Trabalhar em casa: o que fazer para lucrar e ser produtivo

Por Redação Azulis

Conheça as características dessa modalidade de trabalho e veja 21 opções de atividades para fazer sem sair de casa

Trabalhar em casa:

Trabalhar em casa tem uma série de benefícios. Segundo uma pesquisa da universidade de Stanford, nos Estados Unidos, feita com colaboradores de uma agência de viagens que faziam trabalho remoto, as pessoas que trabalhavam de casa eram mais produtivas e satisfeitas, ficavam menos doentes e geravam menos custos para a empresa.

Mas ter o próprio lar como local de trabalho também tem seus desafios e desvantagens. Quem adota esse modelo precisa ter foco e disciplina. Ter menos contato social e menos benefícios trabalhistas também pesa contra essa modalidade de trabalho, então para optar por ela é importante avaliar os prós e contras e o que é mais significativo para você.

Neste post vamos apresentar várias alternativas para quem quer trabalhar sem sair de casa e dicas de como ser produtivo. Confira!

Principais características do trabalho em casa

Simplificando em uma expressão, podemos dizer que trabalhar em casa significa “você no controle”. De maneira geral, essa é a principal característica desse tipo de atividade, e ela traz bastante liberdade, porém com responsabilidade na mesma medida. Como a produtividade depende basicamente de você, se o trabalho não for feito, não dá pra colocar a culpa em ninguém.

Trabalhar em casa não significa necessariamente não ter chefe. É possível ser contratado de uma empresa com carteira assinada e realizar suas tarefas de casa. Nesta condição, a flexibilidade de horários costuma ser um pouco menor porque é possível que você precise estar disponível para reuniões, atendimento a clientes etc. A atividade, também chamada de “teletrabalho”, é prevista na legislação brasileira.

Mas algumas características do trabalho em casa são comuns tanto para quem é contratado de alguma empresa, quanto para quem tem seu próprio negócio ou atua como freelancer. Podemos citar:

  • Não perder tempo com trânsito: especialmente em grandes cidades, o trânsito é um problema comum e pode ser evitado por quem faz home office.
  • Mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional: essa característica depende basicamente do nível de organização da própria pessoa. Se ela não estabelecer horários e rotina, esse equilíbrio pode ser comprometido. Mas como quem trabalha em casa costuma ter mais tempo já que não precisa se deslocar e ficar no trânsito, essa equação entre compromissos particulares e profissionais fica mais fácil de resolver.
  • Mais conforto: ao trabalhar em casa você define suas próprias condições e pode organizar seu espaço do jeito que achar mais confortável.

Trabalhar em casa x home office

Trabalhar em casa não é uma possibilidade que nasceu com a internet. Muito antes da web várias atividades já eram exercidas dessa forma, entre elas podemos citar profissões como de costura, cozinha, artesanato e consultoria. Mas com a difusão da internet e as melhorias da banda larga, as opções para este tipo de trabalho cresceram bastante.  

Muitas atividades necessitam apenas de um computador e uma boa conexão com a web. Elas estão associadas ao conceito de home office, que traduzindo da língua inglesa significa escritório em casa. Já o conceito de trabalhar em casa é mais amplo e inclui ocupações para além do computador, como costura e artesanato, que citamos anteriormente.

Quem trabalha em home office pode ser contratado de uma empresa e apenas estar na condição de trabalho não presencial na sede da corporação, ou também pode ser quem presta serviços para diferentes clientes e é seu próprio chefe. Já o trabalho em casa com atividades fora do computador geralmente está associado a um negócio próprio.

Negócios para quem quer trabalhar em casa

Quem deseja trabalhar em casa tem uma lista de alternativas bastante interessante. Se você deseja fazer parte desse grupo de profissionais, a primeira dica é observar qual delas mais se adequa ao seu gosto e às suas habilidades. Depois disso é recomendado que você invista em qualificação e conhecimento na área escolhida e busque aperfeiçoamento constante.

Veja 21 opções para trabalhar em casa:

  1. Cozinha para eventos
  2. Artesanato
  3. Costura
  4. Revenda de produtos
  5. Professor de aulas particulares
  6. Aluguel de decoração e/ou brinquedos de festas
  7. Youtuber
  8. Blogueiro
  9. Instagrammer
  10. Redator
  11. Revisor
  12. Tradutor
  13. Designer
  14. Consultor
  15. Analista de links patrocinados (Facebook Ads, Google Adwords)
  16. Marketing de afiliados
  17. E-commerce
  18. Brechó (físico ou online)
  19. Aluguel de quarto (Exemplo: Airbnb)
  20. Assistente virtual
  21. Desenvolvedor de softwares, sites, games

Desafios de trabalhar em casa

Para trabalhar em casa é preciso desenvolver algumas habilidades. Especialmente se você é dono do seu próprio negócio, seja online ou físico, o primeiro ponto é aprender a precificar seus produtos e serviços e saber se vender. Encontrar seu público e fazer propaganda mostrando seus diferenciais é essencial.

Pensando em produtividade, fazer home office também tem muitos desafios, afinal você não terá ninguém fiscalizando o seu trabalho. Para fazer seu tempo render, vale a pena seguir as seguintes dicas:

  • Troque de roupa para trabalhar em casa. Não fique de pijama o dia todo porque isso pode desestimulá-lo e dar a impressão de que você não está trabalhando.
  • Defina um local da casa como seu espaço de trabalho e organize-o de maneira adequada, com os itens que você precisa.
  • Estabeleça uma rotina de trabalho e tenha disciplina. Definir horários para trabalhar é um bom começo.
  • Inclua pausas ao longo do dia de trabalho. Não fique produzindo sem parar para fazer refeições ou tomar um ar. Isso dá uma falsa sensação de produtividade, mas provavelmente deixará você muito cansado rapidamente. 
  • Crie uma lista de atividades e metas diárias.
  • Trabalhe fora de vez em quando, em cafés ou espaços de coworking.

Cuidados ao trabalhar em casa

A maior dificuldade de quem trabalha em casa são as distrações. Para quem não mora sozinho, especialmente quem tem filhos, os cuidados devem ser redobrados.

Para manter a produtividade, converse com seus familiares e estabeleça limites. É importante que eles saibam que estar em casa não significa que você esteja disponível o tempo todo.

Outro cuidado para evitar distrações é retirá-las do espaço que você destinou como seu ambiente de trabalho. Se assistir à sua série preferida no Netflix é uma grande tentação, não trabalhe próximo da televisão. Se você se distrai com mensagens de WhatsApp e redes sociais, deixe o celular em outro cômodo enquanto está trabalhando. O importante é fazer uma avaliação do que gera distrações para você e afastar-se delas.

Trabalhar de casa pode ser ótimo para ganhar dinheiro fazendo o que você gosta, tendo flexibilidade e conforto. Mas não se engane, isso não significa ganhar dinheiro fácil. Assim como nas atividades profissionais exercidas de maneira mais tradicional, trabalhar em casa exige dedicação e responsabilidade.  

Gostou do artigo? Então acesse o site da Azulis e confira outros conteúdos sobre o assunto

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!