Modelo de carta de apresentação de empresa: use agora

Por Redação Azulis

Um modelo de carta de apresentação de empresa pode ajudar você a conquistar clientes e parceiros. Veja ideias para se inspirar.

Saber escrever uma boa carta de apresentação de empresa pode ser a chave para conquistar novos clientes. Porém, nem sempre é possível ter um encontro pessoal para mostrar todos os benefícios de contratar determinado serviço. Nesses casos, a melhor opção é redigir uma carta de apresentação comercial.

Apesar de ser nomeada como carta, ela pode ter vários formatos, ou seja, pode ser um e-mail, conteúdo em Power Point ou vídeo, que tem o objetivo de mostrar, de forma sucinta e assertiva, o que a empresa tem a oferecer para os seus clientes.

O seu envio pode ocorrer por pedido dos possíveis parceiros ou por falta de outra oportunidade de falar sobre o negócio. Independentemente do caso, é importante fazer, ao menos, um contato antes de mandar o documento, se não pessoalmente, por telefone ou mensagem eletrônica.

Mas afinal, o que é necessário conter em uma carta de apresentação de empresa? É isso que nós vamos te ensinar ao longo deste post. Além de dicas de redação e de situações que pedem esse tipo de conteúdo, nós preparamos um modelo de carta que você pode começar a usar agora mesmo. Boa leitura!

Modelo de carta de apresentação para a sua empresa

Para inspirá-lo, nós preparamos um modelo que pode ser adaptado de acordo com as necessidades do emissor e do destinatário. Sem esquecer que, não necessariamente, precisa ser em formato de carta.

Carta

Prezado(a),

Conforme identificado em nosso contato, você está precisando de uma solução imediata e eficaz para o seu problema. Por isso, escrevemos, em nome da nossa empresa, _____________________, pois temos a certeza de que podemos resolver as suas questões.

A excelência de nossos serviços pode ser comprovada por mais de 20 anos de experiência e pelo atendimento de ________ clientes. Entre eles, ____________, ____________, ____________, que podem atestar a satisfação e o sucesso da nossa parceria.

Para conhecer melhor a nossa empresa, você pode acessar o site_________________.

Ficamos à disposição para mais informações e para a imediata elaboração de um plano de ação.

Cordialmente,

Seu nome, empresa/cargo, telefone (dois números), e-mail, site e endereço comercial.

E-mail

Assunto: Comece já a resolver os problemas da sua empresa

Olá!

Conforme identificado durante o nosso contato, você está precisando de uma solução imediata e eficaz para sanar o problema da sua empresa. Por isso, te enviamos este e-mail, pois temos certeza de que podemos resolver as suas questões com excelência.

Para que você possa conhecer melhor os benefícios de fechar uma parceria conosco, preparamos uma breve apresentação, que está em anexo neste e-mail.

Ficamos à disposição para mais informações e para a elaboração de um plano de ação imediata.

Abraço,

Assinatura de e-mail.

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Dicas para escrever uma carta de apresentação de empresa

Como mencionado anteriormente, nós estamos aqui para inspirar você a escrever a melhor carta de apresentação de empresa e conquistar novos clientes e parceiros. Dito isso, além do modelo fornecido acima, nós preparamos algumas dicas, caso você prefira redigir o texto de uma outra forma.

Vamos às dicas, que valem para qualquer formato de apresentação:

  • Seja breve, claro e objetivo;
  • Use de forma correta a língua portuguesa;
  • Evite formalidade em excesso;
  • Ofereça, em primeiro lugar, a solução para o problema do possível cliente;
  • Fale dos benefícios de contratar a sua empresa;
  • Mencione rapidamente algumas informações burocráticas;
  • Fale dos seus principais clientes;
  • Mencione números relevantes do seu negócio;
  • Faça um fechamento propondo o próximo passo da relação, como agendamento de uma visita.

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Em quais situações a carta de apresentação se aplica

Na situação ideal, a carta de apresentação deve ser usada apenas quando solicitada pelo contratante em potencial e respeitando as necessidades pedidas, como itens burocráticos, lista dos principais clientes, benefícios e áreas de atuação.

Porém, ela pode ser utilizada em algumas outras circunstâncias. Sejam elas aquelas que impossibilitam um contato pessoal, para falar sobre a empresa, ou em ocasiões que possam surpreender positivamente o destinatário do conteúdo, sendo um diferencial em relação aos concorrentes.

O que não pode faltar na carta

Para que a apresentação sobre o seu negócio não seja um tiro no próprio pé, você precisa estar por dentro de todas as informações que estiverem contidas na carta. Assim, seguindo este roteiro, as suas chances de conquistar um novo cliente aumentam consideravelmente.

E-mail

  1. Assunto objetivo e impactante;
  2. Parágrafos curtos e vendedores de ideias;
  3. Frases curtas e na ordem direta: sujeito, verbo e complemento;
  4. Saudação cordial, evitando a formalidade;
  5. Desenvolvimento assertivo da ideia principal;
  6. Informações completas em uma apresentação em anexo;
  7. Conclusão com clareza de disponibilidade para aprofundar a relação;
  8. Despedida cordial, evitando a formalidade.

Carta

  1. Saudação respeitosa, a mais usada ainda é o prezado (a);
  2. Parágrafos curtos e vendedores de ideias;
  3. Frases curtas e na ordem direta: sujeito, verbo e complemento;
  4. Desenvolvimento assertivo da ideia principal, ou seja, vender os serviços e/ou produtos da empresa;
  5. Conclusão com clareza de disponibilidade para seguir em contato
  6. Despedida cordial;
  7. Formatos de carta de apresentação de empresa.

Formatos de conteúdo para carta apresentação de empresa

Agora que você já sabe como fazer e quando usar esse tipo de documento, está na hora de descobrir quais são os principais formatos possíveis para o envio do conteúdo.

Carta

O envio por carta, com entrega terceirizada ou pelos Correios, está em desuso. Mas pode ser usado em alguns casos quando pedido pelo cliente a ser captado, quando não há outra forma de envio ou mesmo quando pode tornar-se uma grata surpresa para o recebedor.

E-mail

Mais comum e usual, pode ser enviado como um teaser, em estilo e-mail de venda, de convite para uma conversa pessoal, em que poderá ser apresentado um conteúdo mais completo; trazer todo o conteúdo, o que pode tornar a mensagem longa; ou ser a introdução para uma apresentação anexada ao e-mail.

Apresentação em Power Point

Nesse formato, é possível passar informações mais completas, porém, isso deve ser feito de forma objetiva. O ideal é contar com quatro ou cinco slides, falando dos serviços e/ou produtos que podem ser ofertados especificamente àquele cliente.

Sendo assim, a ideia é fazer um conteúdo personalizado para cada captação, pois assim é possível focar nas soluções necessárias para aquele parceiro.

Pronto! Agora que você já está preparado para enviar a melhor carta de apresentação e conquistar novos parceiros para a sua empresa, descubra as 5 coisas que você tem que fazer no seu negócio em 2020.

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