Como montar uma distribuidora de bebidas e vender no atacado

Por Redação Azulis

Buscando uma ideia popular para empreender? Aprenda como montar uma distribuidora de bebidas e todos os detalhes do negócio.

Como-montar-uma-distribuidora-de-bebidas

Quem deseja ter um negócio que nunca sai de moda, se beneficia ao aprender como montar uma distribuidora de bebidas. Afinal, estamos falando de um setor que, indiretamente, movimenta muito dinheiro no país e também fora dele.

Os motivos não são difíceis de imaginar. Para começar, é um tipo de serviço muito popular. Não importa o tipo evento – familiar, entre amigos ou com o pessoal do escritório – ele sempre vai ser regado por uns bons drinques.

Portanto, se você pretende investir no empreendimento, está no lugar certo. Continue a leitura deste artigo e descubra como ter sucesso ao montar uma distribuidora de bebidas.

Aprenda como montar uma distribuidora de bebidas

Investir em uma distribuidora de bebidas é quase certeza de bom retorno. Carro-chefe da grande maioria dos estabelecimentos e preferência entre os brasileiros, a cerveja movimentou R$77 bilhões no último ano de exercício, o equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Além disso, o Brasil já é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo. Com uma produção de 13,3 bilhões de litros por ano, o país só fica atrás dos Estados Unidos (22,1 bi) e da China (46 bi). Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

Ainda tem dúvidas de que vale a pena aprender como montar uma distribuidora de bebidas? As razões para isso vão além, como vamos destacar na sequência.

SAIBA+AZULIS: Inauguração de loja: principais etapas e ideias criativas

Montar uma distribuidora de bebidas é boa ideia?

Diante desses números positivos, montar uma distribuidora de bebidas se mostra uma boa ideia, mas outros fatores também precisam ser levados em conta na hora de fazer o investimento.

Ainda que as bebidas alcoólicas sejam os produtos mais buscados pelos consumidores em distribuidoras, não podemos deixar de considerar as bebidas não alcoólicas.

Mesmo com índices não tão bons comparados com a indústria cervejeira, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas traz um levantamento promissor.

Em 2017, o consumo per capita de refrigerantes no Brasil foi de 61,82 L e o de água mineral de 54,22 L. Portanto, há mais de um público a ser explorado por aqui.

SAIBA+AZULIS: A felicidade no trabalho pode estar no próprio negócio

As vantagens de montar uma distribuidora de bebidas

Tudo indica um cenário favorável para que você aprenda como montar uma distribuidora de bebidas e tire sua ideia do papel agora mesmo. Mas para ficar ainda mais motivado, destacamos abaixo outras vantagens que validam ainda mais esse investimento. Confira:

  • Baixa sazonalidade
  • Variedade de público-alvo
  • Possibilidade de criação de parcerias com estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e espaços para eventos
  • Custos com infraestrutura são baixos, uma vez que os clientes não consomem na loja, apenas realizam os pedidos.

Pontos de atenção ao montar uma distribuidora de bebidas

Como todo empreendimento, montar uma distribuidora de bebidas também exige cuidados. Por exemplo, respeitar a legislação, que prevê, entre outras coisas, a proibição de comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, restringe a propaganda para esse tipo de produtos, e não permite a sua venda na proximidade de rodovias federais.

Além disso, é preciso ter atenção no transporte e no armazenamento das bebidas, na reposição dos estoques e na busca por diferenciais.

Sobre esse último aspecto, segundo o Sindicerv, existem mais de 679 estabelecimentos legalmente instalados para a distribuição de cerveja. Portanto, é necessário fazer algo de diferente para se destacar frente à concorrência.

Como montar uma distribuidora de bebidas: passo a passo

Conhecidas as vantagens e os desafios do setor, veja como montar uma distribuidora de bebidas em apenas cinco passos.

1. Conheça a legislação

A distribuição de bebidas alcoólicas exige uma série de obrigatoriedades legais. Fique de olho especialmente nas leis de nº. 8.069/90, nº. 11.705/08 e nº. 9.294/96. Isso sem falar nos outros requisitos básicos para a abertura e o funcionamento de qualquer estabelecimento, como alvará de funcionamento e inspeção sanitária.

2. Invista em cervejas artesanais

As microcervejarias são uma tendência nacional e investir nesse nicho de mercado é uma alternativa interessante para atender um público-alvo maior e mais exigente. Além disso, as cervejas artesanais acrescentam um conceito premium ao seu estabelecimento.

3. Implemente o sistema de consignação

Esse é um modelo de negócio que quase toda distribuidora de bebidas oferece e é uma relação ganha-ganha para empresas e clientes. O sistema de consignação consiste no pagamento apenas do produto que foi consumido.

Ou seja, se o freguês compra três caixas de cerveja, mas só consome duas e meia, ele devolve o restante da mercadoria e arca com os custos do que foi ingerido.

4. Foque em qualidade

Como em qualquer negócio, o que mais fideliza clientes é a experiência do usuário. Por isso, procure manter seus estoques em dia, as bebidas na temperatura ideal e as entregas dentro do prazo e sem nenhum tipo de contratempo ou avaria no produto.

5. Busque suporte qualificado

Para tirar dúvidas de como montar uma distribuidora de bebidas ou qualquer outro negócio, recorra a quem mais entende do assunto. Na Azulis, você conta com suporte especializado sobre tudo o que diz respeito ao mundo do empreendedorismo.

Na nossa plataforma, você encontra os melhores produtos e serviços para a sua empresa, além de soluções e ferramentas personalizadas, que ajudarão no seu processo de tomada de decisões.

Acesse nosso site, confira os conteúdos exclusivos disponíveis e tenha mais segurança na abertura e na administração do seu negócio.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!