Bootcamp de empreendedorismo: veja o que é e se vale a pena participar

Por Redação Azulis

Se você está se perguntando se deve participar de um bootcamp de empreendedorismo, confira este texto da Azulis e tome a sua decisão!

Bootcamp

Participar do bootcamp de empreendedorismo é uma experiência única para qualquer empreendedor. Durante o evento, você é estimulado a desenvolver e colocar sua ideia de negócio em prática com a ajuda de outros empreendedores e especialistas em negócios.

No final do bootcamp, você pode apresentar o pitch para um grupo de investidores e conseguir o financiamento para colocar sua ideia em prática. Quer saber mais? Então continue lendo o artigo abaixo que a Azulis preparou e saiba como funciona esse evento.

SAIBA+AZULIS: Rock Content cursos: principais qualificações na Rock University

O que é um bootcamp de empreendedorismo?

O bootcamp de empreendedorismo é uma imersão em negócios, inspirada nos treinamentos intensivos de guerra realizados nos campos militares norte-americanos. O evento se popularizou no Vale do Silício e se tornou sinônimo de aprendizagem acelerada em negócios.

A metodologia do bootcamp é baseada no conceito “mindset hands on”, ou seja, aprender fazendo. Isso significa que os participantes colocam a mão na massa para desenvolver o projeto, desde apresentar ideias até criar um pitch.

No bootcamp, jovens empreendedores são estimulados a ter ideias de negócios inovadoras em um curto período de tempo. Durante o evento, os participantes desenvolvem planos de negócios, criam estratégias de captação de recursos, firmam parcerias e têm a oportunidade de expor suas ideias a investidores reais.

Para o bootcamp, são convidados mentores com experiência em desenvolvimento de negócios e investidores anjos. O objetivo é auxiliar os participantes a validarem suas ideias de negócios e, se possível, investir na criação da startup.

SAIBA+AZULIS: 10 mitos e verdades sobre abrir o próprio negócio.

Por que participar de um bootcamp de empreendedorismo?

Participar de um bootcamp é uma das melhores experiências para qualquer empreendedor. O evento oferece diversas oportunidades de fortalecer o networking e aumentar a rede de negócios em um nicho específico.

Como o evento reúne empreendedores de diversas áreas, os participantes têm a chance de construir novas parcerias. Além disso, ainda podem receber orientações sobre como transformar uma ideia inovadora em um modelo de negócio.

As atividades realizadas durante o evento permitem o aprendizado e domínio de novos conhecimentos sobre empreendedorismo de várias maneiras. Uma delas é por meio da construção de equipes, que trabalham uma ideia específica para torná-la um modelo de negócio sustentável.

Por fim, como investidores e incubadoras geralmente são convidadas para esse tipo de eventos, os participantes podem ter a chance dos seus negócios serem financiados por eles.

Confira aqui os melhores empréstimos para pequenas empresas e alavanque sua ideia de negócio.

Exemplos do que pode ser feito durante o evento

Uma das principais vantagens é que, no bootcamp de empreendedorismo, os participantes têm a experiência de criar uma startup em um curto período de tempo. Durante o evento, são realizadas atividades que vão desde a validação da ideia de negócio, construção de equipes até a apresentação do pitch.

Embora cada evento tenha uma programação específica, existem algumas atividades interativas que não podem faltar no bootcamp. São elas:

  • Proposta da ideia de negócio: os participantes são estimulados a apresentar uma ideia de negócio inovadora, direcionada a solucionar problemas específicos do seu nicho de mercado;
  • Formação de equipes: com base na ideia de negócio, você pode se juntar a outros participantes e montar sua equipe de trabalho. O legal é que existem pessoas de diferentes áreas de conhecimento que podem agregar valor ao negócio;
  • Validação do negócio: os mentores orientam as equipes sobre como validar a ideia de negócio. Nesse processo, elas aprendem sobre público-alvo, precificação e criação de cenários futuros. Também precisam colocar esse conhecimento em prática para validar a ideia e construir o pitch;
  • Apresentação do pitch elevator: o pitch elevator é o momento mais importante do bootcamp de empreendedorismo. Ele consiste na apresentação da ideia de negócio aos investidores em apenas alguns minutos.

As atividades do evento são interativas e os participantes são desafiados a montar um negócio na prática, em algumas horas ou dias. Para auxiliar, eles costumam ter acesso aos mentores que são especialistas com experiência em negócio e desenvolvimento de ideias inovadoras.

Durante o bootcamp também existem conversas 1 para 1 entre os participantes e mentores. São momentos para esclarecer dúvidas e aprender mais sobre empreendedorismo com pessoas experientes no mercado.

Aproveite e confira as melhores ideias para empreender em 2020.

Exemplo de Bootcamp: Empreendedorismo em Ação do Sebrae

O Empreendedorismo em Ação do Sebrae é um exemplo de bootcamp de empreendedorismo. Ele é ideal para as pessoas que desejam começar ou redesenhar o modelo de negócio de uma empresa.

O evento tem como objetivo contribuir para que ideias de negócio cresçam no mercado e se desenvolvam com uma postura mais empreendedora. Para tanto, são usadas ferramentas técnicas específicas que auxiliam a criação de novos produtos, serviços, projetos e negócios.

Embora o curso tenha uma duração de 24 horas, ele está estrategicamente dividido em seis módulos com quatro horas cada. Em cada atividade programada, os participantes avançam no caminho entre a ideia e a implantação do novo negócio.

Na capacitação, são abordados temas importantes para qualquer startup que deseja se consolidar no mercado, como:

  • Mindset empreendedor: são apresentados conceitos como atitudes empreendedoras, propósito e effectuation;
  • Cliente e mercado: são ensinadas técnicas como persona, mapa de empatia, segmentação de mercado e desenvolvimento de clientes;
  • Problema e solução: apresentação do conceito de Lean Startup e validação de ideia;
  • Prototipagem e mínimo produto viável: explicação sobre os tipos de protótipos, validação da solução e mínimo produto viável;
  • Canais, vendas e modelos financeiros: apresentados temas como canais de distribuição, estratégias de vendas e fontes de receitas;
  • Lean Canvas, Storytelling e Pitch: são explicados conceitos de Lean Canvas e pitch para empreendedores.

As inscrições do Empreendedorismo em Ação podem ser feitas no próprio site do SEBRAE. No entanto, como o evento é presencial e ocorrem em diferentes datas, vale a pena entrar em contato com o SEBRAE mais próximo para conhecer as próximas datas do evento e se preparar para participar.

Recursos da Azulis para empreendedores

A Azulis é uma loja online exclusiva para empreendedores. Nela, é possível encontrar diversos recursos que ajudam no sucesso de qualquer negócio, como maquininhas de cartão, contas digitais, cartões e empréstimos.

Além disso, a empresa dispõe de tecnologia de ponta e de parceiros estratégicos para oferecer aos clientes formulários online e promoções exclusivas, que atendem às necessidades dos empreendedores.

Ao escolher a plataforma Azulis, os Microempreendedores Individuais podem ter acesso a um produto digital exclusivo da empresa, que é o Lembrete do DAS MEI. Com ele, o usuário é notificado sobre quando deve pagar esse imposto mensualmente.

Participar de um bootcamp de empreendedorismo é uma experiência única. Aprimore a sua ideia de negócio e leia nosso artigo completo com 5 dicas para começar a empreender hoje mesmo.  E acompanhe também nossas dicas no site da Azulis.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!