Onde abrir restaurante: confira 10 dicas de sucesso

Por Redação Azulis

Quer um negócio na área de alimentação, mas não sabe onde abrir um restaurante? Veja nosso guia completo para essa ideia dar certo.

Onde abrir restaurante

Muitos brasileiros sonham com o próprio negócio: ser empreendedor. Afinal, pode ser mais lucrativo, e garante uma certa liberdade e flexibilidade de horários, necessária em diversas ocasiões.

Por isso, não é raro encontrar pessoas que se perguntam sobre quais são as melhores oportunidades de investimento, por onde começar a empreender e se realmente vale a pena ter seu próprio negócio.

O ramo alimentício tem sido uma excelente aposta para empreendedores de pequeno, médio e grande porte, e ter seu próprio restaurante pode ser uma oportunidade única. Existem diversos caminhos que podem ser desbravados, e tudo irá depender de quais são seus objetivos e onde você se imagina como empreendedor.

Quer saber mais sobre como ter seu próprio negócio, onde abrir restaurante e quais são as estratégias mais eficientes para ter sucesso? Continue a leitura.

Onde abrir restaurante e como ter sucesso?

Um dos erros mais comuns dos jovens empreendedores é não se atentarem para questões fundamentais na abertura de uma empresa. Ter um negócio vai além de um sonho: é preciso se preparar para lidar com diversos detalhes que nortearão o crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Dica 01: defina o tipo de restaurante e conheça seu mercado

A primeira dica para ter sucesso com seu restaurante é definir o tipo de empreendimento que você quer e, a partir daí, conhecer o seu mercado de atuação.

Hoje, no ramo alimentício, existem diversas opções de restaurantes que podem ser exploradas: hamburguerias, comida oriental, comida árabe, comida italiana, comida brasileira e muito mais.

Ao escolher o tipo de restaurante, é hora de fazer uma pesquisa sobre a concorrência e descobrir como estão os resultados dessas empresas: o que elas têm feito, como está a adesão de consumidores, o que os consumidores falam sobre elas nas redes sociais etc.

Dica 02: defina a localização

O segundo passo é definir onde abrir restaurante: escolha uma localização estratégica e certifique-se de que você está no ponto adequado para o seu público.

Esse é um dos detalhes cruciais que, infelizmente, fecha muitas portas quando não analisado corretamente.

Dica 03: defina o cardápio

O próximo passo é definir o cardápio. Depois de analisar a concorrência e entender quais são as demandas dos seus clientes, é hora de definir o que será servido.

Em restaurantes que funcionam para almoço, happy hour e jantar, por exemplo, é preciso se lembrar que existe a possibilidade de ter menus específicos para cada horário.

Dica 04: estruture o horário de atendimento

Defina também o horário de atendimento. Nesse momento, você precisa considerar quais são as necessidades do seu público, em quais horários a demanda é maior e como você pode se organizar para atender de forma eficiente.

Dica 05: promoções e programas de fidelização de clientes

É interessante também analisar promoções e programas de fidelização de clientes para aplicá-los dentro da sua empresa.

No caso da abertura de um novo negócio, promoções de inauguração são bem vindas para atrair a clientela e permitir que você comece a estruturar a sua empresa junto a um público que ainda não te conhece muito bem.

O programa de fidelização de clientes também é uma excelente alternativa para manter a recorrência de compra e garantir que você consiga ter uma lucratividade constante com os mesmos consumidores.

SAIBA+AZULIS: Como implementar um programa de fidelidade em sua empresa

Dica 06: invista em delivery

O delivery também pode ser uma boa opção, junto ao espaço físico. Hoje, diversos restaurantes possuem essa comodidade para seus clientes, que podem encomendar seus produtos através de um delivery específico do estabelecimento, ou até mesmo de aplicativos, como os existentes no mercado.

Vale a pena analisar se os seus concorrentes estão investindo nessa modalidade e descobrir uma forma de fazer um atendimento diferenciado para se destacar da concorrência.

Dica 07: permita a reserva de mesas

Restaurantes são estabelecimentos sociais e, por isso, garantir a possibilidade da realização de pequenos eventos e celebrações é fundamental.

Dependendo da estrutura que você quer construir no seu negócio, é importante ter a possibilidade de reservar mesas para a comemoração de aniversários e celebrações de empresas, por exemplo.

Para isso, analise como empresas do mesmo segmento têm trabalhado e se inspire em quem está fazendo há mais tempo.

Dica 08: invista em marketing

O investimento em marketing também não pode ficar de fora. A comunicação bem feita é fundamental para garantir que o seu restaurante consiga se consolidar no mercado e alcançar o seu público.

Por isso, avalie os possíveis canais de comunicação e veja quais são as alternativas mais interessantes para o seu restaurante.

Uma dica: as redes sociais são fundamentais! Canais como Facebook e Instagram são excelentes para ter uma comunicação direta e diferenciada com seus consumidores, permitindo que eles deem opiniões sobre a sua empresa, entrem em contato para tirar dúvidas e até a divulgação de promoções e condições especiais.

Crie uma estratégia de comunicação, que engaje seus seguidores e que faça com que os clientes interajam com a marca através de publicações com hashtags e localização do estabelecimento.

Esses detalhes serão fundamentais para mostrar aos novos clientes que você possui uma base de consumidores satisfeitos e engajados, aumentando as chances de atrair ainda mais pessoas para o seu negócio.

Dica 09: não se esqueça das burocracias

Um detalhe fundamental para abrir um restaurante de sucesso é ficar de olho nas burocracias. Na medida em que a empresa vai crescendo, maiores serão as demandas contábeis e fiscais.

Por isso, certifique-se de que o negócio está dentro das normas de funcionamento da Anvisa e da Vigilância Sanitária. Tenha em mãos a documentação atualizada e esteja em contato com um contador para auxiliar no pagamento de funcionários, impostos e outros detalhes.

Dica 10: tenha uma equipe bem preparada

Por último, mas não menos importante, é fundamental ter uma equipe bem preparada, tanto no atendimento quanto na cozinha.

Treine os funcionários e garanta que todos os colaboradores tenham entendido quais são os objetivos da empresa, sua responsabilidade junto aos clientes e a missão da empresa.

Lembre-se que a satisfação dos consumidores deve ser o ponto primordial para o crescimento e desenvolvimento da empresa, e para que isso seja possível, é necessário ter um atendimento impecável.

SAIBA+AZULIS: Saiba qual a importância da mensagem de satisfação para o cliente

Vale a pena abrir um restaurante?

Questões como cardápio, onde abrir restaurante e como fazer a comunicação podem deixar o empreendedor um pouco apreensivo, mas é importante ressaltar que abrir um restaurante é uma excelente alternativa de investimento.

O mercado alimentício aumenta seu faturamento anualmente, dando aos empreendedores ainda mais segurança para fazer o investimento.

Para ter um negócio de sucesso realmente rentável, é preciso ter alguns cuidados. O mercado alimentício tem crescido ano após ano, dando ainda mais oportunidades para os empreendedores dos mais diversos portes. No entanto, alguns cuidados são fundamentais para o sucesso das empresas: detalhes como onde abrir restaurante, cardápio, estudo de mercado e comunicação, por exemplo, são fatores determinantes para os bons resultados dos empreendimentos.

Quer aprender mais sobre o tema e tirar todas as suas dúvidas sobre empreendedorismo? Confira nosso artigo sobre 8 principais tipos de empreendedorismo: conheça e saiba identificar o seu.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!