Objetivos estratégicos: o que são e como definir?

Por Redação Azulis

Os objetivos estratégicos respondem onde a empresa deseja chegar. Veja como definir metas e as ações efetivas.

Objetivos estratégicos

Qual é a diferença entre as empresas que realmente crescem e aquelas que fecham as portas? Dentre tantos fatores que podem implicar na realidade de cada uma delas, um ponto primordial, e que se encontra lá no início de todo o processo, é a criação de objetivos estratégicos.

Os objetivos estratégicos são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de empresas de pequeno, médio e grande porte, independentemente do setor de atuação.

Por isso, entender o que realmente são esses objetivos e como defini-los para o seu negócio pode ser a peça chave que faltava para a evolução da sua empresa.

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O que são objetivos estratégicos

Os objetivos estratégicos nada mais são que a definição dos resultados que a sua empresa pretende atingir dentro de um determinado período de tempo.

Os objetivos são comumente utilizados para definir todo o planejamento estratégico da empresa, permitindo que as equipes sejam capazes de levantar quais serão as metas mês a mês para alcançar o resultado esperado no fim do ano, por exemplo. É importante que eles sejam criados com critérios quantificáveis, permitindo, assim, a mensuração através de indicadores.

Esse norte no planejamento dos negócios ajudará a enxergar um real progresso da empresa e permitirá que os gestores tenham uma visão muito mais transparente do que está acontecendo dentro da organização.

No entanto, sempre existem dúvidas sobre como definir os objetivos estratégicos e, principalmente, como não os confundir com as metas da empresa.

Para que você não caia nessa mesma situação, separamos alguns exemplos de objetivos estratégicos comuns dentro das empresas: 

  • Redução do ciclo de vendas;
  • Aumentar o índice de satisfação do cliente;
  • Aumentar a geração de leads;
  • Aumentar o faturamento anual em 25%;
  • Aumentar as vendas em uma região específica etc.

Com esses objetivos definidos, você poderá criar as metas da sua empresa. Considerando um cenário em que os objetivos estratégicos foram pensados a nível anual, uma sugestão para a periodicidade das metas é mensal.

No exemplo da redução do ciclo de vendas, as metas mensais podem ser divididas em descobrir os gargalos, melhorar os processos, melhorar os conteúdos, preparar a equipe e, claro, mensurar os efeitos de cada nova ação na redução do processo de vendas.

Para um objetivo sobre o aumento do faturamento em 25%, por exemplo, as metas podem ser aumentos mais “suaves” ao longo dos meses. Nesse sentido, seria necessário analisar quais foram os números dos meses anteriores, e fazer uma previsão de melhora de aproximadamente 2,5% ao mês, totalizando a expectativa prevista no objetivo estratégico.

É importante esclarecer as diferenças entre metas e objetivos, para que os dois conceitos não se confundam, e seja possível realmente conquistar os números e todo o crescimento esperado para a instituição.

Para que servem os objetivos estratégicos

Os objetivos estratégicos servem para nortear a empresa nas suas próximas ações. Um dos erros mais comuns dos empresários dos mais diversos ramos e donos de empresas dos mais diversos portes, é justamente não saber onde a empresa está e para onde ela deve ir, com expectativas realistas e um objetivo claro.

SAIBA+AZULIS: Modelo de planejamento estratégico: aprenda a fazer um projeto eficiente para a sua empresa

Com a definição de objetivos específicos, é possível visualizar o momento atual da sua empresa e identificar quais são as oportunidades para o próximo ano, quais são as expectativas e, com base nisso, estabelecer metas factíveis para as equipes.

Como definir objetivos estratégicos: passo a passo

Para definir os objetivos estratégicos da sua empresa, é preciso tomar alguns cuidados. Separamos um passo a passo que irá ajudá-lo a encontrar os objetivos ideais para a organização.

Passo 1: defina a missão, a visão e os valores

Antes de começar a pensar no seu objetivo estratégico, é fundamental saber qual é a missão, a visão e os valores do seu negócio. Entender esses três pilares irá ajudá-lo a encontrar o caminho a seguir nos próximos meses.

Vamos entender os conceitos:

  • A missão é o propósito fundamental do seu negócio: por qual motivo e para que ele existe;
  • A visão é a representação do futuro para a organização: é nesse momento que você define onde quer chegar com a existência do seu negócio;
  • Os valores são, portanto, as crenças e princípios que guiam as ações da sua empresa.

Passo 2: analisar os registros da sua empresa

Esse é um detalhe que, infelizmente, poucas empresas se atentam, e que faz toda a diferença: é necessário analisar os registros da empresa e avaliar como foi o desempenho do seu negócio nos últimos anos.

Entender o histórico da sua empresa permitirá que você visualize se existem sazonalidades, quais foram os momentos de maior lucro para o seu negócio e quais meses foram mais difíceis.

Identificar esses padrões permitirá que você consiga visualizar o próximo ano, ao fazer o seu planejamento, de forma muito mais clara e eficiente, aumentando as chances de definir um objetivo condizente com a realidade da organização.

Passo 3: analisar o atual momento do mercado

Além de analisar o histórico da sua empresa, também é importante avaliar a situação atual do mercado em que você está inserido.

É hora de fazer uma pesquisa para entender tendências de mercado, desafios que foram enfrentados, quais empresas conseguiram sair à frente, conquistar maior vantagem competitiva e muito mais.

Passo 4: definir, de fato, os objetivos estratégicos do seu negócio

Depois de todas essas análises, finalmente é hora de definir os seus objetivos estratégicos. Agora que você já sabe quais são as sazonalidades e o histórico da sua empresa, como está o momento atual do mercado e qual é sua visão, missão e valores, é hora de descobrir o que conquistar no próximo ano.

Dentre os objetivos mais comuns das empresas de diversos portes e segmentos, estão:

  • Redução de custos em x%;
  • Melhorar o índice de capacitação dos funcionários em x%;
  • Aumentar os lucros em x%.

É importante se lembrar de estabelecer objetivos mensuráveis, para permitir que você realmente analise e consiga visualizar o progresso da empresa.

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Ferramentas que ajudam a definir uma estratégia

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para auxiliar os gestores durante a definição e mensuração dos resultados, focando sempre em um objetivo estratégico.

Dentre as diversas opções, existem técnicas de gestão de tarefas, como o famoso kanban, e até plataformas que podem trazer benefícios para empreendedores de pequeno, médio e grande porte, como Trello, planilhas Google e até Runrun.it. 

SAIBA+AZULIS: Ferramentas de gestão: o que são e quais as principais?

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta que está ganhando a atenção dos empresários. Criada por Norton e Kaplan, a BSC divide a realidade da empresa em quatro diferentes perspectivas, que ajudarão a nortear a empresa. São elas: financeira, clientes, interna/processos e aprendizagem/crescimento.

Ao definir as perspectivas da empresa, você poderá enxergar cada uma dessas áreas de forma muito mais transparente e clara, permitindo a definição de objetivos estratégicos para cada uma delas. 

Quando usamos a estratégia BSC, conseguimos criar uma conexão entre tudo o que envolve os resultados do negócio: intenções, objetivos, projetos, execução e, claro, a mensuração.

Entender o que são os objetivos estratégicos da sua empresa é fundamental para garantir uma melhora significativa nos resultados e nas expectativas para os próximos meses.

Detalhes de gestão são sempre importantes e realmente fazem a diferença para que os empreendedores consigam alcançar os resultados esperados e sejam capazes de melhorar o desenvolvimento da organização.

Quer continuar aprendendo sobre o tema? Confira nosso artigo como a gestão de estoque pode ajudar o seu negócio.

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