Como fazer uma apresentação de empresa para impressionar seu público

Por Redação Azulis

A apresentação da empresa é decisiva para atrair novos parceiros, investidores ou clientes, por isso é crucial que você saiba elaborá-la!

apresentação de empresa

Todo empreendedor de sucesso precisa saber se comunicar com clareza e passar uma imagem confiante para sua equipe, fornecedores e parceiros comerciais. E entender como fazer uma apresentação de empresa é crucial para alcançar esse objetivo, já que ela impacta na primeira impressão que terceiros terão sobre seu negócio.

Quer se aprofundar no assunto e elaborar uma apresentação impecável? Então continue lendo este artigo em que explicamos as primeiras informações a serem transmitidas, como definir seu objetivo, como determinar a linguagem a ser utilizada, o que não exibir na apresentação, como fazer um bom design, entre outras dicas relevantes. Confira a leitura!

Por onde começar?

Depois de cumprimentar o público, as primeiras informações que devem ser transmitidas são sobre a própria empresa, como:

  • responsáveis: apresente-se e cite os outros responsáveis pelo projeto;
  • missão: é o propósito fundamental da organização, ou seja, o motivo pelo qual ela foi criada;
  • valores: são os princípios e crenças que baseiam as decisões do negócio;
  • visão: é o futuro que a organização busca alcançar;
  • atividade: a ideia principal do negócio, que é o produto ou serviço oferecido pela organização.

Lembre-se que você não deve simplesmente descarregar esses dados para seu público, é importante fornecer essas informações de uma forma mais natural e fluída.

Defina o objetivo

O objetivo da sua empresa deve estar bem claro e ser transmitido de uma forma direto para seu público. Para isso, faça a seguinte pergunta antes de estruturar a apresentação: o que eu pretendo atingir com essa apresentação? Anote a resposta em um papel e direcione todos seus argumentos e dados ao redor do objetivo. Há muitas finalidades que podem ser escolhidas, como:

  • melhorar uma atividade;
  • vender algo novo;
  • conquistar um público diferente;
  • apresentar sua proposta de valor;
  • reposicionamento da marca; entre outros.

Caso você tenha dificuldades de estabelecer esse objetivo, adote algumas estratégias como fazer uma pesquisa de mercado, relembrar os motivos pelos quais a organização foi criada, consultar seu planejamento estratégico e consultar a missão da empresa etc.

Mensagem, linguagem e público-alvo

Toda a apresentação precisa ser direcionada para um público-alvo bem determinado. Por exemplo, de nada adiantaria utilizar termos técnicos se os ouvintes não os compreenderão. Também é possível que a sua audiência seja bastante especializada, tornando viável o uso de termos mais complexos, o que pode acontecer em um congresso ou evento de ciências contábeis, por exemplo.

Para usar a linguagem adequada e transmitir a mensagem correta, trace o perfil do seu público observando as seguintes informações:

  • nível de escolaridade;
  • interesses corporativos;
  • nível de conhecimento técnico;
  • idade média ou geração — espaço de tempo em que nasceram;
  • entre outros aspectos relevantes.

Defina o estilo de linguagem a partir dessas informações, tornando a apresentação mais técnica, formal, informal, simples entre outras características. Se você não estiver acostumado ou tiver problemas em conseguir utilizar outra linguagem, anote em um rascunho tudo que precisará ser falado e leia diversas vezes, auxiliando-o na memorização dos termos.

O que não colocar em uma apresentação de empresas

Muitos erros passam despercebidos pelo conferente, porém, eles ainda podem prejudicar bastante sua performance. Veja a seguir alguns elementos — tanto na sua fala como no seu slide — que não devem estar presentes na apresentação:

  • imagens escolhidas sem critério: cada uma das imagens usadas no seu slide precisa ser muito escolhida e relevante para o objetivo da atuação;
  • textos que não tragam nada de novo: os textos dos slides não devem apenas lembrar o palestrante do que falar, eles precisam trazer conteúdos relevantes que auxiliem no raciocínio do ouvinte;
  • siglas de termos técnicos: evite usar nomenclaturas e siglas de termos que seu público pode não conhecer;
  • texto com fonte pequena: textos dos slides devem ter fontes que sejam facilmente legíveis para todos os palestrados;
  • forte contraste: não utilize cores que criam fortes contrastes, dê preferência para tons agradáveis.

O poder de um bom design

O visual da apresentação é uma parte importante da comunicação, podendo torná-la agradável ou não. Há vários elementos visuais que você precisa ter atenção para garantir um bom design, entenda os principais deles abaixo.

Logo

A logo é um símbolo que representa e transmite a ideia principal da empresa, tratando-se de um item necessário para a abertura do material e para o posicionamento do negócio de forma coesa.

Cores

Deve-se ter uma paleta ou padrão de cores que determinará os tons que representam a organização e que serão usadas durante toda a apresentação.

Tipografia

A tipografia é o tipo de letra ou fonte utilizada nas campanhas de marketing, no slogan e outros textos ligados à marca. Geralmente são utilizadas cerca de três tipografias e elas se assemelham à fonte da logotipo.

Capa

Esse é o primeiro slide de uma apresentação, consistindo na primeira visão que o público-alvo terá sobre o seu negócio. Após, o segundo slide deve conter o nome da empresa e uma frase contendo seu objetivo.

Textos curtos

Textos curtos, diretos e objetivos reduzem a quantidade de slides necessários e otimiza a apresentação. Por isso cada palavra deve ser bem pensada para que o conteúdo não se estenda além do necessário.

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Dicas pertinentes

Ainda há muitas outras técnicas que podem ser aplicadas em uma apresentação. Neste tópico listamos outras 7 dicas de como organizar as informações para criar uma apresentação criativa, organizada e interessante. Confira-as:

  • faça um raporte inicial, que é uma descontração com a plateia com a finalidade de deixar todos à vontade;
  • apresente todos da sua equipe e explique como eles contribuíram para o projeto;
  • estruture o encadeamento lógico da apresentação, fazendo com que tudo se encaixe e faça sentido;
  • demonstre esforço e dedicação no seu projeto, pois isso faz com que ele seja mais valorizado;
  • deixe a solução do seu negócio muita clara para seu público;
  • faça um resumo final e rápido de toda a apresentação;
  • ouça sua público ao final da apresentação e permita que ela tire dúvidas.

Agora que você sabe como fazer uma apresentação de empresa elogiável, conseguirá atrair o interesse e trazer uma ótima imagem do seu negócio para seus clientes, investidores, parceiros e qualquer outra pessoa para o seu negócio.

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