5 dicas para vender mais no Dia dos Pais

Por Maria Teresa Lazarini

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Depois de um grande tombo em 2016, as vendas de Dia dos Pais voltaram a crescer nos últimos anos. De acordo com um estudo do Google no Brasil, só o comércio online foi responsável por um movimento de R$ 2 bilhões na economia do País em 2018 – melhor resultado desde 2013. Para 2019, as expectativas são ainda melhores: 4 em cada 10 pessoas que responderam a pesquisa pretendem gastar ainda mais que no último ano. O gasto médio com presentes deve ficar entre R$51 e R$100. Se você já tem um negócio e quer aproveitar as expectativas otimistas, vale a pena apostar em campanhas e ações que chamem a atenção do consumidor.

Conversando com Thalita Medeiros, consultora de negócios do Sebrae-SP, o Vida de Dono separou as principais dicas para ajudar você a faturar mais neste Dia dos Pais. Confira a seguir.

1. Planeje com antecedência

Apostar em promoções exclusivas, produtos que façam mais sucesso entre o público masculino ou combos especiais? Assim como qualquer estratégia desenvolvida para o seu negócio, é importante planejar com antecedência suas ações de Dia dos Pais. Você pode, por exemplo, preparar um calendário de datas comemorativas no início de cada ano, já pensando no que vai preparar em cada uma delas. 

Delineando bem o que você deseja fazer, fica mais fácil determinar um orçamento adequado para o marketing e para a compra de produtos. Segundo Thalita Medeiros, esta preparação também pode ajudar nas negociações com fornecedores. 

2. Organize seu ponto ou plataforma de venda

Se você tem um ponto de venda físico, vale a pena organizar sua loja com objetos decorativos que conversem com a temática de Dia dos Pais. Uma ideia é colocar cartazes que lembrem o consumidor da data comemorativa e o incentivem a comprar um presente na sua loja. Por que não perguntar para os seus clientes quais são as melhores memórias que eles têm com os pais? Você pode escrever algumas delas em cartolinas e colar pelas paredes. Trechos de músicas sobre o tema e poemas também costumam tocar as pessoas.

A especialista do Sebrae-SP sugere, ainda, separar uma arara ou prateleira com sugestões de peças que os pais gostariam de ganhar. Os produtos podem ser agrupados por faixas de preço, como “até $49,90”, “até $69,90” ou “até $79,90”.

“As técnicas de visual merchandising e exposição de produtos ajudam a loja a vender mais”, comenta Thalita Medeiros.

As lojas de e-commerce também devem pensar em um layout que chame a atenção dos consumidores. A indicação aqui é criar uma disposição visual no site que dê destaque para produtos dos quais os pais costumam gostar, além de incluir fotos e mensagens sobre a data que despertem a atenção do usuário.

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3. Divulgue a campanha nas redes sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta de marketing para o pequeno e médio empreendedor. De maneira gratuita, você pode divulgar os produtos e serviços do seu negócio para diversas pessoas e atrair possíveis consumidores. Por isso, invista no relacionamento com os clientes por meio de postagens, stories no Instagram e enquetes temáticas.

Uma boa ideia é fazer campanhas nas redes pedindo que os usuários contem histórias vividas com o pai ou mandem fotos. Essa interação com o cliente é essencial para ele se sentir representado e ouvido pela loja. No fim, você ainda terá um material legal para usar na decoração do seu espaço (como sugerimos acima) e nos posts das suas páginas.

Amanda Takassiki, co-fundadora do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP, diz que é importante tratar o cliente na rede social da mesma maneira que você trataria no seu ponto de venda. Boas campanhas de Dia dos Pais, aliadas a um bom relacionamento com os clientes, podem aumentar a visibilidade do seu produto e aumentar o vínculo entre consumidor e marca – fazendo as vendas crescerem.

“Um cliente em um ambiente físico precisa de atenção e quer ser ouvido. Nas redes sociais, funciona da mesma forma. Responda às perguntas, tire dúvidas e agradeça, da mesma forma que você se comunicaria com os clientes do ‘mundo real’”, diz Amanda Takassiki.

4. Invista em parcerias com outras lojas

Para Thalita Medeiros, do Sebrae-SP, várias lojas estão em busca do mesmo cliente em datas comemorativas. Uma estratégia inteligente para atrair novos consumidores é unir forças com outros donos de negócio por meio de parcerias. A ideia é montar cestas, conjuntos ou combos temáticos que reúnam presentes de diferentes lojas. Imagine que você vende cervejas artesanais e o empreendedor ao seu lado comercializa algumas guloseimas que caem bem com a sua bebida. Vocês podem montar cestas especiais com os dois produtos e oferecer em ambas as lojas. Com iniciativas assim, suas vendas podem aumentar e a propaganda da marca também.   

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5. Fidelize seus clientes

Você pode aproveitar o Dia dos Pais para estreitar seu relacionamento com os clientes, mostrando a eles o valor que têm para sua empresa. Com descontos ou brindes exclusivos, por exemplo, você não só incentiva o consumo na época como também demonstra uma atenção personalizada.

“Estudos apontam que é 6 vezes mais caro conquistar novos clientes do que manter os atuais. Por isso, utilize as datas comemorativas para demonstrar aos seus clientes o quanto são especiais para sua empresa”, comenta Thalita, do Sebrae-SP.

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