Cobrança: como fazer, o que evitar, qual horário é o ideal e o que é considerado cobrança indevida

Por Redação Azulis

Você sabe como fazer uma cobrança? Aqui você vai aprender desde o melhor horário até o que evitar ao fazer uma cobrança.

A inadimplência é algo bastante comum no mundo empresarial. Em determinados segmentos, dependendo do produto, público ou transação, a cobrança é algo mais corriqueiro, porém, é certo que qualquer empresário vai se deparar com esse problema uma hora ou outra.

Diante desse problema, como fazer uma cobrança? O que evitar fazer na hora de cobrar? Existe um horário determinado? O que é considerada uma cobrança indevida? Neste artigo, explicamos tudo isso em detalhes. Confira!

Como fazer uma cobrança?

Prestar um serviço ou comercializar um produto e não receber o acordado é uma questão complicada, capaz de expor a empresa a grandes transtornos. Pode não parecer algo tão significativo, no entanto, muitas vezes uma cobrança mal feita pode resultar em medidas mais drásticas, como corte de custos. Para evitar dificuldades, é essencial que a empresa esteja preparada para cobrar esses clientes, sem colocar em risco a relação com o cliente.

O email é uma boa abordagem inicial, afinal, evita contato direto com o devedor, permitindo que ele sinta-se mais confortável para pensar sobre o caso e se posicionar diante da questão.

Descobrir os motivos é algo que não deve ser esquecido por quem vai fazer uma cobrança. As razões do atraso no pagamento podem ajudar a definir a abordagem ideal, e uma das formas mais corretas de se fazer isso é dialogando. Colocando a compreensão e a empatia na conversa, é possível que ambas as partes fiquem satisfeitas com o resultado.

Para aplicar essas ideias na prática, a equipe necessita de um bom treinamento. O conhecimento da legislação e a forma de abordagem, por exemplo, são quesitos essenciais, que podem resultar em uma nova venda futuramente, caso seja uma conversa bem sucedida, ou em processos judiciais, caso o endividado se sinta constrangido, como está previsto no Código de Defesa do Consumidor,

Outra dica para uma cobrança bem feita? Informação! Seu cliente deve ter todas as informações sobre a dívida. Além do email, utilize outras ferramentas tecnológicas, como uma mensagem de celular. Avise quando a data de pagamento estiver próxima, por exemplo.

Na hora de cobrar, não se esqueça de oferecer formas de negociação. O inadimplente pode não quitar sua pendência por não saber ao certo como fazer. Sendo assim, oferecer alternativas, como descontos ou parcelamentos, pode ser um bom caminho para um acordo.

O que evitar fazer ao realizar uma cobrança?

Reforçamos que o Código do Consumidor não pode ser deixado de lado. Ignorar o texto ou alegar que não conhece a lei, são fatos que podem acarretar em medidas administrativas  ou mesmo penais.

Logo, em uma cobrança evite abordagens diretas e jamais faça isso de forma rude, sempre prestando atenção nas palavras usadas e na forma com que elas são colocadas.  Um passo importante é ter empatia, se colocando no lugar do cliente. Isso porque, em boa parte dos casos, o pagamento não acontece por que a pessoa não tem condições financeiras, mesmo querendo quitar a dívida. Por isso, é preciso agir sem deixá-lo constrangido, o que pode ser levado em consideração pelo cliente quando ele quiser fazer outra compra.

Qual horário posso fazer cobrança?

A hora que a empresa em que você trabalha vai cobrar o cliente é um detalhe fundamental e precisa ser escolhida de forma assertiva. Atenção nesse detalhe, pois a Constituição diz que determinados momentos do dia são considerados ilegais. As ligações não podem ser feitas após as 20h durante a semana e depois das 14h aos sábados. Cobranças por telefones estão proibidas aos domingos e feriados e o desrespeito a essa norma pode render multa de até R$ 7,2 milhões.

O que é considerado uma cobrança indevida?

Há vários tipos de cobranças indevidas. Entre elas podemos citar: cobrança de serviços não solicitados; débito automático; fraudes (no caso de contrato sem autorização) e taxa de serviços bancários nos chamados pacotes de serviços, sem a devida explicação.

Saber como fazer cobrança da forma ideal é uma habilidade que pode trazer bons resultados financeiros, garantir próximas vendas e evitar dores de cabeça. Agora que você conhece todas as dicas, coloque-as em prática e boa sorte!