Modelo de ficha cadastral: passo a passo de como fazer a sua

Por Redação Azulis

Entenda a importância da realização do cadastro do cliente e conheça os benefícios

ficha cadastral

Empreendedores da área comercial sabem o quanto é importante ter sempre à mão informações sobre seus clientes ao fechar uma venda. Por isso, o cadastro pode ajudar bastante a fidelizar a clientela e ainda auxiliar na tomada de decisões na gestão de sua empresa. Vamos entender, então, o que é e como fazer um modelo de ficha cadastral.

SAIBA+AZULIS: Google Meu Negócio: saiba como colocar sua empresa no mapa

Aprenda agora o jeito mais fácil e seguro para emitir nota fiscal!

Confira o nosso guia para diferentes estados Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

O que é ficha cadastral e para que serve?

Em resumo, ficha de cadastro é a coleta de dados dos seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. São informações que precisam ser atualizadas, monitoradas e avaliadas frequentemente. Implantar um modelo de ficha cadastral serve para:

SAIBA+AZULIS: 10 mitos e verdades sobre abrir o próprio negócio

  • Conhecer o cliente

Com um banco de dados dos seus clientes, é mais fácil conquistá-lo. Afinal, é possível acessar informações sobre eles que vão desde hábito de compras a poder aquisitivo. Isso ajuda a direcionar suas estratégias de marketing.

  • Fidelização

Tendo o modelo de ficha cadastral preparado, a fidelização dos seus clientes também é facilitada. Assim, seus colaboradores poderão realizar um atendimento mais personalizado, seja em qual for o período do processo das vendas. Além disso, você pode antecipar problemas e solucioná-los de maneira mais eficaz, fazendo com que a propaganda positiva da sua marca chegue a mais pessoas.

Por que a ficha cadastral é importante?

É muito importante ter um controle sobre os clientes, independentemente do tamanho ou do segmento da empresa. Afinal, ele pode ser uma ferramenta útil para realizar um panorama do negócio.

Certamente, uma questão muito importante ao realizar o cadastro dos seus consumidores é conhecê-los a fundo, já que você pode saber informações sobre gênero, faixa etária e tíquete médio de cada um deles. Além disso, sabe as datas comemorativas em que eles compram e o que consomem.

Então, um modelo de ficha cadastral bem produzido pode ajudar também nas ações de marketing ou de fidelização dos clientes.

Quais os benefícios de manter os clientes cadastrados?

Além do conhecimento do cliente, bem como da fidelização dele, o modelo de ficha cadastral é importante para:

  • Aumento das vendas

Com as informações deles, você pode contatá-los mais à frente oferecendo promoções e falando dos lançamentos, bem como de novos serviços.

  • Melhora do serviço ou produto

Através dos dados dos clientes, você pode colher feedback sobre o que você oferece. Assim, consegue ouvir críticas e sugestões para melhorar o seu serviço ou produto.

  • Criar network

Ao estreitar o relacionamento, você pode vislumbrar assim oportunidades de negócio com os clientes mais próximos, como torná-los futuros sócios ou parceiros da empresa.

Modelos de ficha cadastral

Para fazer um bom modelo de ficha cadastral, é preciso levantar alguns dados sobre os seus clientes. Veja os mais importantes:

  • Nome;
  • CPF;
  • Endereço;
  • Contatos;
  • Data de nascimento;
  • Sexo

Em caso de empresa, outras informações precisam ser coletadas, como:

  • Razão social;
  • Nome fantasia;
  • CNPJ;
  • Fundação;
  • Endereço;
  • Contatos;
  • Total de funcionários.

Aprenda agora o jeito mais fácil e seguro para emitir nota fiscal!

Confira o nosso guia para diferentes estados Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Como fazer a ficha cadastral: veja o passo a passo

Definidos os campos que vão constar no seu modelo de ficha cadastral, chegou a hora de saber como fazer um cadastro eficiente. Confira três opções que podem ajudar bastante no seu dia a dia na empresa:

  • Cadastro de clientes 3.0

O SAC 3.0 avalia não apenas os dados do cliente, mas o seu comportamento através da internet. Mas seus princípios também podem ser replicados para o atendimento presencial. Na web, você pode fazer com que as pessoas conheçam seu negócio trabalhando com conteúdo relevante, divertido ou que forneça informações importantes. É o chamado inbound marketing, ou seja, o marketing de atração.

Assim, sua empresa deixa de anunciar aleatoriamente seus produtos e passa a atuar focando em consumidores específicos. Então, quando seu produto é encontrado, ofereça a esse cliente em potencial uma experiência acima da média, com um artigo rico sobre formas de utilizar o seu produto, bem como um vídeo com uma história emocionante ou até uma mensagem fraterna. O que importa é gerar impacto no seu público-alvo.

  • Campanhas online

Em caso de um lançamento de produto nas redes sociais, você pode oferecer promoções ou um brinde para quem comprar. Então, esse desconto pode ser vinculado a um cadastro em formulário no site do seu negócio. Os interessados chegam à sua página por meio das mídias sociais e deixam seus dados, garantindo o abatimento na compra de um novo item.

Um outro método online para fazer o modelo de ficha cadastral é o e-mail marketing. A diferença – e vantagem – para outros formatos digitais é que ele é menos perecível, visto que publicações ou anúncios nas redes sociais caem logo no esquecimento, diferente do e-mail, que fica armazenado.

  • Sistema de gestão

Na medida que seu negócio cresce, fica inviável fazer manualmente o modelo de ficha cadastral dos seus clientes. Então, é a hora de sistematizar o cadastro de clientes online, centralizando os dados em um único programa. O software vai permitir que você otimize a tarefa, inclua mais dados em menor tempo e ainda consiga acompanhar as vendas em todas as suas etapas.

Além disso, um sistema de gestão de qualidade pode gerar relatórios diversos e gerenciar os inadimplentes, permitindo adotar ações eficazes de cobrança, evitando assim esforços maiores no dia a dia da sua empresa.

Então, agora que você já definiu qual o melhor modelo de ficha cadastral, coloque em prática os seus conhecimentos e faça o seu negócio crescer cada vez mais!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!