Contas a receber: o que são e como fazer?

Por Redação Azulis

Saiba o que significa contas a receber e veja como esse controle pode ajudar a sua empresa a obter mais lucros.

Contas a receber

A administração de uma empresa não passa somente pelo cumprimento dos prazos, qualidade nos produtos ou serviços, manutenção de bons colaboradores e ter equipamentos modernos. É preciso manter o controle orçamentário, incluindo o planejamento das contas a receber, para evitar surpresas que possam influenciar negativamente no fluxo de caixa.

Diante dessa realidade, o empreendedor tem que ter foco e disciplina, utilizando estratégias que vão reverter em lucros e novos investimentos. Além disso, um bom controle das contas a receber torna os processos da empresa muito mais eficientes, já que você sabe exatamente tudo o que entra e sai de dinheiro. Para você não cair em ciladas, confira o artigo abaixo com dicas imperdíveis para ajudar o seu negócio.

O que são contas a receber?

O conceito de contas a receber é bem simples: trata-se das entradas de dinheiro que vão compor o caixa da sua empresa. Apesar disso, muita gente se enrola por conta da falta de organização. É aí que entra o tal planejamento financeiro.

Afinal, com todos os dados anotados em uma planilha ou software de gestão financeira, certamente ficará muito mais fácil saber exatamente quanto dinheiro a empresa deve receber, quais contas precisam ser pagas e se preparar para possíveis imprevistos.

Portanto, a dica é você sempre manter um cronograma financeiro para não se perder ao longo do tempo. 

Saiba como gerenciar seu negócio!

Confira as melhores ferramentas para gestão e faça seu negócio decolar Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Para que serve o controle das contas a receber?

Controlar os gastos da sua empresa é fundamental para manter a competitividade e também a qualidade nos produtos e serviços oferecidos. Para não se perder nas contas e fazer o correto fechamento de caixa, nada melhor do que sempre ficar de olho nas entradas e saídas, avaliando o que é importante ou mais urgente.

SAIBA+AZULIS: Movimento de caixa: o que é e como fazer o fluxo de caixa

Ao realizar um controle orçamentário adequado, pode-se evitar muitos erros, principalmente nas tomadas de decisões. Entre eles, podemos citar a correta precificação dos seus produtos ou serviços, a cobrança dos inadimplentes de uma maneira eficiente e assertiva, sem falar no auxílio na elaboração de estratégias que estimulem os clientes a pagar antecipadamente.

Por meio de um adequado controle das contas a receber, o seu negócio poderá se diferenciar da concorrência, pois haverá um fôlego financeiro para auxiliar em boas estratégias. Entre elas, destacamos o lançamento de campanhas de marketing, fidelização dos clientes através de descontos, brindes ou programas de fidelidade. Além disso, é possível investir na aquisição de novos equipamentos ou buscar mercados ainda inexplorados, como as vendas online.

No entanto, tudo isso só é possível quando o empreendedor faz a lição de casa no sentido de ter a devida consciência com as contas a receber, ou seja, mantenha o dinheiro da empresa dentro do negócio e faça do seu pró-labore a única retirada do mês. Isso porque muita gente sofre sérios problemas quando começa a utilizar o dinheiro da empresa para cobrir gastos pessoais, interferindo negativamente no setor financeiro. 

Por que o controle das contas a receber é importante?

Os empreendedores que realizam um controle das contas a receber conseguem melhorar a gestão do negócio. Afinal, ao manter todos os dados em uma planilha digital ou software de gestão financeira, o gestor consegue acompanhar as datas em que determinadas quantias vão cair na conta.

SAIBA+AZULIS: Ferramentas de gestão: o que são e quais as principais?

Assim, é possível realizar previsões financeiras que possibilitem negociações com instituições financeiras, com colaboradores em caso de pedidos de demissão, com fornecedores e, principalmente, haverá um indicativo sobre o padrão dos clientes. Com os dados organizados, o empreendedor saberá quem são os consumidores considerados bons pagadores e os que geralmente entram na fila da inadimplência.

Ainda, com o correto controle das contas a receber, é possível adotar medidas que auxiliarão nas cobranças, agilizando o recebimento dos valores em atrasos. Ou seja, quanto mais rápido ocorrer a recuperação, menor será o prejuízo na contabilidade. Além disso, existem muitas outras vantagens, tais como:

  • Melhora a gestão dos pagamentos;
  • Indica os bons e maus pagadores;
  • Auxilia na visualização da necessidade de caixa para os próximos meses;
  • Atualiza o fluxo de caixa;
  • Antecipa momentos de crise financeira;
  • Agiliza as cobranças administrativas e judiciais.

Como você pôde perceber, o controle das contas a receber é essencial na gestão de qualquer negócio, aliado a outras ferramentas para análise da empresa, como a avaliação 360º. Por isso, para você não errar, vamos mostrar como a medida deve ser feita na prática.

Como fazer o controle de contas a receber da sua empresa?

A primeira dica é você contar com um software de gestão, uma plataforma digital ou uma planilha para inserir os dados. Com o auxílio do sistema integrado, liste todas as contas e as coloque em ordem de recebimento. Assim, você consegue saber exatamente tudo o que entra e sai de dinheiro da empresa, datas e para que se destinam.

Aliás, quanto maior for a sua organização, melhores serão os resultados no setor financeiro e operacional da sua empresa. Portanto, não deixe de registrar mensalmente todos os recebimentos e pagamentos, assim como as contas a receber. Faça uma devida identificação dos inadimplentes e escolha as melhores maneiras de promover as cobranças.

Portanto, ao manter uma disciplina com as contas a receber, certamente você não vai comprometer o sucesso do seu negócio. No mais, estabeleça metas e vá projetando voos mais audaciosos para que as contas a receber trabalhem a seu favor, contribuindo com a evolução da sua empresa.

Viu como é importante manter o controle orçamentário em seu negócio? Quer sempre acompanhar as novidades sobre o mundo do empreendedorismo? Então acesse o site da Azulis e esteja sempre conosco! 

Saiba como gerenciar seu negócio!

Confira as melhores ferramentas para gestão e faça seu negócio decolar Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!