Quais são os setores de uma empresa e como definir

Por Redação Azulis

Entenda melhor sobre como se divide uma empresa, como é cada um de seus setores e como defini-los

Você, que está iniciando um negócio próprio ou próximo da sua inauguração, sabe quais são os setores de uma empresa?

Essa é uma preocupação importante e o momento é bastante oportuno para pensar a respeito. Estruturar bem as áreas de uma organização é fundamental para garantir a qualidade das operações.

Os setores de uma empresa variam de acordo com a tarefa executada, mas suas atividades são complementares. Assim como uma engrenagem, é a sinergia entre eles que faz com que um negócio seja bem-sucedido.

Por isso, ignorar a importância de uma correta setorização nas empresas pode significar processos menos eficientes, e, consequentemente, comprometer os resultados, a imagem e a reputação do empreendimento.

Se você não quer que isso aconteça, continue lendo este artigo.

Nas próximas linhas, você vai descobrir quais são os setores de uma empresa e como defini-los.

Abra seu próprio negócio!

Confira já o passo a passo de como abrir uma empresa simples e ser bem-sucedido! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Quais são os setores de uma empresa?

Os setores de uma empresa variam de acordo com a área de atuação e porte da organização.

No entanto, muitos departamentos – indispensáveis para o funcionamento de um empreendimento – são comuns a diferentes tipos de negócio.

Confira a seguir quais são os principais setores de uma empresa e conheça a função deles no aspecto organizacional.

Administrativo

De modo geral, é o setor mais próximo da liderança da empresa.

Ele tem, como característica de destaque, o dinamismo.

Isso porque é o responsável por gerir todas as tarefas do empreendimento, bem como fazer o planejamento estratégico do negócio.

Comercial

Refere-se à área de vendas da empresa, e é formado por vendedores, auxiliares, analistas e gerentes.

O objetivo desse setor é oferecer o produto e serviço aos clientes.

Em alguns casos, é responsável não só pelo atendimento e venda, mas também pelo pós-venda e relacionamento com o mercado.

Marketing

O setor de marketing trabalha a imagem institucional da empresa, inclusive internamente, e ajuda a criar estratégias para a área comercial alavancar as vendas da organização.

Entre as suas principais funções, estão a idealização e confecção de peças publicitárias, identidade visual de produtos, catálogos, brindes e organização de feiras e eventos.

Financeiro

Entre os setores de uma empresa, este é aquele que vai gerenciar as finanças do negócio, garantindo que o fluxo de caixa esteja saudável.

Ainda atua no planejamento financeiro, gestão dos impostos, solicitação de empréstimos e controle de investimentos.

Sua função é garantir os recursos necessários para que o negócio funcione de maneira adequada.

Compras

O setor de Compras é o responsável por adquirir todos os insumos e serviços necessários para manter a operação da empresa funcionando.

Marca presença em indústrias (na compra de matéria-prima para produzir), no comércio (ao adquirir produtos para revender) e também em serviços (garantindo as ferramentas necessárias para a execução dos trabalhos).

Negociações de melhores preços e prazos também estão entre as suas principais atribuições.

Recursos Humanos

Este setor é responsável pelo recrutamento e seleção de funcionários.

Também promove práticas de capacitação e desenvolvimento, além de atuar com iniciativas de qualidade de vida no trabalho.

Muitas vezes, abriga o setor de Departamento Pessoal, responsável por gerenciar a folha de pagamento dos funcionários e benefícios.

Operações

É a área que transforma os insumos no produto final.

O setor operacional engloba, por exemplo, as tarefas de estoque, almoxarifado, expedição e logística.

O foco do setor operacional é assegurar o pleno funcionamento da empresa para que os objetivos traçados sejam atingidos.

Quais setores a sua empresa deve ter?

E agora? Depois de conhecer os setores de uma empresa, quais são aqueles que devem estar previstos na estrutura do seu negócio?

Não existe uma receita de bolo, mas há um ingrediente que não pode faltar: o planejamento.

A setorização vai depender do seu segmento de negócio e também do tamanho da empresa.

Se você é um pequeno empreendedor, é comum que tenha de atuar com setores reduzidos ou até mesmo assumir pessoalmente muitas funções.

O importante é ter em mente quais são os setores que você não pode abrir mão para garantir a eficiência da sua operação.

À medida que você vai escalando o seu negócio, a tendência é que identifique a necessidade dos setores por meio da demanda.

No entanto, o ideal é que a setorização já conste no seu planejamento estratégico, sempre com a visão de futuro da organização.

Por que se preocupar com a organização dos setores?

Além de facilitar a organização das atividades, outros benefícios da definição dos setores de uma empresa são:

  • Melhor distribuição de tarefas, evitando o acúmulo de funções em um mesmo setor ou pessoa
  • Fácil identificação das responsabilidades por cada processo
  • Aumento da produtividade, já que as pessoas estarão atuando em setores de acordo com o seu perfil
  • Mais agilidade nas ações da empresa.

Nesse contexto, vale ressaltar que, para atingir a máxima eficiência dentro das empresas, é preciso considerar que o negócio é formado por um todo.

Logo, os setores devem atuar colaborativamente com os demais, e precisam estar alinhados.

Assim, é necessário entender a função de cada setor para garantir a otimização dos recursos.

Você, como empreendedor, precisa definir as áreas de acordo com as atividades da sua empresa.

Pondere tudo o que é necessário para que o negócio opere com excelência, e crie processos para serem cumpridos pelos departamentos.

As metas também ajudam muito nesse sentido.

Procure estabelecer objetivos específicos para cada setor, mas estipule outros que envolvam a participação de várias áreas.

Agora, é só colocar em prática o que aprendeu neste artigo.

Siga acompanhando os conteúdos da Azulis e conheça nossa plataforma para se inspirar e vender mais de forma fácil.

Abra seu próprio negócio!

Confira já o passo a passo de como abrir uma empresa simples e ser bem-sucedido! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!