Como montar uma floricultura: tudo o que você precisa saber

Por Redação Azulis

Já pensou em se tornar um empreendedor de sucesso? Descubra agora mesmo tudo o que você precisa sobre como montar uma floricultura da melhor maneira!

Como-montar-uma-floricultura

Com mais de R$ 8,1 bilhões de faturamento em 2018, o tradicional mercado de floricultura vem registrando crescimentos anualmente, mostrando ser um negócio em potencial. E você já pensou em como montar uma floricultura de sucesso?

Conheça agora mesmo as peculiaridades do setor, entenda se você tem perfil para o negócio e confira dicas de como montar uma floricultura com um bom planejamento.

Como montar uma floricultura: conheça o mercado

Assim como em todo empreendimento, se você quer saber como montar uma floricultura, é necessário que conheça o mercado.

É importante que entenda as tendências gerais do setor mas também observar como sua cidade ou região se relaciona com o nicho, além de, é claro, realizar o levantamento e análise da concorrência para pensar nos seus diferenciais.

O mercado de floriculturas no Brasil está bem estruturado. O país é um dos 15 maiores produtores de flores do mundo, empregando mais de 200 mil pessoas, e contando, inclusive, com a existência do Instituto Brasileiro de Floricultura, o Ibraflor, presente em 11 estados e abrangendo mais de 5 mil floricultores no Brasil.

Então, se você quer saber como montar uma floricultura, saiba de antemão que há essa organização sobre o setor para que você se debruce para elaborar linhas gerais do seu Plano de Negócios.

Perfil do empreendedor

É importante gostar de plantas e ter afinidade com a área, pois será necessário conhecer sobre nomes, tipos, sazonalidade e cuidados de plantas.

Mesmo que você não realize o atendimento direto aos clientes, precisará desses conhecimentos para negociar com fornecedores, definir nichos de atuação, compreender o mercado, pensar em estratégias, demonstrar segurança e elaborar diferenciais entre os concorrentes.

Compreender o seu negócio é a chave de um bom empreendimento, assim como montar uma floricultura exige uma liderança com sensibilidade e encantamento pelo ramo.

Sazonalidade

Como montar uma floricultura sem pensar na sazonalidade, não é mesmo? É preciso estar atento para planejar adequadamente gastos, investimentos e diversificação de produtos.

Cerca de 90% das vendas do setor giram em torno de datas comemorativas, o que aumenta a competitividade e se faz necessário investir em marketing e divulgação.

Em períodos de menor volume de vendas, é necessário agregar valor em diferentes frentes, serviços e produtos, diversificando, também, o público atingido.

Mais uma vez, vale lembrar, a sazonalidade da sua floricultura dependerá da modalidade e nicho que escolher empreender, o que pode variar também os períodos de sazonalidade do seu negócio.

No caso das floriculturas, a sazonalidade também pode variar se você escolher trabalhar com determinadas espécies de plantas, devido às condições de plantio, cultivo e florada. Fique atento a isso ao determinar sua área específica de atuação.

SAIBA+AZULIS: Plano financeiro: saiba o que é e como fazer

Faça um bom planejamento

É essencial que você elabore um plano de negócios detalhado, considerando não apenas as despesas fixas no decorrer dos meses, mas também todos os custos para a abertura do negócio, que envolve alvarás, documentações, vistorias e possíveis taxas.

As finanças do seu empreendimento devem ser geridas de maneira saudável, calculando todos os riscos e investimentos.

Recomenda-se que você utilize ferramentas de facilitação de processos, como o Canvas e análise SWOT, por exemplo.

Lembre-se de elencar seus diferenciais diante da concorrência e trabalhar na divulgação desses aspectos, adquirindo proximidade com o público. Identidade visual é essencial para compor sua marca junto a um plano de comunicação bem estruturado.

Nicho e público

Floriculturas têm muito potencial para diversos nichos: presentes, decoração de casa e de eventos, buquês para ocasiões especiais e até casamentos.

É recomendável que, a partir da análise de mercado, você escolha um dos nichos, para que possa montar a floricultura de acordo com seu público-alvo, desde os tipos de plantas que precisará ter disponíveis, até o planejamento de marketing e  atendimento especializado.

Ponto de venda

A localização do seu negócio poderá depender muito da modalidade de floricultura para a qual você escolher seguir, porém, alguns aspectos sobre o ponto de venda ideal valem ser considerados, como: fácil acesso, baixa concorrência e um bom fluxo de pessoas.

Na escolha do imóvel é importante pensar, inclusive, nas questões de luminosidade e incidência solar, para abrigar as plantas. Também não se esqueça de se atentar para a acessibilidade e documentações necessárias que respeitem as legislações locais.

