Como o macroambiente pode influenciar seu negócio

Por Redação Azulis

Forças internas e externas guiam os rumos de empresas todos os dias. Saiba qual é o papel das influências do macroambiente.

macroambiente

É mais fácil visualizar os fatores que você pode ter controle, mas o que acontece com os que você não tem? Como identificá-los, e o que fazer com eles? Saiba mais sobre o macroambiente e o que ele pode fazer pelo seu marketing empresarial neste artigo!

O que é o macroambiente?

Os fatores internos de uma empresa, como equipe, fornecedores, clientes e política interna, fazem parte do microambiente empresarial. Eles são controlados com mais facilidade porque suas soluções são internas,  e possuem parte da influência nas tomadas de decisões.

Isso não acontece com os fatores externos. Decisões do governo e da economia e      mudanças culturais e tecnológicas, por exemplo, estão fora do controle da empresa e fazem parte do macroambiente empresarial. Apesar de serem externos, eles também influenciam os negócios.           

Ao contrário do microambiente, não há como ter controle sobre o que acontece no macroambiente empresarial. Por isso, é importante identificar esses fatores e adaptar as estratégias do seu planejamento estratégico para adquirir uma maior vantagem competitiva.

SAIBA+AZULIS: Análise SWOT: o que é, como interpretar e suas principais vantagens

Quais são as seis forças ambientais?

É essencial que os profissionais de marketing estejam atentos para as forças que compõem o macroambiente empresarial. São elas:

Ambiente demográfico

O ambiente demográfico inclui mudanças na população, como faixa etária, etnia e escolaridade. Identificá-las é saber se houve mudanças nos seus hábitos de consumo, se o público-alvo da empresa ainda é o mesmo e encontrar o perfil atual do cliente ideal.

Ambiente econômico

O ambiente econômico também pode interferir na empresa por meio do seu público. Se o país estiver em crise, por exemplo a tendência é de corte de gastos e de redução de equipe.

É recomendável acompanhar os níveis de endividamento, crédito e distribuição de renda para saber qual é o poder de compra atual do seu público-alvo.

Ambiente natural

A disponibilidade de recursos naturais e de matéria-prima pode afetar a produção de uma empresa, assim como outros fatores naturais, como clima e catástrofes naturais.

Ambiente tecnológico

As constantes mudanças e inovações tecnológicas podem impactar uma empresa de várias formas: em sua pesquisa, produção, distribuição, divulgação, etc.

Ambiente político-legal

O funcionamento de uma empresa vai depender das normas e leis vigentes do segmento. É preciso ficar atento em possíveis mudanças sobre a tributação ou exigências do governo, por exemplo.

Ambiente sociocultural

Saber identificar aspectos culturais de uma sociedade o é essencial para montar estratégias empresariais.

Com base nesses perfis, uma empresa pode oferecer produtos e serviços que vão suprir expectativas e necessidades de um determinado público.

SAIBA+AZULIS: Meta SMART: como utilizar para atingir seus objetivos?

Como analisar o macroambiente de uma empresa

Para analisar o macroambiente de uma empresa é interessante ir além do ecossistema interno.

É necessário realizar estudos mais complexos e completos, que que considerem as seis forças ambientais citadas acima, como as questões econômica e o sociocultural, por exemplo.

Por meio dessas análises, é possível identificar com antecedência as mudanças que podem acontecer e avaliar a estratégia de adaptação necessária.

Como identificar oportunidades?

Por meio de pesquisas e estudos dos fatores incontroláveis que influenciam uma empresa, é possível identificar oportunidades de estratégia. Saber diferenciar os tipos de tendência pode ajudar a direcionar melhor os seus esforços, como:

Modismo

Modismo é um movimento mais fraco e passageiro, sem forças para mudar algo social, econômico ou político.

Tendência

Tendências têm maior duração e são mais previsíveis. Elas podem abrir espaço para revelações sobre o futuro em determinado segmento.

Megatendência

As megatendências indicam grandes mudanças sociais, econômicas tecnológicas, que trarão novos comportamentos ao longo de um grande período, como sete ou 10 anos.

Quais as possíveis ameaças?

Estudos dos ambientes externos fazem as empresas enxergarem novas oportunidades e potenciais ameaças.                          

Adaptar planejamentos e mudar estratégias podem ser caminhos para passar por essas ameaças da melhor maneira. Elas podem vir por meio de forças ambientais, como uma crise econômica ou uma mudança no comportamento social, por exemplo.

Aprenda mais para o sucesso do seu negócio

A Azulis prepara e disponibiliza conteúdos exclusivos para você aprender mais sobre como gerenciar um negócio. Acesse agora e fique por dentro de dicas de empreendedorismo para pôr em prática em busca do sucesso!

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!