Atendimento via Whatsapp: como implementar?

Por Redação Azulis

O atendimento via WhatsApp é vital para se aproximar do seu cliente. Veja como implementar essa forma de contato da forma correta.

Segundo estudos, o Brasil tem mais de 200 milhões de smartphones em uso, e outros dados mostram que o WhatsApp é o aplicativo mais usado do nosso país. Diante de números tão expressivos, por que não apostar no atendimento via WhatsApp na sua empresa?

A seguir, falaremos mais sobre as vantagens, boas práticas e outras dicas de como implementar essa ferramenta tão útil. Confira!

Por que oferecer atendimento via whatsapp?

Como dissemos, o WhatsApp é muito usado pelos brasileiros, tanto que o uso pessoal deixou de ser a única utilidade do aplicativo e as funções relacionadas a empresas e clientes logo apareceram. 

Nesse sentido, se a sua empresa disponibiliza atendimento via WhatsApp significa que ela está interessada em estar ao alcance dos seus clientes, devido à agilidade que o aplicativo oferece. Afinal, não é necessário ir até a sua empresa, ligar para o suporte, nem ter que usar um computador para entrar em contato com a marca, pois todos os problemas são resolvidos em na palma da mão com um celular.

Isso sem falar na praticidade de poder enviar diferentes tipos de mídias, como fotos, áudios e vídeos, e ainda fazer ligações. São diversas as opções de contato com o cliente e, além disso, você pode personalizar o atendimento para a plena satisfação dos seus clientes.

Whatsapp Business: melhores dicas para usar

O WhatsApp Business é a maneira ideal do Whatsapp para entrar em contato com os clientes, pois conta com muitos recursos úteis para o atendimento.

Entre as ferramentas disponíveis, é possível criar um perfil comercial, com suas principais informações, como categoria, horários de atendimento, e-mail e link para o site, por exemplo. Além disso, é uma forma de passar credibilidade para os seus clientes. 

O aplicativo do WhatsApp é bem simples de usar e pode ser muito valioso para sua empresa. Porém, existem boas práticas que você e sua equipe devem aderir, que podem evitar situações desagradáveis com os clientes. Confira logo mais!

Peça autorização para entrar em contato

Com sua conta comercial criada, disponibilize o contato em suas redes sociais e site, e coloque-se à disposição para um atendimento personalizado. Contudo, nunca entre em contato com um cliente sem que ele tenha autorizado o uso desse canal de mensagens. 

Além de ser desagradável receber uma notificação que não é do interesse dele, você pode acabar gerando um efeito negativo e afastando o cliente, em vez de fidelizá-lo.

Da mesma forma, uma vez autorizado o contato, não envie spam, isto é, não dispare mensagens automatizadas para muitas pessoas. Seja uma fonte de conteúdo e resolução de problemas e não um incômodo.

Não mande número excessivo de mensagens

Mandar um grande número de mensagens é uma prática que deve ser evitada, afinal, ninguém gosta de ser bombardeado com notificações indesejadas. Então, procure encontrar um equilíbrio ao estabelecer o contato com o cliente.

Isso porque o contrário extremo, ou seja, mandar mensagens muito curtas, até mesmo monossilábicas, pode passar uma imagem de que você não está disposto a fazer o atendimento, além de não esclarecer por completo as dúvidas do cliente. Portanto, seja cordial no contato e responda a tudo aquilo que for questionado, sem ser invasivo.

Atente-se para a linguagem usada 

Não é porque o canal comunicativo costuma ser mais informal que o atendimento pode ser muito pessoal e íntimo. Lembre-se de que se trata de clientes, e sempre deve haver um certo nível de formalidade, pois o objetivo nesse contato é fechar um negócio.

Por outro lado, nada impede que ocorra uma conversa mais dinâmica que um e-mail, por exemplo. Contudo, preze sempre pelo bom português e sempre confira a mensagem antes de enviar para não prejudicar sua imagem diante do cliente.

Conte com protocolo para o caso de falta de resposta

Existe coisa pior do que precisar muito de um suporte e ter que esperar horas por uma resposta? Esse tipo de situação pode ser muito nociva para quem presta um atendimento via WhatsApp.

É aqui que entra mais uma vantagem de usar uma conta comercial, pois um recurso muito útil na ferramenta é o de automatizar respostas de saudação e de ausência. Assim, ao entrar em contato, o cliente recebe um aviso se o atendimento não estiver disponível e não fica na mão esperando uma resposta da empresa.

Como automatizar atendimento via WhatsApp?

Certamente, a maioria das mensagens recebidas são dúvidas muito recorrentes sobre seus produtos ou serviços. E uma forma de você otimizar o tempo gasto nessas conversas é automatizando o WhatsApp. Esse recurso possibilita programar respostas para perguntas comuns, por meio de chatbots e, para isso, é preciso contratar a integração desse serviço.

Contudo, tenha em mente que a automatização não vai suprir todas as necessidades. Por isso, o ideal é unir esse recurso com o atendimento humano, para que todo o processo seja benéfico tanto para sua empresa quanto para os clientes. E então? Pronto para implementar o atendimento via WhatsApp? Não esqueça das nossas dicas e treine bem sua equipe para atender os clientes da melhor forma.

Gostou do post? Então, não pode deixar de conferir dicas sobre como se tornar um empreendedor de sucesso!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!