Controle de qualidade: saiba por que é tão importante para a sua empresa

Por Redação Azulis

Descubra o que significa esse conceito e como ele impacta diretamente nos resultados do negócio

Controle de qualidade

O que é controle de qualidade?

O controle de qualidade é um sistema adotado para medir a qualidade de serviços e produtos de acordo com as especificações técnicas.
O controle de qualidade buscar promover a satisfação dos colaboradores, fornecedores e consumidores.  Por isso, essa técnica considera acima de tudo, a opinião do cliente e dos consumidores finais do produto. Preocupa-se também com relação de compra e venda, para atender as expectativas dos clientes.

Qual a importância do controle de qualidade?

Prezar pela gestão da qualidade é fundamental para a satisfação dos clientes de uma empresa. Entregar produtos e serviços que atendam às expectativas dos clientes não é vantagem competitiva, mas obrigação.

SAIBA+AZULIS: Entenda o ciclo PDCA e suas etapas

Ter um controle de qualidade rigoroso é extremamente importante, pois só assim é possível elevar o volume de vendas e, consequentemente, o faturamento.

Porém, controle de qualidade não significa excelência ou ser sempre o melhor, mas estar sempre em conformidade com requisitos pré-estabelecidos, buscando garantir a satisfação dos clientes. Garantir a qualidade dos seus produtos e serviços é saber promover melhorias contínuas nos processos produtivos.

Errar ou falhar, é normal mas não devem ser apenas solucionados. Devem ser estudados a fim de verificar o ocorrido e assim encontrar solução para que esse problema não se repita.

Qual a diferença entre controle de qualidade e gestão de qualidade?

As palavras “controle” e “gestão” têm significados similares, porém com uma pequena diferença.
Controle de qualidade é o monitoramento final de um produto. Ele certifica qualidade e consistência, ou seja, acompanha todos os processos de produção, garantindo que o produto atenda aos requisitos do mercado.
Gestão da qualidade é o alinhamento e a padronização de todos os processos e pessoas da empresa também a fim de garantir que os produtos ou serviços  atendam tanto às expectativas do mercado, quanto às exigências legais e éticas que regem cada segmento empresarial.
Em resumo, a gestão é o controle durante o processo de um produto. O controle é do “produto final”, se ele chegou no que era previsto.

O que é um sistema de controle de qualidade?

Um sistema de controle de qualidade é um conjunto de normas, procedimentos e instruções utilizados para monitorar a produção de produtos ou prestação de serviços e garantir que estejam sempre em conformidade com especificações e tolerâncias.

SAIBA+AZULIS: NPS: o que é o Net Promoter Score?

Ações e práticas de controle de qualidade modernas envolvem todos os níveis da empresa: desde o diretor até quem trabalha no dia a dia da operação. Por isso, é necessário comprometimento de todos.

Dicas para um controle de qualidade efetivo

Gerência participativa

Líderes que estejam dispostos a ouvir devem estar dispostos a motivar, delegar e informar funcionários. São eles os que formarão as equipes de funcionais de trabalho. E a participação de todos dentro de uma empresa na busca por soluções melhora o convívio com clientes e fornecedores.

Comunicação transparente

A missão, visão e os objetivos da empresa devem ser comunicados para todos, inclusive para os seus clientes.

Satisfação do cliente

Buscando atingir e superar as expectativas dos clientes, crie ações de atendimento e parcerias, focando sempre no diálogo.

Aprimoramento dos funcionários

A valorização e capacitação dos funcionários é essencial para o controle de qualidade. Motivar a satisfação no ambiente de trabalho ajuda a aumentar o potencial e a iniciativa.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!