Modelo de proposta: aprenda aqui como elaborar o seu
Entenda o que é o documento e conheça as vantagens de criar um relatório eficiente
Ao fechar um negócio, você precisa enviar uma proposta comercial (seja ela digital, escrita ou pessoal) para o cliente assinar. Esse documento traz a descrição do projeto, especificando o que será feito, como, por exemplo, o que ele abrange, quanto tempo irá levar, bem como quais materiais deverão ser fornecidos e os valores envolvidos. Então, a elaboração de um bom modelo de proposta aumenta a possibilidade de fechar o serviço, assim como estreia a relação entre as partes.
Modelo de proposta: o que é?
Podemos definir o modelo de proposta como um documento ou um relatório estruturado, padronizado e dividido em etapas que tem como objetivo ajudar o contratante a entender melhor sobre o seu serviço e/ou produto, e, claro, funcionar como uma ferramenta no fechamento do acordo com seus clientes.
Um modelo de proposta pode ser de quatro tipos diferentes:
- Comercial;
- De investimento;
- De projeto;
- De acordo de serviço (SLA).
O documento também pode ser encontrado em diferentes modelos, como o de proposta comercial, de investimento, projeto e pedagógica. É um relatório que pode ser feito em uma única versão para vários receptores ou ser elaborado especificamente para cada público.
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Quais as vantagens?
O modelo de proposta traz diversas vantagens para a sua empresa. Como já citamos aqui, ele padroniza as comunicações da sua companhia, o que passa uma imagem de profissionalismo. Confira outros benefícios do documento:
- Tempo
Ao emitir uma proposta comercial, certifique-se de que ela já esteja conectada ao seu banco de dados de produtos e clientes. Além disso, como você já tem todas as informações referentes às necessidades do seu contratante, só terá que fazer uma conferência final antes de faturar.
- Oportunidades de venda
Ao entrar em contato com a sua empresa, o cliente mostra o que está precisando comprar ou contratar. Assim, classifique as propostas que ainda estão em orçamento, as que você já perdeu e as que se transformaram em vendas. Você pode trabalhar de uma forma pró-ativa com aquelas que ainda estão em orçamento para nutrir o consumidor de informações.
- Confiança
Já ouviu aquela frase “não basta ser honesta, é preciso parecer honesta”? Acontece o mesmo com as empresas. Ou seja, não basta ser profissional, sua companhia precisa parecer profissional. Então, elaborar uma proposta comercial elegante pode contar pontos positivos com o cliente. Transmita as informações com clareza, sem deixar qualquer dúvida.
- Sinais
Monitore o momento que o cliente está interessado no seu orçamento de vendas. Afinal, em muitas vezes, a empresa envia uma proposta comercial e ele não se mobiliza. Em caso de orçamento enviado por e-mail, algumas ferramentas gratuitas avisam o momento exato que o potencial consumidor abriu o orçamento.
Como fazer uma proposta?
Entendida a importância do modelo de proposta, chegou a hora de saber como elaborar um documento eficiente. Aprenda através do nosso passo a passo:
- Objetivo
Uma proposta não visa apenas o fechamento de um negócio, mas também contempla proposições posteriores. Assim, é fundamental que o seu modelo tenha um objetivo claro para que seja formatado de modo adequado.
- Cliente
Pesquise bem quem é o seu cliente e do que ele precisa exatamente. Reflita em como a sua empresa pode ajudá-lo e o que você tem a oferecer além da concorrência.
- Formato
Para montar um modelo de proposta eficiente, é preciso levar em conta o objetivo e o perfil do cliente. Então, decida entre uma proposta comercial digital, impressa ou com as duas combinadas.
- Planejamento
O planejamento do conteúdo é uma das partes mais importantes para construir um modelo de proposta adequado. Para criá-lo, leve em conta as seguintes questões:
- Resumo da proposta: as primeiras linhas devem conter uma breve descrição da proposta;
- Diferencial: deixe claras as diferenças que a a sua empresa tem para a concorrência;
- Detalhamento: explique com detalhes o que você está oferecendo na proposta;
- Cenários: busque simular cenários diferentes, sendo uma ideal (para você) – ou mais completa, e a outra menos cara;
- Valores: apresente os valores completos do seu serviço ou produto. Leve em conta as possíveis adições.
- Fechamento: exponha, de forma breve a sua empresa, para que o cliente saiba com quem está lidando e apresente quem ficará encarregado de conduzir o avanço das negociações;
- Datas: por fim, inclua a data de criação da proposta e de validade. Dessa forma, você estabelece limites de prazo e cria um senso de urgência no cliente.
- Follow-up: deve ser feito desde o início da proposta comercial. Isso evita possíveis gargalos nas negociações e ainda influencia positivamente na relação com o cliente.
Checklist do modelo de proposta
Por fim, fechamos com o checklist do seu modelo de proposta para fazer com que ela fique clara, objetiva e contenha todos os pontos necessários para o sucesso da negociação. Acompanhe?
- Capa
Em caso de proposta impressa, faça uma capa com uma boa apresentação visual, um papel mais refinado e a logomarca da sua empresa.
- Índice
Enumere as páginas a fim de preparar o cliente para o que virá em seguida.
- Introdução
Ambientalize o seu cliente com o serviço proposto apresentando a proposta de uma maneira geral, abordando brevemente o que você tem para oferecer.
- Argumentação
Explique de maneira objetiva e clara por que o cliente precisa da sua empresa. Elenque os benefícios.
- Escopo
Detalhe minuciosamente quais são as características do seu produto/serviço.
- Cronograma
Revele em quanto tempo cada parte ficará pronta e será entregue ao seu cliente.
- Pagamento
Aqui, você define as formas de pagamento do serviço/produto exposto. Busque oferecer mais de uma opção para negociar o preço em reuniões futuras.
- Termo de Confidencialidade
Um termo de confidencialidade evita que seu cliente não divulgue o valor e o escopo da proposta para seus concorrentes.
- Informações
Por fim, fale um pouco sobre a sua empresa, bem como clientes, sócios e parceiros. Nesta etapa, a função é dar mais seriedade e confiança para a proposta.
Enfim, seguindo todos esses passos, você pode montar um belo modelo de proposta para apresentar e obter sucesso junto aos seus clientes. Boa sorte!