Como montar um salão de beleza em apenas 6 passos

Por Redação Azulis

Quer aprender como montar um salão de beleza? Veja no nosso guia que investir nesse segmento, pode ser rentável.

Como-montar-um-salão-de-beleza

Pensando em como montar um salão de beleza que caiba nas suas possibilidades de investimento? Apesar de bastante concorrido, o setor também é bastante rentável no Brasil. Ou seja, pode ficar animado para começar.

No entanto, o sucesso depende de vários fatores, a começar pelo conhecimento que você adquire sobre o mercado. Com um bom planejamento e muita dedicação, é possível construir um negócio de sucesso na área de beleza e estética.

Neste artigo, reunimos reflexões importantes para quem deseja começar no segmento e uma série de dicas que ensinam como tirar esse sonho do papel. Vamos começar?

SAIBA+AZULIS: 7 cursos online e gratuitos para empreender na área de beleza

Quer ser uma epreendedora de sucesso?

Saiba como começar e resgistrar sua marca nesse e-book EXCLUSIVO. Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Por que aprender como montar um salão de beleza?

Ao longo deste texto, vamos trazer uma série de razões que justificam aprender como montar um salão de beleza. E a primeira delas é a segurança do investimento.

O que acontece é que, na contramão da dificuldade de crescimento da economia brasileira, o setor de beleza consegue manter a estabilidade e até mesmo apresentar sinais de expansão.

Segundo dados da Beauty Fair, em 2018, existiam quase 500 mil salões de beleza formais no Brasil – se somados os informais, o montante pode chegar a 1,1 milhão. Os números podem assustar, mas não deixam de revelar uma oportunidade de negócio e de emprego para quem deseja apostar na área.

A pesquisa mostra ainda que 56% do faturamento alcançado pelos salões está relacionado a procedimentos de cuidado com os cabelos. Ou seja, esse pode ser um bom indicativo de por onde seguir.

SAIBA+AZULIS: Empreendedorismo feminino: mulheres que viraram o jogo

Montar um salão de beleza é boa ideia?

Para entender se montar um salão de beleza é a melhor escolha para você e seus objetivos, o primeiro passo é analisar o seu perfil e, se for o caso, dos seus sócios.

O setor de beleza e estética está em constante transformação, com novas técnicas que surgem quase que diariamente. Então, é preciso estar disposto a se atualizar.  E por falar nisso, conhecimento e identificação com a área são aspectos fundamentais.

Também é necessário avaliar se você tem um espaço para atender a clientela e se conta com o valor suficiente para investir em aparelhos e produtos de qualidade, que vão fazer a diferença no atendimento.

Vantagens de montar um salão de beleza

Por outro lado, esse tipo de negócio pode começar a funcionar com pouco – e essa é uma das principais razões para aprender como montar um salão de beleza. Muitas vezes, até mesmo um cômodo da sua casa pode ser adaptado.

Mais uma vantagem é a possibilidade de diversificar a oferta de serviços e atrair mais clientes. É possível, inclusive, alugar uma sala comercial e dividir com outros profissionais que atuam em áreas relacionadas, como cabelo, maquiagem, unha, massagem e depilação.

Pontos de atenção ao montar um salão de beleza

O primeiro ponto de atenção é evitar abrir o salão de beleza em uma região que já conte com alta oferta de serviços semelhantes.

Outra questão importante é ficar de olho na legislação. Salões e clínicas de estética não são regulamentados pelas mesmas leis, o que significa dizer que há restrições particulares para cada serviço. Então, é preciso saber o que pode ou não ser oferecido pelo seu estabelecimento.

Não deixe de avaliar ainda o custo envolvido na compra de produtos profissionais, que tendem a ser mais caros do que os utilizados em casa, ainda que compre em maior quantidade.

Como montar um salão de beleza em 6 passos

Animado para começar? Então, vamos ver como montar um salão de beleza. A seguir, separamos 6 passos que não podem ser ignorados para construir um negócio de sucesso. Acompanhe:

1. Busque capacitação

Seja um iniciante na área, seja um profissional com anos de experiência, é preciso estar sempre de olho nos cursos e formações oferecidos no mercado. Além de permitir que você diversifique o seu repertório, também vai garantir mais credibilidade com os clientes.

2. Faça um bom planejamento

Dica básica para qualquer negócio, fazer um planejamento significa mapear concorrentes, definir objetivos para o seu salão de beleza, dimensionar custos e organizar estratégias de ação.

Com todas as informações em mãos, fica muito mais fácil entender quais são as oportunidades e as dificuldades que merecem a sua atenção.

3. Defina o local de atendimento

O local no qual você vai atender é estratégico para definir todo o negócio, incluindo o público e os valores cobrados pelos serviços. Caso opte por alugar uma sala comercial, não deixe de considerar todos os custos envolvidos, desde o aluguel até a energia elétrica.

4. Invista em mídias sociais

Tanto para estabelecer a sua marca, quanto para atrair novos clientes ou divulgar promoções, as mídias sociais podem ser aliadas poderosas.

Com as ferramentas oferecidas pelo WhatsApp, por exemplo, é possível estabelecer um canal de comunicação com a clientela. O aplicativo pode ser usado para marcar e reagendar horários, anunciar promoções e até passar informações sobre os serviços.

Já o Instagram é uma ótima forma de mostrar o resultado do seu trabalho, com fotos e legendas criativas.

5. Aposte em um bom relacionamento

Em um tipo de negócio que exige tanta proximidade com o cliente, apostar em um bom relacionamento é fundamental. Quando a pessoa, além de gostar do seu trabalho, se sente acolhida, a tendência é que ela volte sempre – e ainda o indique para amigos e familiares.

6. Defina os serviços que serão oferecidos

Por fim, mas não menos importante, é necessário determinar quais serviços serão oferecidos no estabelecimento. Nesse sentido, mais do que ter um grande portfólio, vale focar na qualidade.

Assim, defina os serviços ofertados de acordo com a sua capacitação e dos outros funcionários, se for o caso. Começar se especializando em cuidados com o cabelo, com penteados, tratamentos, entre outros, pode ser uma boa ideia.

Quer uma dica bônus sobre como montar o seu salão de beleza e garantir que ele cresça com sucesso? Conte com o suporte da Azulis para encontrar os melhores produtos e serviços com preços especiais.

Para saber mais sobre as soluções que oferecemos para pequenos empreendedores, acesse o nosso site!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!