Como atingir metas de vendas em 5 passos: aprenda já

Por Redação Azulis

Quer saber como atingir metas de vendas? Preparamos um passo a passo com as principais ações para vender muito e faturar alto.

Se você trabalha no setor comercial e quer saber como atingir metas de vendas, este post é para você. Sabemos como é importante atingir um número de transações por mês, pois são as vendas que garantem a sobrevivência da empresa, para que o negócio tenha bons lucros.

Por isso, é necessário lançar mão de boas estratégias para garantir um bom volume de vendas. Além disso, é preciso ter disciplina e dedicação para colocar em prática as ações necessárias para trazer melhores resultados para seu trabalho.

Neste post, você vai conferir um passo a passo com as principais ações para aumentar suas vendas e o faturamento do negócio. Confira!

Como atingir metas de vendas?

Se você não está atingindo suas metas há alguns meses, você precisa desenvolver novas competências. Além disso, é preciso avaliar a qualidade no atendimento, pois esse quesito é um fator decisivo no momento da decisão de compra.

Muitos vendedores e empresas se destacam até mesmo em tempos de crise, graças ao diferencial que oferecem aos seus clientes. Então, faça uma análise em busca de falhas e crie soluções para resolver essas lacunas. Dessa forma, é possível alcançar resultados cada vez melhores.

Sem mais delongas, vamos aos passos de como atingir metas de vendas em sua empresa.

1.    Mantenha o foco

Para fazer boas vendas, é essencial manter o foco no trabalho. Distrações como redes sociais, aplicativos de mensagens e vídeos só servem para diminuir seu foco e deixar sua produtividade lá embaixo.

Claro que esse tipo de tecnologia pode ser utilizado no horário de trabalho, mas apenas para fazer prospecção e tirar dúvida dos clientes em relação aos seus produtos e serviços. Se você não mantém seu foco, não terá clientes em seu funil de vendas e seus ganhos só vão diminuir cada vez mais.

2.    Mantenha o foco nos clientes certos

Já parou para pensar em quantos clientes você tem, em sua base de dados, que nunca compraram e apenas consomem seu tempo? Não há como atingir metas de vendas se você não qualifica seus leads corretamente.

Então, para ter uma base de dados qualificada, é essencial fazer algumas perguntas para seus prospects para avaliar se eles são clientes em potencial ou não. Quando você elimina de sua lista pessoas que nunca vão comprar, você tem mais tempo para focar nos clientes certos.

Além disso, é importante avaliar o perfil dos clientes para focar naqueles que proporcionam melhores resultados para sua empresa.

3.    Gerencie seu tempo de forma eficiente

O hábito de procrastinar é um forte inimigo, capaz de atrapalhar o sucesso nas vendas do mais gabaritado dos profissionais. Fazer a gestão do tempo é essencial para evitar que você perca oportunidades preciosas de bater sua meta mensal de vendas.

Cada minuto é importante e, por isso, você deve analisar sua agenda durante o dia para verificar seu está sendo produtivo e quanto tempo gasta em cada tarefa.

4.    Estabeleça metas diárias

É comum que a equipe de vendedores tenha dificuldade em estabelecer metas diárias, pois pensam em longo prazo. Dessa forma, focam em atingir os resultados necessários para a semana ou para o mês.

No entanto, criar metas diárias é essencial para que, ao final do mês, as vendas tenham atingido o número esperado.

Logo, é importante estabelecer um número mínimo de prospecções, ligações e visitas a clientes. Além disso, é preciso ter metas de tarefas que devem ser realizadas diariamente, como atualização do pipeline de vendas, de envio de e-mails, entre outras coisas. Esse hábito garante que o trabalho relevante para o sucesso de suas transações seja feito todos os dias.

5.    Crie metas de desempenho

Aprender a criar metas de desempenho é fundamental para quem deseja ter sucesso nas vendas e atingir suas metas. Por isso, você deve fazer uma análise de seu desempenho individual em determinado período.

Por exemplo: para analisar as métricas de desempenho de determinado mês, você pode analisar quantas ligações foram necessárias para marcar uma visita para seu cliente e quais visitas foram convertidas em vendas. Dessa forma, você consegue avaliar se seu trabalho está sendo produtivo e identifica pontos que precisam de atenção e melhorias.

O que são metas de vendas, afinal?

Se você chegou até aqui, mas ainda tem dúvidas sobre o que são as metas de vendas, vamos explicá-las. Na realidade, é bem simples e, quando falamos em metas, estamos nos referindo a alcançar resultados em um determinado período de tempo.

Por exemplo: sua empresa vende roupas e sua meta é vender 2.000 peças ou R$ 140 mil em 1 mês. Então, o que fazer para atingir esse objetivo? Bom, essa pergunta nós já respondemos nos tópicos anteriores.

Por que você deve ter metas de vendas?

Para os vendedores, bater metas é essencial, no caso de quem trabalha com ganho de comissões e bônus. As metas são uma forma de manter o colaborador motivado para apresentar sempre os melhores resultados, pois ele será recompensado por isso. No caso dos gestores, eles podem acompanhar o desempenho de cada vendedor e da empresa, no geral.

Além disso, estabelecer metas para a empresa é a única forma de fazer o negócio crescer. Isso porque, se você não define um valor mínimo de vendas, não tem como saber se a empresa vai bem. Ademais, trabalhar sem um objetivo é como ficar à deriva, já que os vendedores ficarão “perdidos”, sem saber exatamente quanto devem vender.

Esse fator desmotiva a e equipe, pois se não há metas, não há bonificações e gratificações. Então, o time do comercial não precisa se preocupar com o volume, apenas em vender, mas sem esforço.

É o estabelecimento de metas que estrutura o planejamento para o crescimento do negócio. Sem elas, não há como uma empresa prosperar e se manter competitiva no mercado.

Agora que você já sabe como atingir metas em vendas, está na hora de colocar nossas ideias em prática e aumentar o faturamento de seu negócio. Mas lembre-se de que, para atingir seus objetivos, é preciso combinar todos esses fatores com dedicação ao trabalho e, principalmente, ao cliente.

Gostou do post sobre como atingir metas de vendas? Então está na hora de conhecer alguns mitos e verdades sobre ser dono de seu próprio negócio.

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