O que faz o setor pessoal e por que ele é importante?

Por Redação Azulis

Não existe negócio próspero sem um setor pessoal forte. É lá que os direitos dos trabalhadores são geridos. Entenda agora mesmo como isso funciona!

Empresas que pensam grande e querem chegar longe precisam seguir determinados padrões de organização. Dentro de uma hierarquia bem estabelecida está o setor pessoal.

A área fica responsável pela gestão dos colaboradores, cuidando de processos fundamentais como admissão, benefícios, taxas, entre outros. Mas não para por aí! Se você quer saber mais detalhes e tudo o que o setor pessoal pode fazer pelo seu negócio, confira o artigo abaixo. Boa leitura!

O que faz um setor pessoal?

O setor pessoal, também conhecido como departamento pessoal, é uma parte fundamental na administração dos funcionários de um negócio.

Atualmente, o ideal é que cada empresa monte a área com uma equipe interna, porém, em empreendimentos menores, o setor pessoal pode ser assumido por um escritório de contabilidade externo.

Independentemente de estar dentro ou fora da estrutura, ficam aos cuidados da área todo o processo admissional de um colaborador, pagamento de salário, férias, licenças em geral, atestados médicos e faltas, por exemplo.

Podemos dizer então que este é o setor encarregado das burocracias que envolvem pessoas, garantindo que todos os processos obedeçam uma organização interna, e também os direitos e deveres trabalhistas.

SAIBA+AZULIS: Ficha de avaliação de desempenho de funcionário: veja modelo

Qual a diferença entre setor pessoal e recursos humanos?

Para uma pessoa leiga, os dois departamentos podem parecer uma coisa só, mas olhando mais de perto conseguimos entender as diferenças entre eles.

Recursos Humanos

Este núcleo de um negócio cuida da seleção de funcionários e aplicação de testes e dinâmicas em entrevistas mas, sobretudo, prima pelo desenvolvimento dos colaboradores em diferentes níveis.

As diretrizes que um RH deve seguir são criadas internamente em cima de um plano mais amplo no qual estão estabelecidos os objetivos do negócio.

Por exemplo, se a empresa tem a responsabilidade ambiental como forte diretriz, provavelmente a conduta dos seus funcionários como representantes da marca deve obedecer a um comportamento profissional que faça jus ao que precisam promover.

Além disso, também compete ao RH a observação acerca do bem-estar e motivação do quadro de colaboradores. Palestras de incentivo, treinamentos e atividades que nutrem a sensação de comunidade são iniciativas do setor que, através dessas ações, promovem satisfação e pertencimento, que são devolvidas à empresa com bons resultados e clima próspero.

Setor Pessoal

Como falamos acima, o setor pessoal foca nas partes burocráticas da administração de funcionários, inclusive nas admissões e desligamentos.

O profissional que atua nesta área também precisa ser ágil e gostar de estudar, afinal todas as taxas, guias do INSS, tributos, benefícios trabalhistas, relações sindicais, FGTS, estão sob sua incumbência.

Vez ou outra essas demandas sofrem atualizações e estar desatualizado pode significar perda de dinheiro no caixa ou algum imbróglio a ser resolvido.

SAIBA+AZULIS: Folha de pagamento: tudo o que você precisa saber

Dicas para um setor pessoal de bom desempenho

Nunca parar de estudar é uma premissa universal para profissionais de diversas áreas que pretendem ampliar seus horizontes, mas para um funcionário de setor pessoal isso é indispensável.

Acompanhar as novidades sobre as demandas da área garante a sustentabilidade não só das suas competências, mas de outros departamentos vitais, como o financeiro que anda de mãos dadas com a boa performance de um negócio.

Além disso, é importante que o profissional de um setor pessoal invista em autoconhecimento e saúde mental. Afinal, dominar as suas próprias angústias e incertezas pode ser muito rico para colaborar com um colega que precisa performar bem.

Precisa de mais tempo para se dedicar a entender sobre os setores essenciais dentro de seu negócio? Acesse o site da Azulis e confira conteúdos exclusivos que vão inspirar você e ensinar como vender mais!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!