se que aquele empreendimento tem grandes chances de se tornar uma empresa de sucesso.

Qual a utilidade do Smart Money para uma empresa?

O Smart Money funciona, basicamente, da seguinte forma: um investidor encontra um negócio que deseja aplicar dinheiro, porém, seu trabalho não consiste apenas em entregar aquela quantia na mão dos gestores esperando que, ao final de um período, aquele valor retorne acrescido de percentuais de lucro.

Esse investidor é um profissional que entende do negócio e possibilitará um diferencial importante para a empresa. Eles, geralmente, trazem grande experiências de atuação em um mercado e contribuem com dicas, insights e estratégias extremamente valiosas sobre o modelo de negócios que estão investindo.

Sendo assim, eles podem ser entendidos como pessoas que complementarão o tipo da empresa com conhecimentos específicos na área, podendo, inclusive, oferecer ao negócio oportunidades de investimentos entre outras estratégias.

Além disso, como trata-se de pessoas altamente conhecedoras do mercado, eles também têm uma rede de networking que poderá ser explorada pelo novo negócio, possibilitando o fechamento de parcerias para que a empresa, além de mais possibilidade de encontrar clientes em potencial. 

Geralmente, os investidores que operam dessa forma costumam oferecer uma combinação de vários insights, porém, em escala menor. Entretanto, por atuarem em diversas frentes da empresa, essas ferramentas fornecidas acabam tendo força muito maior que se fossem aplicadas em apenas um fator, por exemplo, potencializar o departamento de vendas mas esquecer das questões administrativas de compra.

O investidor do Smart Money fornecerá ferramentas de gestão para o negócio como um todo, observando suas fraquezas, forças e demais pontos que merecem atenção.

SAIBA+AZULIS: Empreendedorismo social: como conseguir investimento?

O Smart Money possui controle administrativo do negócio?

A estrutura societária do empreendimento desperta a dúvida de muitas pessoas. Como esse investidor estará mais presente no dia a dia do negócio, ele deve fazer parte do quadro de sócios da empresa, podendo controlar e participar de suas decisões gerenciais?

Esse é um ponto um tanto quanto delicado. Em alguns casos, o Smart Money pode fazer esse tipo de exigência, porém, isso não é nada saudável e foge completamente do escopo desse tipo de investimento. Os verdadeiros investidores que atuam dessa forma reconhecem que o sucesso de um empreendimento depende, primordialmente, do compromisso e responsabilidade dos sócios e fundadores.

Nesse sentido, ele deseja que você, que idealizou o empreendimento, se mantenha focado e incentivado em desenvolvê-lo com as dicas, ferramentas, ideias e informações que ele disponibilizou. Por esse motivo, o Smart Money não deseja controlar a administração de uma empresa ou interferir em suas decisões. Isso é o papel do proprietário do negócio.

Para esclarecer melhor, esse investidor pode ser considerado como um acionista que tem interesse no lucro do empreendimento e não nas deliberações que são executadas pelo conselho de administração da companhia. Porém, diferentemente desse exemplo, o Smart Money participa utilizando todas as suas habilidades de mercado para fazer o negócio crescer, trabalhando ao lado dos empreendedores e não interferindo nas suas decisões administrativas.

Por tanto, tenha muito atenção aos termos de investimento que foram firmados entre a empresa e os investidores. Cuidado para não deixar o seu negócio vulnerável, podendo, inclusive, perder o seu controle por causa de alguma cláusula indevida no contrato.

Lembre-se que o objetivo do Smart Money e trazer benefícios para o negócio, trata-se de um dinheiro inteligente e, como tal, precisa ter termos e acordos muito bem definidos para não prejudicar nenhum lado da transação

Quais são os objetivos que podem ser obtidos?

Por fim, vamos destacar os principais benefícios que podem ser obtidos ao utilizar o Smart Money como estratégia de investimentos para o seu negócio. O principal deles, como já falamos, está ao fato de o empreendedor ter acesso a uma pessoa com grande experiência de mercado, possibilitando que a empresa chegue mais rápido aos seus principais objetivos.

O investidor, apesar de não estar presente no dia a dia do negócio, precisa ser uma pessoa disponível e acessível para que, surgindo a necessidade de sua intervenção, possa ocorrer de forma rápida e descomplicada, sempre pensando no favorecimento e segurança do negócio.

Outro ponto que merece destaque é que o Smart Money poder oferecer habilidade importantes que faltam à sua equipe. Por exemplo, ele pode atuar no gerenciamento de departamentos como, o financeiro, contabilidade, jurídico, recursos humanos, programação, gestão de processos, entre outras áreas, dependendo da sua habilidade.

Como você pode perceber, obter um investimento na modalidade Smart Money pode ser uma estratégia muito interessante para fazer o seu negócio crescer e coloca-lo em um nível de gestão elevado, contribuindo para o desenvolvimento de um empreendimento sólido e lucrativo.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!