Como vender pelo Facebook: da criação da conta ao anúncio

Por Redação Azulis

Quer alavancar os anúncios do seu negócio? Então confira o passo a passo que preparamos para você vender pelo Facebook.

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Você sabia que é possível vender pelo Facebook? Essa grande rede social foi criada com o intuito de conectar pessoas para compartilharem momentos com seus amigos. Entretanto, em pouco tempo, ela se tornou uma das mais importantes plataformas de marketing digital do mundo.

Suas funções extremamente modernas são capazes de enviar mensagens específicas para um público pré-definido, potencializando em muito a sua capacidade de atingir as pessoas certas para adquirirem produtos e serviços em seu negócio.

Neste artigo, mostraremos um passo a passo sobre como você pode utilizar o Facebook como uma ferramenta de divulgação do seu negócio. Acompanhe!

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Como vender no Facebook: passo a passo

Vender no Facebook é um processo muito simples. Entretanto, para que a venda possa ocorrer, é necessário seguir alguns passos que mencionaremos logo abaixo. Confira!

Abra uma conta no Facebook Business

O primeiro passo é abrir uma conta no Facebook Business, que é a ferramenta de anúncios para empresas fornecida pela plataforma. Ela oferece uma série de opções de gerenciamento e criação de anúncios para negócios.

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As contas convencionais, de pessoas físicas, podem ter, no máximo, uma conta de anúncios e não é possível ter o mesmo grau de gerenciamento que as contas Business. Nessa última, é possível, inclusive, ter um total de até 1.000 contas de anúncios, possibilitando que você utilize cada uma para tipos de produtos diferentes. Por isso, é fundamental que você abra esse tipo de ferramenta para poder trabalhar de forma mais profissional.

Crie uma página para sua empresa

O próximo passo é criar uma página para a sua empresa. Quanto a esse assunto é importante ter muito cuidado. Ela precisa ser profissional e conter, apenas, publicações relacionadas aos seus produtos e serviços. Nada de ficar postando conteúdos que não tenham relação com seu negócio.

Acesse o gerenciador de anúncios

Depois de criada sua conta Business Manager (BM), a página temática e exclusiva da sua empresa, é necessário acessar o gerenciador de anúncios. Nessa parte da ferramenta você terá todas as informações sobre público, formas de pagamentos e poderá acompanhar todos os anúncios que já foram feitos.

Além disso, nessa mesma parte do seu BM, você poderá acessar a ferramenta para a criação dos seus anúncios, mas isso será assunto para o nosso próximo tópico.

Crie o seu anúncio

Agora, vamos mostrar como criar cada um de seus anúncios. O primeiro passo é criar uma campanha. Feito isso, é necessário começar a fazer os grupos de anúncios. No Facebook, você tem 3 níveis de gerenciamento. Nesse segundo nível é que são determinadas as configurações básicas do seu anúncio, tais como:

  • Definição do público (localização, idade, sexo, preferências, páginas curtidas, e outros dados);
  • Posicionamento, ou seja, em quais locais seus anúncios serão veiculados (feed de notícias, desktop, celular, entre outros);
  • Valor gasto por dia, clique ou visualização;
  • Período de veiculação do seu anúncio.

O próximo nível será o anúncio propriamente dito. Nessa etapa você deve inserir a imagem, textos e o link em que o cliente será redirecionado, caso se interesse pelo seu produto ou serviço e queira conhecer um pouco mais.

Depois disso, você deverá revisar todo o processo e, por fim, solicitar o envio para que os robôs do Facebook façam a verificação prévia e aprovem ou neguem o seu anúncio. Depois de aprovado, em alguns minutos ele começará a entregar sua mensagem.

Como vender mais pelo Facebook?

Agora que você já sabe como fazer anúncios pelo Facebook, mostraremos como você pode potencializar e vender mais na rede social. Continue lendo!

Estude o seu público

Inicialmente, estude o seu público. Esse elemento é um dos mais importantes para ter sucesso em seus anúncios. Se você enviar a sua mensagem para um público incorreto, fatalmente perderá dinheiro com o Facebook e tem chances de vender nada.

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O erro na escolha do público é um dos principais motivos que levam as pessoas a não terem sucesso com suas vendas no Facebook. A própria plataforma oferece uma série de relatórios para que você possa analisar as pessoas que têm mais chance de clicar em seu anúncio; uma delas é o Audience Insigths.

Insira o pixel na página de pouso

O Pixel é uma ferramenta formidável que foi criada para ajudar o seu negócio a encontrar as pessoas certas e vender mais. Basicamente, ele faz uma análise dos perfis das pessoas que visitaram a sua página e pode criar públicos semelhantes àqueles que já tiveram algum tipo de contato com a sua empresa.

Esse Pixel é gerado pela própria plataforma e deve ser instalado em sua página de pouso dos seus anúncios ou, até mesmo, na home do seu site. O ideal é que você separe o seu Pixel em cada um dos produtos. Assim, terá um índice de assertividade ainda maior em seus anúncios, enviando a mensagem para quem, de fato, tem interesse em adquirir seus produtos ou serviços.

Avalie os resultados obtidos

Por fim, é necessário que você avalie os resultados que foram obtidos. O Facebook Ads é uma ferramenta completa que oferece todo o suporte para que você possa encontrar as pessoas certas, levá-las ao seu site ou estabelecimento e, em seguida, analisar os resultados que foram obtidos com essas ações.

No gerenciador de anúncios você consegue acessar relatórios com uma gama de informações e métricas enormes. Inclusive, você pode criar as suas próprias análises inserindo nos relatórios apenas os dados que deseja avaliar, desconsiderando os outros que não são importantes para o seu negócio.

Com isso, você terá informação de qualidade e em tempo real, podendo utilizá-las para melhorar os seus anúncios ou alterar suas estratégias de Marketing ou, até mesmo, modificar produtos.

Agora que você sabe como vender no Facebook, não perca mais tempo e comece a utilizar essa importante ferramenta em seu negócio. Assim, poderá obter resultados muito rapidamente, alcançando mais pessoas e entendendo ainda mais o seu público.

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