Curso de marketing digital: 10 opções gratuitas
Procurando curso de marketing digital? Confira 10 opções gratuitas online para explorar esse universo e conquistar o mercado.
Está em busca de um curso de marketing gratuito? Então, boa notícia: existem diversas opções online para você se qualificar sem mexer no bolso.
Para quem está começando na carreira, é uma forma de aprender conceitos básicos e até mesmo de identificar em qual segmento do marketing deseja atuar. Afinal, são vários segmentos: SEO, mídias sociais e análise de dados, por exemplo.
Curioso? Descubra 10 opções de cursos de marketing digital para alavancar a carreira.
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Valor de um curso de marketing digital
Um bom curso de marketing digital tem seu valor. De modo geral, o mercado está bastante aquecido para os profissionais.
Conforme a pesquisa Marketing Hiring Trends 2019, da McKinley Marketing Partners, 61% dos líderes de marketing nos Estados Unidos planejavam, no ano passado, contratar profissionais para a equipe.
No Brasil, a demanda também é grande. Segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, divulgada em 2019, 94% já utilizam o marketing digital para estratégia de crescimento.
Apesar disso, 95% delas acreditam as estratégias ainda precisam de melhorias. A demanda por profissionais, então, é uma consequência direta desse cenário. E a qualificação se torna cada vez mais importante.
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Áreas de cursos de marketing digital
É possível encontrar cursos de marketing digital específicos para cada área de atuação. Algumas delas são:
SEO
SEO é a sigla em inglês para otimização para mecanismos de busca: um conjunto de estratégias para ranquear o blog no Google e, assim, gerar tráfego orgânico.
Mídias sociais
Outra área é a de mídias sociais, que envolve criar estratégias de atuação para a empresa em diferentes canais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, para construir relacionamento com o cliente.
Mídia paga
Em mídia paga, o objetivo é criar campanhas patrocinadas e anúncios no Google e nas redes sociais para ampliar o alcance da marca e promover vendas.
Análise de dados
Análise de dados é uma atividade diretamente ligada ao marketing. O Google Analytics, por exemplo, é uma das ferramentas que permite analisar performance, como resultados de campanhas de anúncios e de estratégia de SEO.
Inbound marketing
Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing consiste em um conjunto de estratégias para atrair e converter clientes por meio de conteúdo relevante. Trata-se de uma das áreas mais buscadas entre os cursos de marketing digital.
Marketing de conteúdo
Por sua vez, o marketing de conteúdo é focado na distribuição de diversos formatos de conteúdo: e-books, artigos em blogs e newsletters, por exemplo. O objetivo é conduzir o cliente na jornada de compra.
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10 cursos de marketing digital gratuitos
Agora, vamos às dicas: 10 cursos de marketing digital que você pode começar agora, sem pagar nada. Confira a seleção.
1. Marketing digital para o empreendedor
Oferecido pelo Sebrae, este curso tem carga horária de 2 horas e ensina a construir e monitorar uma estratégia de marketing digital. Os conteúdos abrangem desde uma introdução ao marketing até temáticas mais específicas, como inbound e métricas.
2. Fundamentos do marketing digital
O curso, disponibilizado pelo Ateliê Digital do Google, ensina os princípios básicos do marketing digital em 26 módulos, com exercícios práticos e exemplos reais. As aulas são destinadas a iniciantes e gera certificado ao fim.
3. Marketing digital na prática
Outra opção para iniciantes no marketing digital é este curso da Udemy, que apresenta cinco passos para vender produtos e serviços nas redes sociais. Os conteúdos são apresentados em formato de vídeo. Por ser gratuito, nesse caso, o curso não gera certificado.
4. Introdução ao inbound marketing
O curso é oferecido pela RD University e tem aulas apresentadas por André Siqueira, um dos cofundadores da Resultados Digitais. Os conteúdos abordam a metodologia de inbound marketing, as etapas do funil de marketing e as estratégias adequadas para cada etapa do funil.
5. Marketing de conteúdo
Para quem deseja aprender sobre marketing de conteúdo, a Rock University, da Rock Content, ensina a definir objetivos e indicadores de performance para estratégia de marketing, estruturar público-alvo e persona, determinar canais, produzir conteúdos de qualidade e otimizar o alcance do conteúdo, entre outros tópicos.
6. Gestão de mídias sociais
Também da Rock University, o curso de gestão de mídias sociais capacita o aluno a criar estratégias para as redes sociais, monitorar métricas, construir autoridade e promover conteúdos no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e YouTube.
7. Facebook Ads Training
Este treinamento de Facebook Ads da Hubspot ensina a gerar leads de negócio por meio de anúncios e elaborar campanhas. O curso tem 15 vídeos, 4 lições e 2 quizzes, mas o conteúdo só está disponível em inglês.
8. Google Ads
A Udemy oferece um curso de Google Adwords de quase 2 horas e é destinado a empreendedores que têm orçamento reduzido para criar campanhas patrocinadas. Entre os conteúdos, estão obtenção de tráfego, escrita de anúncios persuasivos e configurações de campanha.
9. Google Analytics para iniciantes
O curso é oferecido pelo Google Analytics Academy e ensina o processo todo de criação de campanhas, desde a criação de uma conta e o funcionamento do Google Ads até análise de relatórios e acompanhamento de campanhas.
10. SEO
Oferecido pela SEO Master, este curso possui 7 aulas que apresentam as dinâmicas e estratégias de otimização para mecanismos de busca. Palavras-chave, indexação, fatores de ranqueamento e autoridade são algumas temáticas abordadas.
E aí, já sabe qual curso vai fazer primeiro? Acesse o site da Azulis e confiras outras dicas sobre o assunto.