Solicitar Cartão Cidadão: tudo o que você precisa saber!

Por Redação Azulis

Quer entender como o Cartão Cidadão funciona e o que você precisa saber para ter o seu? Saiba como solicitar o Cartão Cidadão!

Solicitar Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um cartão magnético administrado e emitido pela Caixa Econômica Federal, que facilita o acesso a todos os serviços trabalhistas e sociais do brasileiro. Solicitar o Cartão Cidadão é uma maneira de ter mais facilidade em operar benefícios oferecidos pelo governo.

Muitas pessoas usam esse cartão apenas para sacar o seguro desemprego ou para o extrato FGTS, mas é preciso entender um pouco mais sobre seu funcionamento para saber os benefícios desse cartão.

Pensando nisso, a Azulis trouxe todas as informações que você precisa saber sobre      como solicitar o Cartão Cidadão. Vamos explicar o seu funcionamento, benefícios e vantagens de ter um cartão cidadão e fazer o uso correto dele logo abaixo.    

O que é o Cartão Cidadão?

Como dissemos acima, o Cartão Cidadão é administrado e emitido pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Governo Federal. Ele é um cartão parecido com os cartões de crédito e débito, porém com algumas funcionalidades diferentes dos cartões normais. Com o Cartão Cidadão, os benefícios sociais do governo são vinculados a ele. Isso faz com que a distribuição desses benefícios seja mais controlada     .

De fato, o Cartão Cidadão é um grande parceiro do trabalhador de carteira assinada, fazendo com que ele tenha direito a todos os benefícios disponibilizados por ser um contratado no regime CLT.

O cartão cidadão é um documento individual, que contém o número do PIS     , e serve      também como identificação do trabalhador.

Para que serve o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é um documento indispensável na vida dos trabalhadores, pois é por meio dele que você consegue sacar os benefícios sociais trabalhistas disponibilizados pelo governo. Não que seja impossível sacar qualquer valor destinado a você, mas é como se o Cartão Cidadão fosse um facilitador na hora de resgatar esses valores.

De fato, ao solicitar o Cartão Cidadão, você consegue fazer os saques dos benefícios com mais rapidez e agilidade.

Sua criação foi feita justamente pensando nesse tipo de facilidade, para que o trabalhador não ficasse dias esperando para pegar um benefício que é seu por direito. Outro ponto positivo do Cartão Cidadão é que você pode usá-lo em todos os canais de pagamento e atendimento da Caixa.

Esses postos de atendimento da Caixa Econômica podem ser encontrados em todos os municípios do país. Ou seja, mesmo que você não esteja em seu estado de origem, com o Cartão Cidadão você pode sacar esse benefício sem problemas nos seguintes pontos de atendimento:

  • Correspondentes Caixa Aqui;
  • Agências da Caixa;
  • Casas lotéricas.

O Cartão Cidadão facilita o acesso aos serviços governamentais

Ao solicitar o Cartão Cidadão, você tem acesso a todos os benefícios sociais disponibilizados pelo governo com mais facilidade. Esse cartão pode ser usado em todas as agências bancárias da caixa, além dos postos autorizados para pagamento. De fato, isso já torna a vida da pessoa que vai receber o seu benefício mais fácil.

Em diversos casos, quando é dia de pagamento de algum benefício, as agências tendem a ficar lotadas, fazendo com que espere por horas para receber algum valor que tenha direito.

Dessa maneira, você consegue fazer o saque do benefício em postos de pagamento autorizados, como as casas lotéricas, sem precisar ir especificamente até uma agência da Caixa Econômica Federal.

As informações contidas no cartão são individuais e exclusivas, como em qualquer outro cartão de débito ou crédito comum. Ou seja, apenas o dono do cartão pode usá-lo para fazer os saques.

SAIBA+AZULIS: Empréstimo do programa Bolsa Família para microempreendedores

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Caso você precise solicitar o Cartão Cidadão e alguém fale que você tem que pagar para que esse procedimento aconteça, essa informação é incorreta e provavelmente estão tentando te aplicar um golpe.

O Cartão Cidadão é gratuito e você só precisa entregar alguns documentos para fazer a sua solicitação     .

Como solicitar o Cartão Cidadão na agência da caixa?

