Como montar uma lavanderia: tudo o que você precisa saber

Por Redação Azulis

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre como montar uma lavanderia. Conheça algumas das principais burocracias e saiba se vale a pena!

Se você deseja saber como montar uma lavanderia, está no lugar certo. Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas que querem conquistar a liberdade financeira sem ter um patrão. 

Para isso, é necessário que você realize uma série de etapas antes de abrir sua lavanderia. Analisar o mercado e conhecer seu público-alvo, por exemplo, são duas das mais importantes.

Pensando nisso, vamos explicar tudo o que você precisa saber para montar uma lavanderia, buscando sanar suas dúvidas em relação a esse setor e como começar o seu próprio negócio. 

Como montar uma lavanderia: ainda vale a pena?

A primeira dúvida que aparece na cabeça de qualquer empreendedor é se um negócio é viável. Pensando nisso, será que vale a pena montar uma lavanderia nos tempos atuais? 

Diante das informações que apresentaremos abaixo, arriscamos dizer que sim. Mas não se esqueça de que a decisão final é sua, a partir de uma análise minuciosa de aspectos importantes do negócio. 

O primeiro ponto será sempre observar o mercado. Segundo pesquisa da ANEL (Associação Brasileira de Lavanderias), existem cerca de 23 mil lavanderias no Brasil, número relativamente baixo em comparação com a população do país. Dependendo do lugar onde você montar seu negócio, a concorrência pode ser bastante baixa.

Estima-se que apenas 3% da população brasileira utilize os serviços de lavanderia. A expectativa é que esse número chegue a 10% até 2030. Ou seja, há um potencial de crescimento considerável no setor. 

Além disso, tem se percebido uma mudança no perfil do consumidor. Há alguns anos, as lavanderias domésticas costumavam ser um serviço voltado principalmente para um público de poder aquisitivo mais alto. 

Atualmente, as lavanderias têm sido cada vez mais procuradas por pessoas que desejam economizar. Isso porque a contratação do serviço pode sair mais em conta do que manter gastos com produtos de limpeza, luz e água, por exemplo, o que faz com que muitos optem por não ter uma máquina de lavar em casa.

Estudo de público de uma lavanderia

Depois que você analisar o mercado e seu potencial de crescimento, o próximo passo é entender o seu público-alvo. A sua lavanderia vai atender o consumidor final ou o setor industrial? Tendo isso definido, você precisa saber quem é seu cliente, qual é seu perfil de consumo e onde ele está. 

Se seu negócio será uma lavanderia doméstica, você pode decidir, por exemplo, focar no consumidor mais tradicional e de maior poder aquisitivo ou no novo usuário, que citamos anteriormente, que busca praticidade e economia. 

Para alcançar seu potencial cliente, você precisa decidir também a localização do seu estabelecimento. É importante que sua lavanderia esteja em um local estratégico e próximo do seu público. 

Grandes bairros e regiões centrais, com alta concentração de prédios residenciais ou comerciais, tendem a ter maior circulação de pessoas, por exemplo. Além disso, é interessante pensar se estes locais são de fácil acesso. 

Caso você esteja querendo abrir uma lavanderia industrial, tenha em mente que seus clientes serão empresas dos mais diversos ramos, como hotéis, restaurantes, hospitais e indústrias. Em alguns estados, por exemplo, é obrigatório que a lavagem de roupas e EPIs seja terceirizada.

Neste caso, não há tanta necessidade de seu endereço ser próximo ao seu público. É mais importante que seu negócio esteja bem localizado logisticamente para dar conta do grande fluxo de entrada e saída de rouparias.

Entenda sobre o investimento inicial e a estrutura para montar uma lavanderia

Nesta parte vamos direto ao que você quer saber: quanto é preciso para montar uma lavanderia? Aqui vamos usar como exemplo uma lavanderia doméstica.

Estima-se que o investimento inicial para montar um negócio como esse pode girar em torno de R$ 100 mil, para um estabelecimento de pequeno ou médio porte. 

Entretanto, esse valor depende de diversos fatores, como aluguel do imóvel, número de funcionários e quantidade de equipamentos. Ou seja, é necessário que você coloque no papel todos os seus custos para saber de fato quanto será seu investimento inicial. 

A estrutura para montar uma lavanderia, por exemplo, deve levar em conta os seguintes espaços e ambientes:

  • Atendimento e recepção;
  • Local para mesas de passar roupas;
  • Espaço para separação de roupas;
  • Máquinas de lavar;
  • Centrífuga;
  • Secadores;
  • Embalador.

Caso você queira montar uma lavanderia de médio porte, trouxemos uma lista do que seria ideal ter:

  • 6 máquinas de lavar;
  • 2 tanquinhos;
  • 1 centrífuga;
  • 2 ferros elétricos;
  • 2 máquinas de passar roupa;
  • 6 secadoras a gás;
  • 1 computador, telefone e móveis para escritório.

Dessa maneira, o valor citado acima para investimento inicial fica mais fácil de ser pensado e organizado. Com essas informações, dá para ter uma noção do que você vai precisar para montar seu negócio.

Além dos equipamentos, vale lembrar que será necessário contratar funcionários. Profissionais que já atuam no setor podem ser uma vantagem, pois já dominam as técnicas de lavagem de roupas e possuem um vasto conhecimento em tecidos e tipos de lavagem.

Você também precisa contratar colaboradores que tenham experiência no ramo de passagem, dobragem, separação, tingimento e costura. Por último, um colaborador que fique responsável pela entrega do produto final para o cliente. 

O ideal, dentro do nosso exemplo, é que uma lavanderia como essa tenha de 3 a 4 funcionários para cada uma dessas funções e um profissional para ficar na recepção.

O que é preciso para empreender no ramo?

Para empreender nesse ramo, existem algumas obrigações legais que precisam ser realizadas. Em primeiro lugar, é necessário consultar a Secretaria Municipal de Urbanismo de sua cidade para saber se o local escolhido pode ou não receber uma lavanderia. 

Depois de fazer a consultoria na prefeitura e certificar-se de que está tudo certo, você já pode começar a separação de documentos para fazer o restante da parte burocrática.

Ir até uma junta comercial para verificar se o nome escolhido já existe no mercado e fazer o registro de contrato social. Esse registro é para verificar os antecedentes dos sócios, para garantir que está tudo certo.

Faça a solicitação de um CNPJ e uma Inscrição Estadual no site da Receita Federal e também solicite um alvará de registro e licença na Secretaria Municipal da Fazenda. Isso faz com que o seu negócio seja formalizado de acordo com a burocracia brasileira.

Você também precisa ter uma certidão de uso do solo, que é um documento que contém a planta de localização georreferenciada, termo de uso da lavanderia, entre outros. Por fim, faça um cadastro na previdência social para tornar a sua lavanderia apta à contratação de colaboradores.

Montar uma lavanderia em 2020 ainda pode ser um bom negócio, caso você queira investir em algo que tem grandes chances de crescimento. Cada vez mais as pessoas pretendem economizar tempo e dinheiro. Assim, fazer algumas tarefas por elas, como a lavagem de roupas, pode ser um bom investimento. Confira em nosso site mais textos de dicas e novos negócios para você se tornar um empreendedor de sucesso. Clique aqui e veja mais.