Como montar um açougue de sucesso: tudo o que você precisa saber

Por Redação Azulis

Ainda está na dúvida sobre como montar um açougue de sucesso? Nós ajudamos! Confira agora mesmo como abrir esse negócio!

Ainda é comum encontrar pessoas que mantenham a tradição de ter pequenos comércios como padarias, mercadinhos e açougues. Apesar de esse nicho estar um pouco mais abalado que no passado por conta dos grandes mercados, um pequeno negócio ainda é uma boa opção

Pensando nisso, no texto de hoje trouxemos algumas dicas de como montar um açougue de sucesso para que você seja dono do seu próprio negócio.

Afinal, é possível alcançar bons resultados com a venda de carnes, que é um dos negócios mais consistentes do mercado até hoje. 

Entenda agora mesmo o que você precisa para montar um açougue e comece a empreender!

Como montar um açougue: entenda o mercado

Só para você ter uma noção de como é o mercado de carnes do cenário mundial, o Brasil é o quarto maior produtor de carne de porco e o terceiro de carne de frango. Além disso, possui o segundo maior rebanho bovino do planeta.

Segundo pesquisas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o consumo de carne por pessoa em países da América Latina terá um aumento médio de 20% até 2021.

A carne já faz parte da rotina de uma parcela da população. Mas como montar um açougue vai fazer você ser dono de um negócio de sucesso? 

É simples. Com um mercado em crescimento como esse, é bom ser empreendedor de algo que vai ser útil durante bastante tempo.

Localização do seu açougue

Quando se fala de como montar um açougue de sucesso, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é a sua localização. Essa é uma das partes mais importantes na hora de montar o seu negócio, pois definir o local pode impactar diretamente em suas vendas. 

Um açougue deve estar localizado em um endereço que tenha um fluxo grande de pessoas, se possível em ruas principais com cruzamentos ou até mesmo em avenidas. Assim é possível conquistar o público que mora nas proximidades e também o que está apenas de passagem.

Antes de fechar qualquer contrato com a imobiliária, o empreendedor deve procurar informações sobre o local com outros comerciantes para saber se vale a pena abrir um estabelecimento ali.

Além disso, é bom ficar ciente sobre a média de aluguel da região antes de assinar o contrato, para não pagar um valor muito alto para uso do imóvel.

Conheça seus fornecedores

Outro ponto importante quando se trata de como montar um açougue de sucesso é prestar atenção nos seus fornecedores. 

Por ser um produto de consumo alimentício e perecível, é necessário ter bastante cuidado com o que você vende. É por isso que você precisa estar atento à procedência da carne que você expõe em sua loja. 

Pensando nisso, recomendamos que você tenha um fornecedor local. Além de facilitar a logística, a carne costuma ter menos produtos prejudiciais à saúde. 

Você precisa também ter um sistema de gestão de compras, que poderá auxiliá-lo no controle de seu estoque e também em como gerenciar melhor seu fornecedor. Assim, você faz um gerenciamento melhor do que o seu fornecedor está lhe entregando.

Além disso, é bom lembrar que o consumidor está cada vez mais atento à qualidade dos frigoríficos; é possível até que questionem qual é o seu fornecedor.

Qual é o investimento para montar um açougue de sucesso?

Uma dúvida muito comum é sobre o investimento inicial na hora de montar um açougue. Separamos abaixo uma lista de equipamentos que não podem faltar em seu estabelecimento:

  • Gaveteiro para guardar dinheiro e notas;
  • Maquininha de cartão que aceite débito, crédito e cartão-alimentação;
  • Bancadas de inox revestidas com placa de polietileno;
  • Balcões refrigerados;
  • Balança eletrônica;
  • Freezers;
  • Câmara refrigerada;
  • Moedor de carne industrial;
  • Serra de fita para cortar carnes congeladas e ossos;
  • Máquina embaladora a vácuo;
  • Gancheira – para pendurar carne;
  • Picador de carne;
  • Amaciador de carne;
  • Mesa de corte;
  • Luva de aço para proteção;
  • Utensílios básicos de cozinha.

Com essa lista, além dos materiais para compor o seu escritório e caixa, você consegue ter uma noção do que realmente precisa em um açougue. 

Já a quantidade de colaboradores varia de acordo com o tamanho do seu empreendimento. Ou seja, se você tem uma casa de carnes de pequeno porte, você precisa ter em torno de quatro funcionários. O ideal é que você contrate profissionais que tenham experiência nas áreas para facilitar:

  • Dois funcionários que entendam de corte e tipos de carne. Eles ficarão responsáveis pelo atendimento no balcão e pelo preparo dos pedidos;
  • Um operador de caixa;
  • Um colaborador responsável pela limpeza.

Tendo essas informações em mente, é possível pesquisar e chegar a um valor. Geralmente, o investimento inicial fica em torno de R$ 100 mil com um capital de giro aproximado de R$ 10 mil.

Quais são as burocracias para montar um açougue?

O açougue é um estabelecimento comercial e deve prestar contas aos órgãos públicos. Como todo negócio, o primeiro passo é regularizá-lo.

O empreendedor também deve ter um contador e fazer a regularização em alguns órgãos como:

  • Junta comercial;
  • Certificado de funcionamento de empresas – ANVISA;
  • Corpo de bombeiros;
  • Prefeitura do município para ter o alvará de funcionamento;
  • Cadastramento no sistema de FGTS/INSS;
  • CNPJ;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Entidade sindical (empresa deverá recolher a contribuição sindical anual).

Devido a algumas leis, o ramo alimentício é bastante fiscalizado, então é bom estar atento.

Em geral, é a vigilância sanitária que vai até o estabelecimento para conferir a data de validade dos produtos, a maneira como são manipulados e preparados, as condições de higiene, os uniformes, o espaço utilizado para estoque etc. 

Ou seja, o estabelecimento precisa estar adequado a todas as leis estabelecidas pela vigilância, portanto fique atento para não cair na fiscalização.

Por isso, recomendamos que o empreendedor faça uma checagem diária dessas questões, para que não seja pego desprevenido. Desse modo, você evita levar multas e garante o bem e a saúde do seu consumidor.

Como montar um açougue e ter uma boa gestão?

Um estabelecimento como esse precisa ser gerido perfeitamente para que não haja problemas com as leis estabelecidas. 

Mantenha o local sempre limpo e livre de odores, para que os clientes se sintam à vontade para entrar e comprar seus produtos. 

É importante ter sempre itens de qualidade e fornecer um atendimento especial para manter a clientela e atrair novos consumidores.

Você precisa também conhecer todos os sistemas de seu empreendimento, procedimentos de compras, armazenamento, exposição, transporte, produção de cartazes e precificação. E ficar sempre atento às mudanças no ramo de carnes, acompanhando qualquer novidade do mercado.

Para que haja uma boa gestão, você precisa cuidar dos detalhes. Manter as tarefas bem organizadas para que tudo funcione corretamente é a base de uma boa gestão. 

Crie um cronograma para a realização das tarefas para que você não fique perdido com a quantidade de ações que deve seguir.

Ser dono do seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Fazer com que ele caminhe de forma eficiente é o que mantém esse negócio vivo. 

Esperamos que este texto tenha esclarecido suas principais dúvidas de como montar um açougue de sucesso. Para mais conteúdos de negócios, você pode encontrar em nosso site, clicando aqui!