Economia na hora de viajar: 8 dicas para planejar uma viagem

Por Redação Azulis

Confira as dicas que nós, da Azulis, preparamos para você economizar na hora de planejar sua próxima viagem.

dicas para planejar uma viagem

Temos 8 dicas para planejar viagem que vão te ajudar a sair de casa — claro, depois que o Covid-19 estiver controlado.

A propósito, segundo uma pesquisa publicada pela Sociedade Espanhola de Neurologia, viajar é um dos melhores exercícios para o cérebro. De acordo com o pesquisador José Manuel Moltó, líder do estudo, “quando viajamos, caminhamos mais ou somos levados a praticar alguma atividade física. Outras atividades induzidas pelo esforço de viajar são a leitura, o contato com diferentes culturas e em grupo. Tudo isso nos torna mais ativos física e mentalmente, o que serve como um verdadeiro treino cerebral”.

Outro aspecto que uma viagem ajuda a treinar é a nossa capacidade de planejamento, afinal, não se pode chegar bem a um destino sem antes antecipar o que vai acontecer. Continue a leitura e veja como fazer viagens memoráveis e com mais segurança!

SAIBA+AZULIS: Confira a lista com as 10 melhores praias do Brasil

Conheça 8 dicas para planejar a sua viagem

Antes de seguir as etapas indispensáveis para viajar bem, é preciso escolher, com critério, o destino, certo? Uma viagem só vale a pena quando o local a ser visitado realmente nos interessa e temos referências sobre ele.

Por exemplo, se você é amante das artes e da cultura, talvez destinos como Roma, Paris e Madri, com seus museus e monumentos, sejam mais indicados. Porém, se a sua vibe é mais ligada à natureza, então pode ser que joias como Bonito (MT), as savanas africanas ou as praias do Nordeste brasileiro sejam ideais.

Por isso, depois da leitura deste texto, reflita bem sobre os lugares que deseja conhecer. Se tiver muitos, faça uma lista e tente categorizá-los por critérios como custos, nível das acomodações disponíveis, transportes no local ou mesmo idioma. Lembre-se: em uma viagem, quanto menos imprevistos, melhor.

Vamos então às dicas.

1. Economize antes de viajar

Economizar e viajar são duas coisas que devem sempre caminhar juntas. Isso porque, estando longe de casa, você precisará contar com uma boa reserva em dinheiro para garantir que todas as despesas serão cobertas. Acredite, quando se está em um lugar que não se conhece, as chances de um gasto inesperado acontecer são sempre muito altas.

Dessa forma, a não ser que você já tenha uma reserva, procure dedicar-se a guardar uma soma mensal ao longo de, pelo menos, um ano, só para custear sua viagem. Assim, seu orçamento não será impactado, e você garante os recursos necessários para passear com tranquilidade. 

2. Planeje a viagem com antecedência

Talvez o grande “segredo” das pessoas que viajam com frequência seja a capacidade de planejar com bastante antecedência uma excursão. Nesse aspecto, cabe ressaltar um detalhe muito importante: as passagens aéreas, em geral, custam menos quanto antes forem compradas.

Portanto, ao se planejar, você também assegura a economia, já que assim o custo das passagens — um dos mais altos — é minimizado.

Além disso, com planejamento, você evita outros gastos em cima da hora como, por exemplo, em transporte. Afinal, nunca se sabe quando será necessário tomar um trem ou ônibus cuja lotação esteja esgotada ou perto disso.

3. Organize todos os custos da viagem

Considerando o impacto que os gastos com alimentação, transporte e presentes representam, é preciso cuidar também da gestão das finanças. Por isso, em uma planilha, procure relacionar antecipadamente tudo que será gasto nessas categorias. 

Você pode fazer uma soma dos gastos diários e, ao final, definir o total a ser gasto. Não deixe, ainda, de incluir os custos com hospedagem e deixar uma reserva para usar apenas para gastos não previstos.

4. Escolha o melhor período para viajar

Para nós, brasileiros, especialmente para os que nunca saíram do país, é estranho considerar o fator clima antes de viajar, já que somos abençoados com sol quase o ano todo. No entanto, nos países europeus, Estados Unidos e boa parte da Ásia, o clima deve ser sempre levado em conta, o que influencia na escolha do período para viajar.

Não menos importante, em períodos de alta temporada, como agosto na Europa, os preços costumam ser mais caros. Portanto, se isso é um fator relevante para você, não deixe de levar em conta antes de decidir.

5. Use suas milhas

Quem faz parte de programas de milhas oferecidos por operadoras de cartão de crédito e companhias aéreas pode e deve usá-las. Em muitos casos, é possível obter descontos incríveis em hotéis, na compra de passagens e aluguel de carros. Não deixe de aproveitar!

6. Tenha limites de gastos diários

Conforme o orçamento disponível, é sempre prudente estipular um teto de gastos diários. Como vimos, em uma viagem, as chances de gastos imprevistos acontecerem é sempre alta, então, o melhor a se fazer é limitar o quanto se pode gastar por dia. 

Você pode estipular um limite percentual do seu orçamento total, distribuindo fatias para cada dia em que estiver fora. Sempre lembrando, ainda, de deixar uma reserva para ser acionada só em gastos não previstos.

7. Use o cartão de crédito com responsabilidade

O cartão de crédito internacional é indispensável em viagens no exterior mas, por outro lado, gastos em moeda estrangeira saem bem mais altos, por isso, é bom ter cuidado. Na hora de fechar a fatura, as operadoras usam o câmbio do dia, além de cobrar os 6% de Imposto sobre Operação Financeira. Evite também fazer saques fora do Brasil, já que incidem taxas extras, sempre muito altas.

8. Controle as compras

É difícil resistir à tentação de comprar tudo que se vê em uma Duty Free ou nos comércios dos locais visitados, a gente sabe. De qualquer forma, é preciso se manter vigilante e só comprar aquilo que foi previsto no orçamento ou se a relação custo-benefício for realmente muito boa. Lembre-se: disciplina é liberdade quando se está viajando.

Planeje sua viagem e economize

Com essas 8 dicas para planejar viagem, certamente você voltará para casa apenas com lembranças boas e muitas fotos incríveis para publicar em suas redes sociais

Fique ligado, porque, aqui, no site da Azulis, você fica sempre bem informado para gerir melhor o seu dinheiro. Outra maneira de ficar sempre por dentro é assinar a newsletter com os nossos melhores conteúdos. Aproveite, é de graça e chega direto na sua caixa de entrada!

SAIBA+AZULIS: Conheça os 5 melhores cartões para descontos e economize

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!