Auxílio Emergencial: agências dos Correios vão cadastrar pedidos do benefício
O objetivo da iniciativa é atender a população mais vulnerável que não conseguiu solicitar o auxílio por não ter acesso a meios digitais
É necessário seguir um calendário para fazer o cadastro nas agências
Os Correios passarão a cadastrar os pedidos de Auxílio Emergencial para aqueles que não possuem acesso a meios digitais. A fim de ajudar os autônomos, informais e MEIs, atendentes das agências vão fazer o cadastro para as pessoas que têm direito ao benefício, mas não conseguem acessar o site ou aplicativo da Caixa.
A empresa funcionará como uma ponte: ela fará o pedido do Auxílio Emergencial para o solicitante, mas não será responsável pelo pagamento do benefício. Esse será realizado pela Caixa.
Há uma porção importante da sociedade brasileira que é ainda mais vulnerável e que precisa de ajuda para fazer o cadastramento, contestar uma informação. Então, esse convênio é importante porque os Correios têm uma vasta capilaridade em todas as cidades brasileiras”, fala Onyx Lorenzoni, o ministro da Cidadania.
A pessoa interessada em receber o benefício deve ir à agência na data de acordo com o calendário, que informamos no próximo tópico. A expectativa é que até 27 milhões de atendimentos sejam feitos pelos Correios.
Calendário para solicitar o Auxílio Emergencial nos Correios
A fim de evitar aglomerações, foi estabelecido um calendário para o atendimento nas agências dos Correios. As datas são de acordo com o mês de nascimento do solicitante.
Confira:
- Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro;
- Terça-feira: nascidos em março e abril;
- Quarta-feira: nascidos em maio e junho;
- Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro;
- Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro.
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Como fazer o cadastro do auxílio nos Correios?
Para fazer o cadastro em uma agência dos Correios, a pessoa deve apresentar os seguintes documentos e informações:
- Identificação oficial com foto que contenha o nome da mãe do beneficiário, como o RG e a CNH;
- CPF do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular;
- Dados bancários ou documento de identificação para solicitar a abertura de Conta Social Digital.
Para quem não possui uma conta bancária, será aberta a Conta Social Digital na Caixa para receber o benefício – se o cadastro do Auxílio Emergencial for aprovado.
Para verificar o andamento do pedido, a pessoa pode ir a qualquer agência do Correios com o comprovante de atendimento de cadastro e o CPF após o prazo determinado pela Dataprev para a conclusão da análise. Também é possível fazer a consulta pelo telefone 121.