Para fazer a solicitação do Cartão Cidadão na agência da Caixa é simples, basta você comparecer em uma agência do banco com a carteira de trabalho, CNH ou RG em mãos. Caso seu CPF não conste nesses documentos, também é necessário levá-lo     .

Mesmo com esses documentos em mãos, é possível que enfrente algumas dificuldades para fazer a solicitação, por conta de filas ou demora no atendimento. Fique tranquilo, pois você consegue solicitar o cartão tranquilamente em uma agência da Caixa.

Como solicitar o Cartão Cidadão por telefone?

A solicitação do Cartão Cidadão por telefone pode ser um pouco mais cômoda do que ir até uma agência, mas o grau de dificuldade ainda é o mesmo.

Você precisa dos mesmos documentos para que seja feita a solicitação e não se assuste se o canal da Caixa Econômica Federal por telefone demorar para atender. O número para solicitar o Cartão Cidadão é o 0800 726 0207; lá você procura todas as instruções para fazer a solicitação do cartão.

SAIBA+AZULIS: Cartão BNDES: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Quais operações posso fazer com o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão não é apenas para retirada de benefícios sociais disponibilizados pelo governo. Com ele, você pode fazer diversas operações para acompanhar a movimentação da sua conta.

Esse tipo de cartão te possibilita ver os rendimentos de abono salarial e PIS, além das parcelas relativas ao seguro desemprego, caso seja desligado da empresa.

Portanto, se você é um trabalhador que está ou já esteve empregado, você precisa ter um Cartão Cidadão. Caso não tenha, siga as dicas e faça já a solicitação desse documento. Além disso, você pode consultar os outros benefícios que listamos abaixo:

  • Sacar valores de benefícios sociais;
  • Imprimir extrato de FGTS;
  • Sacar valores do Bolsa Família;
  • Sacar parcelas de seguro desemprego;
  • Consultar saldos;
  • Abono salarial e PIS;
  • Sacar valores de outros programas sociais do Governo Federal.

Quais os benefícios do Cartão Cidadão?

Os principais benefícios sociais disponibilizados pelo governo são entregues por esse cartão. O fato de você não ter ou não correr atrás de um Cartão Cidadão faz com que você perca grande parte desses benefícios que são seus por direito.

Esse cartão facilita que você saque o seguro desemprego em caso de desligamento da empresa, por exemplo, além de permitir consultar saldos do PIS e FGTS. Assim, poderá saber se a empresa onde você trabalha está fazendo a contribuição corretamente.

Com o Cartão Cidadão, você pode sacar dinheiro em qualquer lugar. Existem diversos pontos de atendimento em todo o país, como agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas e o Caixa Aqui.

O fato de ter diversas possibilidades para você sacar seu dinheiro é um dos pontos altos dos benefícios. Mesmo que não esteja em seu estado de origem, mas tenha o Cartão Cidadão em mãos, você pode fazer o saque em qualquer ponto de atendimento.

Como solicitar a segunda via do Cartão Cidadão?

A segunda via do Cartão Cidadão pode ser feita tanto na agência da Caixa quanto por telefone.

Para isso, basta você encontrar o melhor canal para fazer a solicitação do cartão.

Para solicitar o Cartão Cidadão nas agências da Caixa, você precisa ter em mãos RG, CNH ou carteira de trabalho. A solicitação por telefone é um pouco mais fácil; você só precisa ter em mãos o número do PIS/PASEP.

A Caixa não faz esse tipo de solicitação por internet. Por isso, caso você veja algo na internet relacionado à solicitação de Cartão Cidadão online, já sabe que é informação falsa.

Para fazer a senha do Cartão Cidadão, é preciso que você compareça até uma agência da Caixa, pois você precisa assinar um termo de autorização. Esse documento é obrigatório e pode ser encontrado também no site da Caixa Econômica Federal.

Além da assinatura do termo, também é preciso levar um documento de identificação com foto, CNH, RG, carteira de trabalho ou até mesmo passaporte.

Portanto, esperamos que você tenha entendido a importância de solicitar o Cartão Cidadão, mostrando que você precisa dele para não perder todos os seus benefícios sociais.

Você encontra mais artigos como esse em nosso site, onde buscamos sempre trazer informações importantes para a vida das pessoas, então continue conosco!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!