Empréstimo online: como fazer e contratar crédito pela internet

Por Redação Azulis

Precisa de crédito e quer contratar sem sair de casa? Aprenda neste artigo como fazer empréstimo online e conheça as regras.

Empréstimo online

Saber tudo sobre empréstimo online, como fazer e contratar, é um compromisso de todo aquele que precisa de dinheiro e quer a comodidade de resolver tudo pela internet. Até porque tomar crédito é um assunto sério, seja qual for o objetivo que você planeje dar ao dinheiro. Pode ser para quitar outra dívida e sair do vermelho, para investir na carreira ou até mesmo no próprio negócio.

As razões para buscar dinheiro extra são muitas. E o que não muda entre elas é a necessidade de aprendizado. A boa notícia é que você já está dando esse passo ao avançar na leitura deste artigo.

Vamos explicar como fazer um empréstimo online, quais são as regras para contratar crédito pela internet e muito mais. Quanto mais conhecimento se tem, menos riscos para quem solicita e para a empresa credora. Então, vamos começar?

Empréstimo online: como fazer em 5 passos

A expansão da internet e da digitalização em todas as atividades humanas levou à abertura de uma série de mercados. Do transporte particular até o segmento hoteleiro, não há mais ramo em que os serviços digitais não se façam presentes hoje.

SAIBA+AZULIS: Alienação fiduciária: o que é e como proceder nesses casos

Com o setor financeiro não foi diferente. Logo, a transformação digital fez com que as tradicionais instituições bancárias perdessem o monopólio das operações de crédito. Nesse contexto, surgem os bancos digitais e as fintechs como solução totalmente online para pessoas em busca de empréstimos com ou sem garantia.

Se você está convencido de que esse é o caminho mais prático, seguro e rápido para obter crédito, veja na sequência os passos necessários para ter êxito, mesmo que esteja negativado.

1. Conheça as regras

O primeiro passo é conhecer as regras desse tipo de operação.

Nesse sentido, é importante saber que existe o crédito sem garantia e com garantia de imóvel ou veículo.

Uma terceira modalidade é o crédito consignado, normalmente concedido a servidores públicos e aposentados, além do cartão de crédito. Cada uma dessas categorias trabalha com taxas, prazos e margens disponíveis que variam bastante de uma empresa para a outra. Cabe avaliar com cuidado todos esses fatores antes de tomar uma decisão.

2. Compare taxas

Você sabe o que significa o Custo Efetivo Total (CET)?

Esse é o fator mais relevante e de maior peso que você precisa considerar antes de tomar um empréstimo. Afinal, ele engloba todas as taxas mensais e anuais com as quais você deve arcar ao obter crédito. Quanto mais alto ele for, mais caro será o preço do dinheiro tomado.

3. Simule valores

Conhecidas as opções que atendem ao que você precisa, seja um empréstimo pessoal, para CNPJ ou com nome sujo, por exemplo, é hora de simular. Seu compromisso aqui é colocar lado a lado as empresas que oferecem crédito para tomar a melhor decisão.

Quer uma dica valiosa para aprender como fazer empréstimo online do jeito certo? A Azulis ajuda você a encontrar o crédito ideal. Conheça e simule agora as opções com as melhores taxas!

4. Escolha a empresa

Além do CET e as taxas, vale também conferir se a empresa é, de fato, transparente em suas relações com os clientes. No segmento financeiro, ainda existem aproveitadores que tentam induzir as pessoas ao erro, oferecendo crédito rápido e com facilidades demais.  Desconfie e, se tiver dúvidas, veja se a empresa está autorizada a operar pelo Banco Central.

5. Faça a solicitação

Cumpridas as etapas necessárias, é hora de finalmente fazer o pedido.

Ele deve se basear sempre em objetivos bem definidos e com o cuidado de não comprometer mais que 30% (alguns recomendam 20%) da sua renda mensal.  Você deverá escolher o valor e prazo para pagamento e, então, prosseguir no processo de análise até a liberação dos valores.

Como funciona um empréstimo online?

Depois de aprender como fazer empréstimo online, você pode ter alguma dúvida sobre seu funcionamento. Sobre isso, vale dizer que o mecanismo é idêntico ao do crédito tradicional. Ou seja: trata-se de uma operação financeira, na qual um banco adianta um valor por ordem do cliente que, por sua vez, se compromete a pagá-lo em prestações mensais.

No caso da modalidade online, a diferença fica por conta do local onde você e o banco/fintech têm o primeiro contato. Se, antes, tudo acontecia na agência física, hoje, o processo que começa no pedido de crédito até a aprovação é feito 100% pela web.

SAIBA+AZULIS: Empréstimo para empreendedor: crédito para quem tem empresa ou quer começar

Uma vez feita a solicitação, o banco analisa a sua situação e, dependendo do quadro, aprova ou não o pedido. Para encontrar uma empresa confiável, existem ferramentas nas quais você faz cotações em um único site. A Azulis é sua parceira de sempre na hora de pedir crédito online sem complicação e com segurança.

3 dicas para contratar e usar o crédito online

Além dos tópicos já destacados, é fundamental ter atenção às dicas a seguir. Elas vão ajudar você a evitar que um empréstimo vire uma dívida e também pagar com muito mais tranquilidade.

Confira!

1. Fazer um planejamento

A inadimplência tem na falta de planejamento uma das suas causas mais frequentes. O cenário é conhecido: bancos oferecem crédito com facilidade, muitos deles com liberação instantânea de dinheiro.

O cliente desavisado toma o crédito, sem saber quanto vai pagar no total e sem considerar a dívida de longo prazo. Para evitar isso, não basta saber como fazer empréstimo online. O planejamento financeiro é a sua melhor garantia de que terá condições de honrar os compromissos assumidos e de fazer bom uso do crédito contratado.

2. Usar ferramentas online

Esse planejamento, por sua vez, pode ser formatado com recursos disponíveis online.  Existem diversos sites e portais de finanças nos quais é possível baixar planilhas nas quais você poderá lançar seus gastos enquanto estiver pagando pelo empréstimo.

3. Nunca decida na emoção

Por último, mas não menos importante, só decida por pegar um empréstimo se realmente não houver alternativa. Lembre-se de que o dinheiro creditado em sua conta tem um preço, portanto, é esse valor a ser pago que você deverá ter em mente quando tomar crédito.

Sendo assim, quanto mais racional e ponderada for a sua decisão, menos riscos de se tornar um devedor você correrá.

Esperamos que essas dicas sobre como fazer empréstimo online ajudem você ao tomar crédito, quando e se precisar. Nesse momento, conte com a Azulis para ter todo o suporte em informação financeira. No blog Vida de Dono, você tem conhece histórias inspiradoras e ainda aprende e se informa!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!