Como montar um restaurante de sucesso em 6 passos

Por Redação Azulis

O que acha de empreender no ramo da gastronomia? Veja como montar um restaurante e confira as dicas para ter um negócio de sucesso.

Como-montar-um-restaurante

Quer saber como montar um restaurante e se tornar um empreendedor de sucesso? O caminho pode exigir muita dedicação e empenho, mas é mais do que possível.

O mais importante é conhecer bem as suas próprias possibilidades e fazer um planejamento preciso das etapas. Mas não se preocupe se tem muitas dúvidas a respeito, pois este artigo pode ajudar.

Ao longo do texto, vamos explicar melhor por que essa pode ser uma boa ideia para empreender e quais cuidados devem ser tomados ao montar seu restaurante. Acompanhe!

SAIBA+AZULIS: Fidelização de clientes: o que é, dicas e estratégias

Quer abrir uma empresa simples e ser bem sucedido?

Baixe este guia GRATUITO e saiba como! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Por que aprender como montar um restaurante?

Antes de aprender como montar um restaurante, vale entender por que essa é, de fato, uma boa oportunidade de negócio. Nesse sentido, os números do segmento dão uma ajudinha.

Restaurante é um tipo de empreendimento que, quando bem administrado, tem tudo para dar certo. Em 2019, inclusive, o consumidor brasileiro aumentou em 5% os seus gastos com alimentação fora de casa em relação a 2018 – mesmo em um período de forte crise no Brasil.

O dado é da pesquisa CREST®, realizada pela GS&NPD, que mostra que o faturamento anual do setor foi estimado em R$ 230 bilhões no período. Ou seja, existe demanda por parte do público. Mas será que é um negócio para você?

Vale a pena você montar um restaurante?

Para que a aposta seja certeira, no entanto, é preciso entender o perfil exigido por esse tipo de negócio. Na maioria dos casos, isso inclui trabalhar até mesmo à noite e nos fins de semana – uma rotina bem intensa.

Ter alguém de confiança para assumir a cozinha também é um ponto importante. Caso essa pessoa seja você mesmo, vai precisar de alguém para cuidar dos aspectos administrativos do negócio.

Ou seja, analise as suas prioridades em longo prazo e tente avaliar se a opção se encaixa não só no seu orçamento, mas também no seu estilo de vida e nas suas pretensões futuras.

SAIBA+AZULIS: Melhore a estratégia do seu negócio com o Modelo Canvas

Desafios e cuidados ao montar um restaurante

Como mostramos, mesmo em um ano de crise, o setor de alimentação fora de casa apresentou crescimento nos números. No entanto, é difícil prever exatamente como será o cenário do segmento ao longo do tempo.

Então, antes de investir, é preciso fazer uma análise profunda de mercado. Uma boa aposta pode ser um restaurante com ticket médio mais baixo, que atraia o público pelo preço.

Outro desafio a ser considerado no início de qualquer negócio é a capacidade de se manter enquanto o lucro ainda não cobre o investimento feito inicialmente. Ter um bom capital de giro e estar preparado para esse período pode fazer toda a diferença entre permanecer aberto e fechar prematuramente.

As vantagens de montar um restaurante

Se os desafios desse mercado não o assustam, você está pronto para aprender como montar um restaurante. Mas antes de passarmos às etapas do projeto, um pouco de motivação não faz mal a ninguém. Veja as principais vantagens desse tipo de negócio:

  • Setor em crescimento
  • Facilidade de atrair novos clientes
  • Possibilidade de adaptação do cardápio ao longo do tempo
  • Serviço essencial
  • Satisfação pessoal em oferecer uma boa refeição
  • Alto potencial de lucro

Como montar um restaurante: passo a passo

Com todas as considerações feitas, é hora de partir para o planejamento. A seguir, veja dicas daqueles passos que não podem faltar na hora de pensar em como montar um restaurante de sucesso.

1. Siga as regras

A carga tributária brasileira pode ser alta e a fiscalização rigorosa, mas não dá para começar um negócio na tentação de permanecer na informalidade. E é justamente por isso que a primeira dica é: desde o princípio, faça um levantamento de todos os gastos relativos a tributos, taxas e licenças de funcionamento.

2. Pense no seu nicho de atuação

Você já sabe em qual bairro vai atuar? E quem é o seu público? Essas duas perguntas são fundamentais para definir também em qual nicho focar.

A cozinha especializada na culinária de um país é uma opção, mas também é possível apostar no tradicional bufê, ideal para regiões comerciais e mais movimentadas durante a semana. Os custos também vão variar bastante de acordo com essa escolha.

3. Dedique um tempo ao cardápio

Com um nicho de atuação definido, dá para começar a pensar no cardápio. Aqui, é importante contar com a ajuda do chef que vai comandar o restaurante. É essencial ainda calcular quanto os pratos precisam custar para que o negócio seja sustentável – sem se esquecer, é claro, da realidade da região e do público escolhidos.

4. Organize o espaço

A necessidade de mobiliar um restaurante pode não ser tarefa das mais baratas. Com base no estilo e cardápios pensados, você vai precisar de muita paciência para pesquisar as melhores soluções e preços.

O principal é garantir que o ambiente passe a sensação de limpeza e que ofereça o mínimo de conforto para os clientes. Se o orçamento está curto, pense em quais aspectos priorizar e não se prenda a detalhes luxuosos.

5. Treine os funcionários

Nada mais desagradável do que estar com fome e demorar uma eternidade para receber atendimento em um restaurante. Você concorda? Então, oferecer um treinamento completo aos seus funcionários é garantir a melhor experiência para o cliente e uma chance importante de fidelização.

6. Fique de olho nas despesas

Para terminar, a dica que deve mediar todo o processo: foque em uma gestão eficiente do seu negócio e mantenha as finanças sempre em dia.

Isso significa, desde o início, entender qual é a oportunidade de mercado que você vai abraçar e quais limitações ela impõe. Saber prever gastos é tão importante quanto manter o restaurante sempre lotado de clientes.

E se você precisar de suporte para garantir que o seu restaurante possa crescer rumo ao sucesso, conte com a Azulis. Somos especialistas em ajudar pequenos empreendedores a encontrar os melhores produtos e serviços para os seus negócios.

Quer saber mais sobre as soluções oferecidas? Acesse o nosso site e confira!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!