Entenda o conceito dos 4 Ps do Marketing

Por Redação Azulis

Os 4 Ps do Marketing são os pilares de qualquer estratégia de marketing. Entenda quais as maneiras mais completas de planejar vendas e o marketing da empresa!

4 Ps do Marketing

Os 4 Ps do Marketing são os pilares para que as propagandas da empresa façam os consumidores se interessarem pelos produtos oferecidos.

Afinal, o Marketing parte de estratégias que ajudam no planejamento de como vender os produtos ou serviços oferecidos. Com isso, o empreendedor consegue que os seus produtos sejam adquiridos pelo consumidor. Que tal conhecê-las um pouco mais?

Conheça a importância dos 4 Ps do Marketing

Ter sucesso no próprio negócio não quer dizer necessariamente vender. É preciso planejar, criar uma marca, investir em propagandas e pensar em estratégias para o produto ser solicitado no mercado.

Os 4 Ps do Marketing são pilares do Marketing que, juntos em uma estratégia, aumentam a probabilidade de influenciar e conquistar público. Esse conceito também é chamado de Mix do Marketing.

O conceito dos 4 Ps teve início em 1960, com a publicação do livro “Marketing Básico: Uma Visão Gerencial” do professor Jerome McCarthy. Mesmo após 60 anos, a aplicabilidade do conceito ainda é muito interessante.

Graças aos estudos e aprimoramentos de Philip Kotler, os 4 Ps do Marketing foram definidos como uma ferramenta oficial de Marketing no livro “Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing”, lançado em 1967.

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Saiba as funções dos 4 Ps do Marketing

Cada um dos Ps (pilares) possui uma função e característica para que as estratégias motivem os consumidores e deem força para a campanha. Veja só:

P de Preço

Esse pilar dos 4 Ps do Marketing é o que definirá o futuro financeiro da empresa, já que os valores estão ligados a ele.

O preço é o valor cobrado nos produtos ou serviços oferecidos. Esse valor não deve ser tão alto para não assustar o público-alvo, mas também não pode ser baixo a ponto de ignorar os lucros e funcionamento da empresa.

O valor cobrado precisa ser justo perante o mercado e compatível com o posicionamento estratégico da empresa.

Isso também pode influenciar na percepção dos clientes sobre a marca. Como exemplo, podemos pensar em um food truck de lanches gourmet que oferece produtos pelo preço de uma lanchonete comum. Os clientes podem associar esse valor aos lanches rotineiros, confundindo o público e gerando descrédito.

P de Produto

Para que um produto ou serviço seja bem recebido pelo público, algumas perguntas importantes precisam ser respondidas:

  • A quem esse produto é destinado?
  • Como, quando e onde o cliente vai utilizá-lo?
  • O produto vai satisfazer as necessidades do cliente?
  • Qual o diferencial do produto?
  • Quais as características de destaque do produto?

Respondendo a esses pontos, o produto pode ser aperfeiçoado até que sua melhor versão chegue aos clientes.

P de Praça

Por mais que o nome desse pilar possa ser um pouco confuso, ele se refere, nos 4 Ps do Marketing, ao lugar onde serão oferecidos os serviços ou produtos. Algumas perguntas podem auxiliar na hora de decidir onde montar o comércio, seja no ambiente físico ou virtual:

  • Onde o cliente costuma procurar seus produtos?
  • Onde os clientes mais frequentam?
  • Quais tipos de estabelecimentos (online e offline) vendem esse produto?
  • Quais os locais de vendas definidos pelos seus concorrentes?

Existem outras perguntas que o empreendedor pode se fazer, mas essas são as principais para definir o local.

Preste atenção no ambiente escolhido para não ter problemas com preços competitivos e perder clientes, ou precisar ir tão longe que será difícil abastecer a loja. Esses detalhes obrigam a restringir os locais na hora de escolher o ambiente, focando na Praça ideal.

P de Promoção

O último dos 4 Ps do Marketing é “promoção”. Trata-se do conjunto de ações para divulgar a marca e o produto. Com esse P, o foco é na oferta do melhor valor, a melhor versão da mercadoria e a disponibilidade para o cliente.

Para a estratégia funcionar, o empreendedor deve investir em publicidade, como panfletos, propagandas pagas, redes sociais e outras estratégias de marketing que agreguem valor ao produto. Porém, para que a ação seja efetiva, é preciso se atentar a alguns pontos:

  • Quais canais de comunicação o cliente mais usa para se informar?
  • Seu produto aproveita épocas sazonais? Qual época é a melhor para investir em publicidade?
  • Como é a publicidade de seus concorrentes?
  • Que tipo de mensagem será a mais efetiva para o seu público?

Respondendo a essas questões, torna-se mais intuitivo definir qual caminho seguir para realizar uma campanha efetiva e atingir a persona.

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Entenda a necessidade de uma estratégia de marketing

Com uma estratégia bem montada utilizando os 4 Ps do Marketing, o sucesso é inevitável. Afinal, é possível construir uma boa base com os 4 pilares, uma estrutura que sustentará o negócio em qualquer decisão.

Aplicando a estratégia corretamente, um bom produto facilitará a aceitação do preço pelo mercado, ao mesmo tempo em que a sua disponibilidade (praça) torna a promoção mais consolidada.

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