Script de vendas: aprenda a montar o seu agora!

Por Redação Azulis

Entenda o que é um script de vendas, por que essa ferramenta pode ajudar nos resultados da empresa e como montar o seu!

Script de vendas

Independente do segmento de vendas, é preciso investir no treinamento dos vendedores e determinar um script de vendas a ser seguido. É fundamental que os gestores permaneçam atentos quanto às abordagens adotadas e o que deve ser modificado e atualizado.

O que é um script de vendas?

O script de vendas nada mais é que um discurso pré-elaborado pelos gestores de um empreendimento no intuito de orientar a postura de seus vendedores.

O script deve visar converter leads qualificados, ou seja, um consumidor, em cliente fidelizado, gerando maiores e melhores resultados.

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Quais as vantagens de trabalhar com um script de vendas?

Por mais que existam vendedores talentosos e naturalmente habilidosos, contar apenas com tais características coloca qualquer empreendimento em risco.

Para evitar que isso aconteça, foi criado o script de vendas, que visa analisar as aptidões comerciais dos vendedores de forma individualizada, assim como os pontos a serem melhorados.

Assim, mesmo vendedores que, aparentemente, não exibam talento para vendas podem desenvolver habilidades e serem bem-sucedidos dentro da empresa, isso apenas aplicando o script de forma correta.

Como criar um script de vendas de sucesso?

●       Analise produtos e clientes

Quando o vendedor não está preparado para auxiliar o cliente, a venda acaba não sendo concluída.

Os funcionários precisam ter todo conhecimento possível sobre os produtos que estão oferecendo, assim como o público-alvo da marca.

O script, neste cenário, ajuda os vendedores a conseguirem lidar com situações adversas.

●       Conheça todas as etapas de uma venda

As fases de uma venda são:

  • Se manter atualizado a respeito de mudanças do mercado, usabilidades dos produtos e características do cliente;
  • Ter atenção à abordagem que o vendedor utilizará com o cliente;
  • Enxergar as demandas do cliente e oferecer soluções para seus problemas;
  • Dar a resposta certa ao cliente;
  • Tirar dúvidas e se manter aberto a sugestões;
  • Fechar a venda quando o cliente efetua a compra;
  • Oferecer demais produtos ou serviços que possam agregar ao que já foi adquirido;
  • Se despedir do cliente e aplicar técnicas para fidelização.

●       Nunca deixe de estudar o script de vendas

O script exige constante atualização, por isso, é fundamental se manter por dentro das novas informações do mercado. Dessa forma, as chances de produzir um script de vendas de sucesso serão maiores.

●       Aprenda com cada experiência

O script é como um roteiro, mas que pode ser modelado de forma orgânica, ou seja, tendo como base experiências vividas em todos os processos de vendas.

É preciso monitorar tudo o que acontece para encontrar padrões de sucesso entre os vendedores e os clientes, utilizando-se disso para chegar ao script ideal.

●       Pratique

É preciso colocar os scripts de vendas em prática, se baseando nas melhores experiências dos vendedores.

Ao praticar, os gestores passam a enxergar se as etapas até então elaboradas são exequíveis para a consolidação das vendas.

●       Monitore de perto

Os funcionários devem seguir os scripts à risca, e, para isso, é preciso que os gestores monitorem o processo de perto.

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●       Realize todas as atualizações necessárias

As demandas dos consumidores sofrem alterações o tempo todo, o que faz com que os scripts se tornem obsoletos da noite para o dia. É preciso alterar o roteiro para se adequar ao que o mercado está exigindo.

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