Serviço de atendimento ao cliente – SAC

Por Redação Azulis

O serviço de atendimento ao cliente, SAC, pode ser indispensável dependendo do seu negócio. Saiba neste artigo da Azulis como ele funciona.

Serviço de atendimento ao cliente - SAC

O Serviço de Atendimento ao Cliente é uma forma das empresas se relacionarem de maneira próxima e identificar as preferências do mercado. Dessa maneira, ao construir uma estrutura diferenciada, o negócio se destaca tanto na solução de problemas quanto na satisfação de receber um feedback positivo.

O grande segredo, no entanto, está em compreender exatamente como funciona cada detalhe do departamento para criar algo personalizado. Como resultado, fica mais simples garantir a satisfação do público de maneira geral, colocar melhores produtos e influenciar nas decisões de compra.

Quer saber mais? Vamos mostrar como funciona o SAC e como ele pode te ajudar nos negócios. Acompanhe.

O que é serviço de atendimento ao cliente -sac?

O Serviço de Atendimento ao Cliente é um meio de aproximar as marcas de seus clientes e fazer girar o sistema de varejo de maneira geral. O grande diferencial está em ter em mente que existem muitas reclamações em relação ao procedimento que merecem atenção especial para que o cliente fique sempre satisfeito.

Além disso, esse canal de comunicação é responsável por desenvolver um relacionamento de confiança entre marca e público por meio das respostas de dúvidas, sugestões e elogios. Assim, ao contratar um serviço, as experiências negativas que podem acontecer são amparadas pelo time conforme os valores da marca.

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Por exemplo, se você comprar um ventilador e ele parar de funcionar em pouco tempo, certamente, na embalagem do produto vai existir um número de telefone para que a sua mensagem chegue até os responsáveis por encontrar uma solução. Da mesma forma quando um produto some das prateleiras de uma loja, o SAC será o ponto de contato capaz de ajudar e tirar dúvidas.

Quais as vantagens do SAC?

O SAC foi criado para que a empresa compreenda o funcionamento de seus produtos e serviços no mercado e possa receber um feedback do público. Com isso, ao resolver os problemas relacionados, fica muito mais simples manter a fidelização do consumidor e agregar ainda mais valor ao preço cobrado por conta da assistência.

Afinal de contas, quando existe a certeza de que o pré e pós-vendas é eficiente, tomar uma decisão de compra se torna um processo rápido que faz toda a diferença nos resultados dos lucros. A grande vantagem desse tipo de departamento envolve garantir a satisfação dos clientes e evitar que a empresa perca espaço para os concorrentes.

Além disso, manter esse canal de comunicação aberto gera uma série de possibilidades para que seja feito uma organização interna focada em resolver os problemas de maneira geral. Assim, se o problema está na forma de entrega, o feedback proporciona oportunidade de criar um planeamento mais elaborado.

Conhecimento da audiência

O ponto que envolve a melhoria da logística também conta muito na hora de colocar os próximos lançamentos em prática. Ao saber mais sobre o perfil do público de maneira direta, essas informações podem ser usadas como fonte de planejamento para alcançar cada vez mais vendas e ganhar credibilidade no mercado.

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Essa medida também salta aos olhos do público de forma positiva. Ao enxergar suas sugestões e reclamações sendo atendidas, a sensação de parceria com a marca se torna perceptível e a empresa fica muito mais humanizada.

Por exemplo, se ao reclamar da embalagem de um perfume que não deixa o líquido ser usado até o final, a próxima versão traz uma repaginada na válvula, a audiência terá muito mais interesse em recomprar. São detalhes desse tipo que precisam ser filtrados do cotidiano de um SAC. Assim, a integração de dados muda completamente a opinião de um cliente e evita perdas para concorrência.

Quais são as diferenças entre o serviço de apoio ao cliente e a ouvidoria?

Engana-se quem pensa que ouvidoria e SAC são a mesma coisa. Inclusive, quando o atendimento ao consumidor fica congestionado, as pessoas automaticamente já pensam em falar com a ouvidoria para fazer uma reclamação. O SAC trabalha de acordo com normas vigentes e soluções padronizadas conforme os valores da marca.

Tudo isso, envolve as recomendações da Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente) em situações dentro das competências do departamento. Já a Ouvidoria, conforme as informações do Guia das Ouvidorias Brasil, promove um atendimento focado em interesses coletivos.

Esse tipo de suporte funciona como a última instância na hora de solucionar os problemas. O grande diferencial está na possibilidade de contatar outras áreas da empresa com a intenção de ter retornos mais elaborados no julgamento de problemas.

Como o serviço de atendimento ao cliente pode ser implementado na minha empresa?

Ao não acompanhar a jornada do cliente, sua empresa acaba perdendo a chance de se destacar no mercado. Por este motivo, montar um serviço de atendimento faz muita diferença na hora de aumentar os lucros. Veja, a seguir, do que é constituído esse departamento e como implementar no passo a passo:

  • FAQ: um sistema de respostas prontas para as perguntas mais realizadas pelos consumidores. Muitas vezes, depois de consultar esse espaço, os clientes deixam de mandar mensagens para o SAC e acham o processo prático;
  • Pós-venda: o formato traz apoio ao cliente depois de comprar um produto para tirar dúvidas e fazer elogios;
  • Recepção de críticas e sugestões: aqui acontece a parte do feedback fundamental para organizar as estratégias da empresa.

Tipos diferentes de SAC

O mundo atual com tantos avanços tecnológicos faz com que o formato ganhe cada vez mais novidades que facilitam a realização do trabalho. Um bom exemplo está nas diferenças do SAC 2.0 e o 3.0. Com as novas demandas do mercado, a opção 2.0 que refere ao atendimento tradicional deixou de ser suficiente e surgiu o 3.0.

Esse novo modelo é focado em usar tecnologias para aprimorar a experiência de atendimento com uma integração maior de dados. Com isso, o esquema de contanto direto com o cliente com o front office apresenta melhores resultados em diferentes frentes. Diferente do middle office que tem poucas interações com o público e precisam trabalhar lado a lado.

Pronto! Agora você já sabe serviço de atendimento ao cliente funciona e pode impactar diretamente o desenvolvimento de seu negócio. Apesar de ser uma conexão direta que recebe muitas reclamações, seus benefícios são ainda maiores por conta do relacionamento de confiança criado com o consumidor. Só assim será possível chamar a atenção no segmento e se destacar da concorrência.

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