Como atender bem um cliente? Descubra o segredo do sucesso

Por Redação Azulis

Saber como atender bem um cliente pode ser um fator decisivo na hora de fechar novos negócios e vendas. Veja as melhores dicas sobre o assunto!

Como atender bem um cliente

Escolher um produto ou serviço de qualidade é essencial no momento da compra, mas um fator decisivo entre a fidelização e o abandono é o atendimento. Uma experiência ruim pode impactar o consumidor de modo muito mais forte e duradouro. Afinal, como atender bem um cliente?

Conheça algumas dicas em nosso artigo.

SAIBA+AZULIS: Gestão de clientes: o que é e como fazer

Por que o bom atendimento é importante?

O bom atendimento ao cliente pode ser o verdadeiro diferencial de uma empresa. Você sabia que a cada dez clientes, oito concordariam em pagar mais por um atendimento melhor? E que 99% mudam positivamente de comportamento após receberem um bom atendimento? É o que mostra uma pesquisa feita pela empresa de software Zendesk com 522 brasileiros.

Além de ser um diferencial competitivo, o bom atendimento também gera impacto na fidelização dos clientes. Ao ser bem atendido, as chances de o cliente voltar e continuar a comprar em um negócio são maiores.

E ainda tem mais: uma experiência positiva tende a ser relatada, o que pode trazer novos clientes. Além disso, como é feito de forma espontânea pelo consumidor, ainda traz economia de custos em sua divulgação. É o famoso marketing boca a boca, hoje      amplificado pelas redes sociais.

O cliente pode sair encantado do seu negócio ou com a sensação de descaso. Tudo vai depender de como você e sua equipe irão lidar com ele. Uma experiência ruim, além de não ajudar o negócio a crescer, pode trazer consequências negativas.

SAIBA+AZULIS: Jornada do cliente: o que é e por que é vantajoso para o meu negócio?

Como atender bem um cliente no seu espaço físico?

Afinal, como atender bem um cliente? Uma boa experiência no atendimento presencial é uma maneira clássica de ganhar pontos com a clientela, pois dá uma sensação muito maior de proximidade do que no ambiente virtual.

Por isso, se seu negócio tiver um espaço físico, aproveite para seguir algumas dicas de boas atitudes e comportamento apropriado para atender:

  • Parece básico, mas é muito importante treinar a equipe para atender bem qualquer pessoa que for ao local e recebê-la  com um sorriso. Seja gentil.    
  • Não deixe o cliente esperar para ser atendido. Agilidade é essencial para que ele se sinta acolhido logo de cara e não tenha a sensação de  que perdeu muito tempo esperando.    
  • Se o cliente não se sentir confortável com a proximidade de um atendente, deixe-o à vontade na loja, mas se mostre disponível.
  • Evite usar expressões negativas ou dar ordens aos clientes.
  • Atenção e cortesia para identificar as reclamações dos clientes são essenciais, mas é necessário que haja também verificação e solução para os problemas relatados.

Como atender bem nas suas redes sociais?

Nos dias atuais, empresas têm presença constante nas redes sociais, sites e outros serviços de atendimento à distância. Comodidade e rapidez são as maiores vantagens, mas o que uma empresa pode fazer para oferecer uma boa experiência para os clientes que procuram ajuda on-line?

  • Seja rápido. Os clientes não estão mais dispostos a esperar dias para iniciar o atendimento.  Por isso, se possível, contrate uma pessoa dedicada a esta tarefa.    
  • Certifique-se de que a sua equipe de atendimento on-line tenha acesso a  internet de qualidade para que uma conexão falha não atrapalhe o fluxo de mensagens com o cliente.    
  • Além de sempre manter a educação e a cordialidade, tenha conversas claras e sem significados duplos. Assim, você evita dúvidas desnecessárias.
  • Evite responder com textos longos. O ideal é ser direto no que você quer dizer e trocar mensagens concisas.
  • Você pode disponibilizar o atendimento por e-mail, mas o indicado é deixar que o cliente tenha acesso a outro canal mais rápido, como chat on-line, WhatsApp ou até mesmo telefone.

Saiba o que o seu cliente deseja

Você mesmo pode moldar a melhor estratégia sobre como atender bem um cliente. Vale lembrar que uma experiência de atendimento diferenciada não termina no momento da venda.

É preciso fazer um bom trabalho também no pós-venda. A final, é essencial saber quais são as expectativas dos seus clientes e qual é a opinião deles sobre o seu negócio.

Fazer pesquisas de satisfação é uma ótima forma de conhecer melhor o seu público e de descobrir no que sua atenção precisa ser redobrada.

É conversando com seus clientes que será possível traçar estratégias de atendimento mais eficientes, personalizadas e inovadoras. Se você não tiver um pequeno negócio e não for possível falar com todos, selecione uma amostra entre eles para começar.

Agora que você já sabe como atender bem um cliente, continue no site da Azulis e confira mais dicas de sucesso para o seu negócio.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!