O que faz um contador e por que ele é importante?

Por Redação Azulis

Não sabe o que faz um contador? Veja o quanto esse profissional pode ajudar pequenos negócios a sobreviverem, crescerem e decolarem.

O que faz um contador

Você já se perguntou o que faz um contador e por que ele é importante para as empresas? Especialmente microempresários podem não conhecer muito bem o papel desse profissional, mas é necessário destacar que ele se mostra fundamental para a saúde financeira de uma organização.

Afinal, o contador ajuda a garantir o sucesso do seu negócio, cuidar da burocracia, realizar o controle financeiro e, até mesmo, formular um diferencial com o objetivo de atrair e fidelizar clientes.

Quer saber mais sobre essa área e por que você precisa contar com esse profissional no dia a dia da sua organização? Então, acompanhe a leitura!

O que faz um contador, afinal?

A figura do contador está comumente associada à pessoa responsável por cuidar apenas da burocracia de uma empresa, como o imposto de renda, por exemplo. No entanto, essa é uma visão limitante, ainda que ele, de fato, realize essa tarefa.

Isso porque o profissional consegue fazer várias outras atividades relacionadas à questão financeira da organização. Desse modo, ele precisa ser visto como um consultor aliado quando o assunto é a despesa e a receita da sua empresa.

Confira, a seguir, algumas das atribuições do contador.

Gerenciamento de atividades

O contador fica encarregado de gerenciar atividades dos mais diversos ramos, como trabalhistas, patrimoniais, econômicas, contábeis e tributárias. Além disso, ele consegue auxiliar no controle do seu fluxo de caixa, bem como no desenvolvimento de relatórios financeiros e de risco.

Redução de encargos

De acordo com dados do levantamento Doing Business 2020, formulado pelo Banco Mundial, o Brasil está em 124º lugar no ranking de melhores países para quem deseja abrir e manter uma empresa.

Isso significa, portanto, que a colocação do Brasil é bem baixa, o que se deve, em grande parte, às altas taxas de impostos e intensa burocracia.

Por isso, o contador se revela fundamental, já que ele é capaz de evitar os passivos tributários e prejuízos que possam afetar a saúde financeira do seu negócio. Nesse contexto, o profissional consegue criar alternativas que reduzam os encargos e desafoguem as contas.

Planejamento estratégico

Você sabia que o contador entra em cena até mesmo no desenvolvimento do planejamento estratégico? Afinal, ele se propõe a fazer a avaliação de riscos e desenvolve estratégias para que seja possível atingir o seu objetivo.

Desse modo, o profissional precisa ser visto como um aliado fundamental na tomada de decisões que possam mudar o rumo da sua empresa.

Prevenção de ações trabalhistas

Outra atividade que fica nas mãos do contador é a prevenção de ações trabalhistas, pois processos internos precisam ter base legal para que sejam colocados em prática.

Com isso, o profissional se encarrega de entender a legislação e auxiliar quanto às regras da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), bem como contratos de demissão, contratação e muito mais.

Pequenas empresas precisam de contador?

Quem é Microempreendedor Individual (MEI) pode, muitas vezes, não dar tanta atenção à necessidade de um contador na empresa, pois acredita que consegue se encarregar dessas tarefas sozinho.

SAIBA+AZULIS: 5 dicas para não cair na fiscalização dos pequenos negócios

No entanto, pode ser complexo administrar todas as tarefas contábeis sem a figura de um profissional que vai ajudá-lo, inclusive, a fazer a sua organização crescer. Afinal, ele não serve apenas para abrir a sua empresa, como também permitir que ela continue funcionando e se desenvolvendo.

O contador consegue oferecer suporte em relação à legislação brasileira, considerada uma das mais complexas do mundo, que está em constante modificação, e realizar balanços mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Além disso, vai notificar quanto às contas a serem pagas e outras atividades da empresa, como:

  • Precificação: o profissional fornece ideias de preços justos para os seus produtos ou serviços, aplicando taxa de juros, margem de lucro e cálculo de despesas fixas e variáveis;
  • Fluxo de caixa: verifica a entrada e saída de recursos, bem como faz previsões de lucros e despesas futuras;
  • Controle de estoque: até mesmo em relação ao excesso ou sobra no estoque o contador pode auxiliar, analisando também preços com fornecedores para aprimorar a aquisição das mercadorias;
  • Obtenção de crédito: caso a sua empresa necessite de obtenção de crédito, o profissional organiza os documentos necessários e avalia as linhas disponíveis para verificar qual é a mais vantajosa.

Sendo assim, o profissional ainda consegue evitar que você pague multas desnecessárias ou precise fechar o seu negócio. Vale destacar ainda que o balanço patrimonial é uma das etapas mais complicadas na gestão de uma empresa, seja ela grande ou pequena.

Afinal, você precisa dominar assuntos como cálculo de dívidas, liquidez, estoque e muito mais, que são informações fundamentais na hora de buscar investimentos ou financiamentos.

Como são muitas as questões que envolvem a administração de um negócio, inclusive uma pequena empresa, revela-se necessário contar com o auxílio de um profissional capacitado para melhorar a gestão.

Portanto, não se engane ao pensar que contadores são necessários apenas para empresas de grande porte.

Como escolher um contador?

Agora que você já sabe e reconhece a importância de um contador para a sua empresa, chegou a hora de descobrir como escolher um profissional capacitado. Para isso, confira as dicas a seguir.

SAIBA+AZULIS: Contador: preciso contratar um para minha empresa?

Veja o registro Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

O primeiro passo para descobrir se um contador é, de fato, um profissional formado na área: você precisa verificar o registro dele no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), que é o órgão regulador da profissão.

Com isso, é possível ver se a pessoa está apta para exercer o cargo. Para procurar o registro, basta buscar o conselho do seu estado, que pode ser encontrado facilmente na Internet.

Procure referências

Se você conhece empresários, pergunte sobre os contadores que já trabalharam com eles e veja se algum apresenta indicações de profissionais da área. Assim, é mais seguro confiar em quem tem referências.

Descubra se o contador está atualizado

Como dissemos, a legislação brasileira muda constantemente, o que revela a necessidade de contar com um contador que esteja se atualizando de forma frequente, como em participações em congressos, eventos, cursos de extensão, pós-graduação, entre outros.

Com este artigo, você viu o que faz um contador e por que ele é importante para as empresas dos mais variados portes. Logo, siga as nossas dicas e procure um profissional capacitado para auxiliá-lo na administração do seu negócio.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!