Tendência da barbearia moderna: como lucrar nessa?

Por Redação Azulis

Quer surfar na tendência da barbearia moderna e busca um guia para facilitar sua vida? Então você chegou ao post certo.

Tendência da barbearia moderna

Já se foi o tempo em que os homens apenas tinham como opção para cortar o cabelo aquelas pequenas barbearias de bairro. Afinal, esse tipo de negócio se reinventou e trouxe novidades, fazendo nascer uma verdadeira tendência da barbearia moderna.

Atualmente, esses espaços contam com estruturas inovadoras, inserindo-se de vez no mercado da beleza e proporcionando aos clientes experiências diferenciadas.

Vale lembrar que, apenas ao longo da última década, o segmento da beleza, saúde e bem-estar chegou a apresentar faturamento de R$100 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising, sendo 30% dele responsável pelo público masculino.

Por isso, se você pensa em abrir um negócio ou já tem uma empresa desse tipo, saiba que as estratégias certas podem fazê-la se destacar no mercado.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar as principais novidades sobre o assunto e como investir adequadamente nele. Acompanhe!

Barbearia moderna é mesmo tendência?

Ainda que muitos acreditem que o cuidado com aparência é restrito às mulheres, saiba que essa é uma ideia incorreta. Isso porque, cada vez mais, os homens têm buscado meios para aprimorar o visual, investindo financeiramente nesse objetivo.

Segundo o Google Lab, 93% dos 700 homens entrevistados acreditam que cuidar da aparência é fundamental, enquanto 90% deles usam produtos relacionados à beleza diariamente.

Desse modo, a vaidade vem tomando conta da vida de muitos homens, que procuram os espaços ideais para cuidar de si, como as barbearias. Afinal, hoje em dia, elas vão além do básico, fornecendo bem mais que corte de cabelo e barba.

Quais elementos são tendência na barbearia moderna?

Para fornecer uma experiência diferenciada aos clientes, a tendência na barbearia moderna é fugir do óbvio. Ou seja, o empreendedor já não pensa mais em apenas fornecer um corte bonito de cabelo, mas também promover um verdadeiro momento de diversão para o consumidor.

Para isso, são utilizadas diferentes táticas, com o objetivo de atrair e fidelizar a clientela. Veja algumas delas a seguir.

Cerveja e lanche

Já pensou em tomar uma cerveja enquanto aguarda o atendimento para fazer a sua barba ou cabelo? Isso é possível com as barbearias modernas, que fornecem um serviço especial de bebidas.

Além disso, algumas, inclusive, têm cardápios com lanches variados, fazendo o cliente se sentir confortável no local. Dessa forma, o tempo passa mais rápido e ele não se sente ansioso ou estressado na espera pelo atendimento.

Música

Uma importante tendência da barbearia moderna é a música ambiente, que serve para deixar os homens mais à vontade. Nesse caso, é importante escolher um gênero musical que esteja de acordo com a personalidade da empresa, sem variar muito nas escolhas.

Por exemplo, se a decoração do local tem uma pegada voltada para o grafite, aposte em canções de rap. Assim, você já consegue delimitar um público-alvo.

Videogame

Como se sabe, videogame deixou de ser um jogo apenas para crianças há muito tempo. Tanto homens quanto mulheres continuam gostando desse tipo de atividade, mesmo depois de adultos.

Por isso, com o objetivo de entreter os clientes, uma tendência da barbearia moderna é disponibilizar videogames com opções variadas de jogos, para que as pessoas possam interagir entre si e passar o tempo no local.

Aplicativo

Uma ótima novidade, tanto para os empresários quanto para os clientes, é a opção de marcar o corte por aplicativo. Logo, é necessário criar um app e disponibilizá-lo nos principais sistemas operacionais de celular.

Assim, os atendimentos se tornam mais organizados, e ainda é possível satisfazer ainda mais a clientela, que não precisa esperar longas horas para ser atendida.

Decoração

Para fornecer personalidade ao negócio, é fundamental escolher uma decoração que transmita a mensagem da empresa. Nesse caso, a barbearia moderna costuma ter um visual mais informal.

Alguns locais apostam no estilo vintage, com móveis rústicos, cadeiras e poltronas confortáveis. Nesse sentido, é importante investir em toda a estrutura, modernizando sem perder a essência, para fornecer um atendimento de qualidade.

Dicas para abrir uma barbearia moderna

Ficou interessado em investir nesse negócio? Como o mercado está bastante aquecido, é importante começar com o pé direito e abrir uma barbearia moderna da forma correta. Para isso, confira as nossas dicas logo abaixo.

Escolha a localização

Já pensou abrir um negócio e ele falir rapidamente porque você não fez um estudo sobre a localização? Logo, é fundamental pensar bem no lugar onde a sua barbearia será instalada. Nesse processo, é necessário adotar os seguintes critérios:

  • Preço do aluguel;
  • Visibilidade da área;
  • Compatibilidade entre os serviços oferecidos e o público da região;
  • Conforto de ir e vir.

Vale destacar que, geralmente, bairros mais populosos e próximos de condomínio são ótimos lugares para iniciar esse empreendimento.

Além disso, não se esqueça de fazer uma análise dos concorrentes pela região, identificando os seus pontos fortes e fracos. Com isso, você é capaz de oferecer serviços superiores e se destacar no local.

Defina a estrutura

Outro passo importante é definir a estrutura da barbearia. O Sebrae aconselha que o espaço tenha, no mínimo, 32 m², podendo contar ou não com uma área específica de recepção para os clientes.

É necessário também prestar atenção na iluminação, pois o aparecimento de sombras e iluminação insuficiente pode afetar diretamente a qualidade dos serviços. Fora isso, você ainda deve atentar-se para o revestimento do piso e as paredes.

Vale lembrar que a limpeza deve ser impecável. Portanto, não deixe cabelos no chão conforme os clientes terminam os procedimentos, pois isso transmite uma ideia de ambiente mal apresentado.

Compre os equipamentos essenciais

Antes mesmo de abrir o negócio, é importante contar com todos os equipamentos necessários para a realização dos serviços. Nesse caso, estão incluídos:

  • Lavatório;
  • Secador;
  • Espelhos;
  • Cadeiras reclináveis;
  • Cadeiras ou sofás no ambiente de espera;
  • Ar condicionado;
  • Utensílios de modo geral, como tesoura, pente, navalha, escova e barbeador;
  • Entre outros.

Como dissemos no tópico anterior, caso você queira investir ainda mais na modernidade, é importante ainda comprar frigobar, máquinas de café ou alimentos, mesas de sinuca, e adegas de vinho, lembrando que todos esses itens são opcionais e devem estar de acordo com o seu público-alvo.

Percebeu como a tendência da barbearia moderna veio para ficar e os dados mostram que ela pode crescer ainda mais? Portanto, se você tem interesse na área, comece a estudá-la e, quando se sentir seguro, invista nesse novo negócio.

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!