Ficha de cadastro: o que é e qual a importância?

Por Redação Azulis

Saiba quais os dados necessários para preenchê-la e confira as vantagens que ela pode trazer

Para uma empresa ser bem-sucedida, não basta ter bons produtos, oferecer serviços de qualidade ou ter uma boa estratégia para atrair o público. É preciso, acima de tudo, manter o cliente. E para isso, você precisa conhecê-lo e cultivar o relacionamento, bem como estreitá-lo. É aí que entra a ficha de cadastro. Ela é, certamente, um dos passos mais importantes para impulsionar suas vendas.

O que é ficha de cadastro?

A ficha de cadastro é uma forma de organização das informações de clientes em um banco de dados ou arquivo. Ela pode ser tanto física quanto virtual e é utilizada por todas as áreas da empresa. Com o cadastro, você pode, por exemplo, emitir nota fiscal, fazer um contato telefônico, preparar um fatura ou enviar uma correspondência.

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Para que serve uma ficha de cadastro?

A ficha de cadastro tem várias especificidades. Conheça alguns dos objetivos de realizar o cadastro de clientes:

  • Habilitar o cliente para operações que precisam ser validadas, como, por exemplo, contratar, comprar e tomar empréstimos;
  • Estreitar o relacionamento com os clientes;
  • Registrar todas as informações dos clientes para contratações de serviços e/ou compra de produtos futuras;
  • Identificar novos fornecedores e/ou novos clientes a serem consultados em prospecções futuras;
  • Ajudar na comprovação da capacidade e idoneidade das informações.

Dados importantes para uma ficha de cadastro

Ao compor uma ficha de cadastro, algumas informações são essenciais. Confira as mais importantes:

  • Nome;
  • CPF;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Data de nascimento;
  • Sexo

Você pode elaborar ainda mais essa ficha de cadastro adicionando o histórico de compras do cliente, bem como acrescentando os serviços e produtos preferidos e a frequência com que eles são consumidos. Ademais, incrementar com informações como hobbies e a profissão também podem ser relevantes.

Qual a importância de fazer uma ficha de cadastro?

Agora que você já sabe o que é uma ficha de cadastro, é hora de entender a importância dela e conhecer as vantagens que ela pode proporcionar:

  • Conhecimento do cliente

Para elaborar uma estratégia de venda, você precisa saber quem é o seu cliente. Uma ficha de cadastro proporciona à empresa informações valiosas do consumidor: dados pessoais; preferências e hábitos; aniversário; datas em que costuma realizar compras; o que procura e onde gasta.

  • Fidelização

Com a ficha de cadastro, você pode investir no pós-venda e dar ao seu cliente um atendimento personalizado, oferecendo a solução de problemas, bem como apresentar novos produtos e realizar promoções. É possível ainda informar sobre eventos que podem ser de interesse dele.

  • Conquista de mais clientes

O uso da ficha de cadastro de forma bem feita passa uma imagem positiva da empresa e garante satisfação ao cliente. Com isso, a propaganda boca a boca de consumidores falando bem de você faz com que mais pessoas se sintam atraídas a procurar seus serviços ou produtos.

  • Melhora do serviço ou produto

Um benefício bem importante da ficha de cadastro de clientes é ter um feedback sobre o que você oferece. Com um bom uso dela, você pode saber a opinião dos seus consumidores sobre o seu serviço ou produto. Se eles ficaram satisfeitos com seu atendimento e/ou se podem sugerir melhorias.

  • Vender mais para o cliente

Com os dados obtidos através da ficha de cadastro, você pode realizar novas ofertas para o cliente e, assim, concretizar mais vendas, ainda mais se o tipo de produto/serviço que oferece é de uso recorrente.

  • Criar network

Com um relacionamento estreito com seus clientes, você pode ainda vislumbrar outras oportunidades de negócio com os mais próximos, podendo transformá-los, por exemplo, em futuros sócios ou parceiros da empresa.

Sabendo de todas essas vantagens, é hora de colocar a mão na massa. Comece a fazer logo a ficha de cadastro dos seus clientes e obtenha um retorno importante nas vendas.