Como elaborar planejamento estratégico de uma empresa: passo a passo

Por Redação Azulis

O planejamento estratégico de uma empresa define as ações que serão adotadas para atingir seus objetivos. Aprenda a fazê-lo.

planejamento estratégico de uma empresa

Você já deve ter ouvido falar sobre o planejamento estratégico de uma empresa. Mas o que esse instrumento é, de fato? E como fazê-lo e aplicá-lo em seu negócio?

Apesar de, muitas vezes, parecer um processo complexo, criar e adotar estratégias para o seu empreendimento é mais simples do que você imagina. Além disso, os resultados podem ser muito positivos para o negócio.

Assim, continue por aqui para saber o que é e como elaborar planejamento estratégico do jeito certo, passo a passo. Confira todas as dicas!

Planejamento estratégico de uma empresa: o que é?

Planejamento estratégico é o processo de definir um objetivo para o negócio e as maneiras que a empresa adotará para alcançá-lo.

O plano deve ser claro e objetivo, contendo prazos, orçamentos e metas de resultado. Além disso, ele precisa especificar todos os recursos necessários para o alcance do que ficou estabelecido.

Para entendermos com mais clareza do que se trata o planejamento estratégico, podemos compará-lo com um roteiro de viagem. Quando você vai viajar, precisa definir um destino e data, certo? Será necessário, ainda, pesquisar pelas formas de chegar até lá, hospedagem, alimentação e o quanto tudo isso vai custar, por exemplo.

Com a sua empresa, não é diferente. Ao fazer um plano estratégico, você deve visualizar um “lugar futuro” aonde quer chegar com o negócio. Ele pode ser um número X de faturamento, um acréscimo de Y% na lucratividade, a ampliação do mercado de atuação da empresa, entre outros.

Portanto, definir um objetivo e traçar estratégias para seu alcance pode trazer resultados reais e duradouros para o empreendimento. E é por isso que você deve aprender como elaborar planejamento estratégico de uma empresa.

Para que serve um planejamento estratégico

A principal função de traçar e seguir um planejamento estratégico de uma empresa é o alcance dos objetivos definidos. Através da elaboração do plano, toda a equipe passa a compreender as metas e trabalhar sobre elas.

Além disso, é possível visualizar com mais clareza todos os aspectos do negócio que estão relacionados ao objetivo. Por exemplo, se uma empresa deseja diversificar seus canais de venda abrindo uma loja virtual, ela deverá compreender todos os mecanismos do e-commerce e de sua própria estrutura para enfrentar o desafio.

Vale lembrar que o planejamento estratégico pode ser aplicado a qualquer área da empresa ou envolvendo o negócio como um todo.

Benefícios do planejamento estratégico para empresa

Fazer um planejamento estratégico demanda tempo e atenção. Apesar disso, o processo traz muitos benefícios para o seu negócio. Confira alguns deles na lista:

  • Objetivos claros e bem definidos: foco no que realmente importa para o alcance;
  • Metas ousadas e alcançáveis: motivação para a equipe trabalhar no plano;
  • Recursos bem utilizados: dinheiro, material, tempo e pessoal devidamente alocados, sem desperdícios;
  • Mensuração dos resultados: é possível calcular o andamento do projeto (suas evoluções e atrasos), fazendo os ajustes necessários sempre que possível;
  • Objetivos alcançados com entendimento do processo: nada de sorte! Com o plano, sua empresa entenderá o caminho do sucesso e poderá repetir a dose de acertos.

Como elaborar planejamento estratégico de empresa

Como a gente falou logo no início deste texto, a elaboração do plano estratégico da empresa pode ser simples. Mas, para isso, tenha atenção e foco a este passo a passo:

1 – Defina um objetivo

Um plano só existe se o objetivo for específico. Não existe essa de “apenas quero aumentar as vendas da empresa”, dentro do planejamento estratégico.

Por isso, seja o mais detalhado possível: “aumento de 15% das receitas totais em um período de um ano, com foco na diversificação dos canais de vendas da empresa”, por exemplo.

2 – Defina as estratégias

Como a organização vai trabalhar para alcançar os objetivos? Quais os caminhos devem ser tomados? Estude as possibilidades e cenários, criando rotas e definindo ações para o plano.

3 – Defina recursos

O que é necessário para que o objetivo seja alcançado em termos de mão de obra, materiais, espaço, tempo, dinheiro e outros? Veja, ainda, o que a empresa tem e o que ela deverá conquistar para colocar o plano em prática.

4 – Defina metas

As metas podem ser entendidas como o objetivo dividido em pequenos pedaços. Assim, ao alcançar uma meta, você está chegando mais próximo do objetivo. E é isso que você quer ao aprender como elaborar planejamento estratégico de uma empresa.

5 – Coloque o plano em prática – e revise!

Um plano estratégico que fica na gaveta não funciona. Por isso, coloque a mão na massa e vá ajustando o que for necessário durante a sua execução.

3 ferramentas para fazer planejamento estratégico

Quer uma ajudinha na hora de elaborar o seu roteiro rumo ao sucesso? Algumas ferramentas são muito úteis para facilitar a elaboração do plano. Confira:

  1. Análise SWOT: avalie forças e fraquezas da empresa em contraponto a oportunidades e ameaças do mercado;
  2. 5 Forças de Porter: analise a influência de concorrentes, fornecedores, clientes, novos entrantes e produtos substitutos sobre o negócio;
  3. Meta SMART: crie metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo para o empreendimento.

Ao elaborar um planejamento estratégico de uma empresa, você tem muito mais chances de alcançar os objetivos definidos. Quer mais dicas para o sucesso do seu negócio? Então acompanhe o portal Vida de Dono, do site da Azulis!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!