Gestão de vendas: estou fazendo certo?

Por Redação Azulis

Entenda como uma boa gestão de vendas pode surpreender na hora de ter o seu próprio negócio

gestão de vendas

Se aventurar em ter seu próprio negócio é um desafio constante, principalmente se você trabalha com vendas. Todo mundo do setor sabe que o sucesso nesse ramo tem razões mais abrangentes e é muito mais complexo do que apenas o número de produtos que você movimenta no estoque.

Fidelização e atendimento de clientes, estratégias de marketing e gerenciamento de equipe, são apenas alguns exemplos de como uma boa gestão de vendas é necessária. Se você quiser alcançar resultados expressivos para o seu negócio a longo prazo, continue lendo este artigo

Gestão de vendas: o que é?

Gestão de vendas é o conjunto de todos os processos que envolvem as vendas de uma empresa. Ou seja, desenhar, implementar, monitorar, administrar e organizar tudo o que a sua empresa pensa no setor.

Por isso é sempre importante, além de conhecer muito bem os produtos, acompanhar de perto os profissionais e gestores que estão à frente dessa área.

Além disso, traçar as estratégias para que o produto saia da loja é algo que tem um caminho que deve ser bem analisado, que vai desde a precificação até o atendimento na ponta.

Como saber se estou fazendo certo?

A resposta é simples: planejando, executando e monitorando estratégias do setor de vendas. Existe uma série de fatores que podem lhe ajudar a compreender se você está fazendo uma boa gestão de vendas.

Se um cliente realiza uma compra e não acha que viveu uma boa experiência, o quê pode garantir que ele irá repetir a compra ou indicar para outras pessoas? A estratégia está vários fatores que tornam a compra uma experiência o mais positiva possível para o cliente.

Nesse sentido, ter uma equipe de confiança e motivada é um ponto essencial da gestão de vendas. Já falamos anteriormente aqui no site da Azulis, como no treinamento da equipe de funcionários que lidam diretamente com os clientes é essencial.

Sendo assim, avalie e treine sua equipe com certa regularidade. Lembre-se que são eles os responsáveis por fazerem com que a experiência de compra seja realizada positivamente. É preciso deixá-los sempre atualizados das melhores práticas e conteúdos do mercado.

Tenha controle de seu estoque.

Não adianta apenas contabilizar os números obtidos pela compra, sem ter o controle do fluxo de caixa e mercadoria. Isso é imprescindível!

Não é de hoje que sabemos que a boa saúde financeira é responsável pela equipe de funcionários motivados, investimento e estoque em dia.

Sendo assim, prezar pelo cuidado com a mercadoria e suas entradas e saídas é essencial para uma boa gestão de vendas.

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Envolva a equipe de Marketing com a de Vendas.

Parecem coisas separadas, mas o setor de marketing está completamente relacionado às vendas e, portanto, ambas devem estar alinhadas. A equipe de marketing é a responsável por saber tudo sobre as métricas e dados do mercado.

Se seu produto é vendido online, são eles que precisarão acompanhar todos os desempenhos nas redes para que mais vendas sejam realizadas. O marketing também é responsável por outra parte importante da gestão de vendas que é a fidelização dos clientes.

Parece pouco, mas vender a narrativa de que o seu produto oferece também é uma experiência, e faz com que os clientes retornem. E isso só é possível com uma equipe de marketing afiada no conceito do seu negócio, capaz propor estratégias de marketing atualizadas.

Sendo assim, outra dica essencial para a gestão de vendas é: acompanhe constantemente os resultados. Assim como o fluxo de caixa é essencial para entendermos a saúde financeira, o resultado das vendas é um dos termômetros para entender se o seu negócio está sendo bem sucedido.

Existem ferramentas especializadas nesse tipo de monitoramento. Você só precisa escolher àquelas estejam mais alinhadas às suas necessidades Faça um planejamento focado no perfil e nas especificidades do seu negócio e entenda os tipos de ferramentas mais interessante para a sua modalidade.

Ferramentas para minha gestão de vendas

Como foi dito anteriormente, existem diversas ferramentas que podem auxiliar na gestão de vendas. A tecnologia deve ser usada para facilitar diversos processos dentro do seu negócio.

Confira algumas áreas que você pode otimizar com softwares especializados:

  • softwares de gestão de vendas, fluxo de produtos e caixa;
  • softwares que mensuram os impactos dos algoritmos (Analytics) e anúncios online (search console);
  • softwares de relacionamento com o cliente ou CRM

O que é CRM

Um dos softwares mais importantes, e menos complexos, que você pode investir dentro do seu negócio é o CRM – Customer Relationship Management. Mas muito mais do que o software em si, o CRM também oferece uma série de estratégias de gerenciamento dos clientes. Assim como a gestão de vendas é um pacotinho de ações, pode-se dizer o mesmo do CRM.

Sobre esse assunto a Azulis produziu um vídeo que explica direitinho como ele funciona, e como pode ser importante para alcançar resultados surpreendentes para o seu negócio. Confira o vídeo e entenda como criar seu CRM e o porquê de sua importância.

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