Ou, ainda, você pode escolher trabalhar com vendas online, da sua casa, investindo em bom atendimento, boas estratégias de divulgação, marketing forte e produtos de qualidade.

Estrutura e equipamentos

A estrutura de uma floricultura é muito simples e vale a pena investir na elaboração de uma vitrine chamativa, organizada, harmoniosa.

No mais, você precisará de espaços bem divididos para:

  • Atendimento: além do balcão, uma boa área para exposição dos produtos e circulação dos clientes, sem parecer que as plantas estão amontoadas, mas conferindo uma decoração atrativa, com destaques e combinações de arranjos e cores. Dependendo do nicho escolhido para a sua floricultura, é importante que haja um espaço reservado para atendimento a clientes, de modo que fiquem confortáveis para escolha de produtos através de catálogos e modelos.
  • Oficina: local de trabalho para montagem dos buquês, ornamentos e arranjos, devendo ser organizada com todos os equipamentos necessários de jardinagem, manejo das plantas e decoração. É importante também que haja um espaço dedicado à conservação das plantas mais sensíveis.
  • Depósito: por se tratar de produtos frágeis, é essencial que haja um local climatizado para que você possa abrigar as plantas sem ter prejuízos, com cuidados especiais quanto à iluminação, água e temperatura.
  • Administração: sala ou espaço privado para tratar da parte burocrática, financeira e de acompanhamento do negócio, podendo também ser adequado para receber parceiros do empreendimento e fornecedores para realização de reuniões.
  • Banheiros: todo estabelecimento deve dispor de sanitários para clientes e funcionários, devidamente equipados, higienizados, ventilados e iluminados. No caso de banheiro para funcionários é considerável que haja espaço suficiente e adequado para guardar pertences e, dependendo do ramo da loja, vestiário.
  • Copa: é primordial oferecer um local adequado para que os colaboradores realizem suas refeições com qualidade, dispondo dos utensílios básicos de copa e cozinha, podendo também ser utilizado para servir um café aos clientes.
  • Estacionamento: é um diferencial importante para que seu cliente tenha conforto e, caso não haja espaço para tal, é interessante firmar convênio com estacionamentos nas redondezas.

Também não podem faltar na sua floricultura todos os equipamentos necessários para organizar esses espaços:

  • Balcões em diferentes níveis para atendimento e exposição de plantas de diferentes alturas;
  • Prateleiras, gôndolas e expositores específicos para plantas e produtos relacionados;
  • Refrigeradores;
  • Câmara fria;
  • Climatizadores ou ar condicionado
  • Mesas e cadeiras;
  • Computador e impressoras;
  • Telefone;
  • Ferramentas de jardinagem e manuseio de flores;
  • Uniformes para a equipe.

Custos e investimentos

De acordo com o SEBRAE, o investimento em uma floricultura de médio porte (70 m²) é de cerca de 88 mil reais, considerando todos os gastos com estrutura, possíveis reformas, equipamentos, segurança, custos pré-operacionais, capital de giro e estoque inicial.

Em um empreendimento dessa dimensão, a projeção é de um faturamento médio mensal de cerca de 30 mil reais, a depender das especificidades do seu plano de negócios.

Fornecedores

Para buscar fornecedores de qualidade é necessário que se tenha bastante definido seu nicho de atuação. A partir disso, é importante elencar critérios de avaliação e investir em pesquisa de fornecedores, considerando preços, prazos e formas de entrega e principalmente qualidade.

Liste atacadistas e produtores locais e negocie, considerando transporte, agilidade e diversidade dos fornecedores e a sua capacidade de armazenamento para conservação das plantas.

Dependendo da sua análise de sazonalidade, considere trabalhar com flores e plantas artificiais como opção a seus clientes.

SAIBA+AZULIS: Análise SWOT: o que é, como interpretar e suas principais vantagens

Afinal, o que é preciso para abrir esse negócio?

Para abrir uma floricultura e qualquer outro negócio, você precisará registrar a empresa na Junta Comercial, obter o CNPJ na Receita Federal, registrar-se na prefeitura municipal para obter o alvará de funcionamento do ponto comercial junto à Prefeitura, enquadrar-se na entidade sindical da categoria, cadastrar a empresa no sistema do INSS e registrá-la no Corpo de Bombeiros para que seja concedido o “Habite-se” do ponto comercial.

Exigências legais e tributárias

Fique atento às legislações locais. Não há legislação nacional específica para o ramo de floriculturas, mas é importante estar sempre atento ao Código de Defesa do Consumidor e leis vigentes para micro e pequenas empresas.

Gostou de saber como montar uma floricultura ou está pensando em empreender em outra área? Leia mais sobre como abrir um negócio hoje mesmo.

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!